Gasolina ou gasóleo? Diesel ou elétrico? O simulador desempata
O carro mais caro na aquisição nem sempre se revela o automóvel mais dispendioso, numa análise atenta ao conjunto dos custos ao longo dos anos de utilização.
Para comprovar, simulámos o Hyundai Kauai para um consumidor que estima ficar com o carro durante 8 anos e viaja 30 mil km por ano.
Apesar de o carro a gasóleo ser inicialmente mais caro (€ 27.910), acaba por compensar sobretudo pela poupança nos consumos. Para ajudar na decisão, também pode verificar a variação de um dos parâmetros.
Para 8 anos e 30 mil km por ano, a versão a gasóleo compensa sempre com todas as despesas, com um custo de € 0.222 por quilómetro, contra € 0.229 da versão a gasolina. A partir dos 23 mil km por ano o carro a gasóleo fica mais barato, sendo mais económico na soma dos custos. Ou seja, se viajar menos de 23 mil km por ano a versão a gasolina compensa.
E a versão elétrica (€ 44.500)? Para o cenário de 8 anos e 30 mil km por ano, a solução elétrica compensa em larga escala contra o carro a gasóleo. Na carteira, nota-se a partir dos 5 anos e meio de posse, com um custo de € 0.222 por quilómetro, contra € 0.207 na versão elétrica.
Os números surpreendem, mas não enganam. Se optar pelo Hyundai Kauai elétrico, em vez do mesmo carro a gasóleo, poupa quase 4 mil euros ao fim de 8 anos.
O que é o custo por quilómetro?
O custo de posse e utilização é uma previsão de quanto vai custar não só a aquisição do veículo, mas também a utilização ao longo de todo o tempo em que pretende ter a viatura. Somamos estes custos e dividimos pela quantidade de quilómetros percorridos por estimativa durante o período de utilização do carro para calcular o custo por quilómetro.
Para o cálculo, levamos em consideração custos fixos e variáveis. Os custos fixos variam com os anos de posse incluem:
- custos com a aquisição, valor da compra subtraído ao valor previsível de venda no final dos anos previstos de posse, variação da desvalorização das diferentes marcas e modelos, bem como do tipo de combustível;
- despesa anual com os impostos (IUC);
- custo anual com o seguro (contemplamos apenas de responsabilidade civil).
Os custos variáveis dependem da utilização do veículo e dos quilómetros que se fazem por ano:
- custo com consumos (combustíveis fósseis ou de eletricidade);
- despesas com manutenção regular (sem contar com avarias fora do plano de manutenção das marcas);
- substituição de pneus a cada 50 mil quilómetros.
Somamos os custos e dividimos pelos quilómetros percorridos durante o período de utilização do carro para calcular o custo por quilómetro.
Veja o custo real por quilómetro de quase 5 mil carros à venda no novo simulador automóvel DECO PROTESTE.
Já experimentou o simulador de custo por quilómetro? Com as vendas quase estagnadas, há descontos e prazos de garantias superiores. Pondera comprar carro?
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Equipa DECO PROTESTE
Olá bom dia,
Será possível adiccionar o dacia Sandero Stepway a GPL ao simulador?!
Obrigado,
Cumprimentos
Olá Eduardo,
Bom dia.
Já transmiti o seu pedido à equipa responsável pelo simulador. Logo que tenha feedback, informarei. Agradecemos o interesse e a participação na nossa comunidade.
Obrigado,
Equipa DECO PROTESTE
Olá Eduardo,
O simulador será atualizado no mês de junho, altura em que já incluirá o modelo que solicita.
Obrigada,
Equipa DECO PROTESTE
Viva, o que eu gostaria mesmo de ver era um simulador GPL / VE, para comparar todos estes custos de 25 000 anuais, ficando com o carro 8 anos
Olá, José.
Já verificou se os modelos GPL e elétrico que tem em mente estão disponíveis no simulador? O simulador tem veículos com as características que refere. O objetivo é ajudar a fazer as contas para todos os tipos de carro: gás, gasolina, gasóleo, elétrico, híbrido e híbrido plug-in. Caso pretenda comparar carros que não estejam disponíveis no simulador, por favor indique quais são, para eu poder reencaminhar a questão internamente.
Obrigada,
Equipa DECO PROTESTE