Gás engarrafado: ajude-nos a monitorizar o preço
Com as famílias em casa 24 horas por dia, é natural que os consumos de água, eletricidade e gás aumentem. O consumo de gás, natural ou de botija, também irá aumentar porque, por exemplo, haverá mais refeições a serem feitas em casa e um maior número de banhos.
Se a sua família usa gás de botija, ajude-nos a monitorizar os preços praticados no gás engarrafado, comunicando-os na plataforma Poupe na Botija. Esta ferramenta comunitária será tanto melhor, e mais útil aos consumidores portugueses que usam gás de botija, quanto os contributos recebidos.
O que pode fazer?
Adicionar preços: Para adicionar novos preços, clique num posto no mapa do site. Pode consultar os existentes e validar se o preço está atual. Caso não esteja, agradecemos a sua contribuição para a sua atualização.
Adicionar postos: Para adicionar novos postos, clique no mapa do site exatamente onde se situa o posto que não encontrou, mas sabe que tem venda de botijas de gás. De seguida, adicione um preço para esse posto.
Como estará a ajudar?
Ao acompanharmos a evolução dos preços, conseguimos estar atentos a eventuais aproveitamentos por parte dos operadores, comunicando-os a quem de direito. Nesta fase é, também, fundamental que a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) se mantenha atenta e atue caso haja aumentos de preços. Afinal, o petróleo está a desvalorizar, pelo que qualquer aumento é pura especulação.
A sua experiência e contributo são importantes para nós, e pode ajudar os consumidores portugueses que usam gás de botija. Partilhe-a connosco.
Saiba mais sobre como controlar os gastos com eletricidade e gás e poupar nos consumos de água e energia.
Equipa DECO PROTESTE
Saúdo esta iniciativa e aproveito para partilhar, como solicitado, a minha experiência.
Tenho visto o preço da bilha do gás a aumentar na fatura e, durante o tabelamento pelo governo do preço máximo, reparei que a descrição da fatura foi alterada para separar o preço da entrega, que até então era incluído com o da bilha.
Apresentei reclamação à ENSE e a própria ENSE também me encaminhou para a ASAE, visto que a entrega da bilha recai na sua supervisão. Como estou a representar os meus pais, idosos, realmente fico a pensar nos milhares de velhotes que não sabem, não vêem e são roubados à luz do dia!
O local onde compro a bilha pertence a uma rede muito conhecida e a grande empresa anda a encher os bolsos à conta do zé povinho! Vou ajudar a preencher a ferramenta agora.
Olá, Leo,
Bom dia.
Obrigada pelo feedback! Agradeço a partilha do testemunho e o preenchimento. Sugiro que apresente reclamação através da nossa plataforma disponível em https://www.deco.proteste.pt/reclamar, dessa forma a sua queixa visível para todos os consumidores, aumentando a pressão sobre a empresa. Na plataforma Reclamar, também poderá obter ajuda personalizada, contactando o serviço de informação através do 211 215 750 (dias úteis, entre as 9 e as 18 horas).
Obrigada,
Equipa DECO PROTESTE