Produzir só para Autoconsumo, é possível ? E quanto custará uma solução dessas ?

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde,

Gostaria de saber se posso adquirir Painéis Fotovoltáicos só para autoconsumo mas com a capacidade de automáticamente mudar para injecção da rede eléctrica no caso de o armazenamento ou produção interna não ser suficiente. O meu objectivo seria ter capacidade de produzir para consumo interno mas não quero estar dependente do sistema fotovoltáico no caso de necessidades urgentes de aumentos de consumo ou por falta de, por exemplo, energia solar. Ter o fornecimento da Rede Eléctrica Nacional como compensador e como backup do sistema instalado. Já alguém tem este tipo de solução implementado ? Qual a experiência tida ? Obrigado a todos.

Filipe

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
08/06/2015

Bom dia Caro Filipe Salema,

Todos os sistemas de autoconsumo que não sejam isolados, estão ligados à RESP (rede elétrica de serviço público).

Tal significa que, caso não haja sol ou o seu consumo seja superior à sua produção, a rede elétrica fornece o remanescente.

Por outro lado, se não possuir armazenagem (baterias), a mesma ligação à RESP faz com que o excesso de produção seja enviado para a a rede pública.


Com os melhores cumprimentos,

a equipa do CLEAR Portugal

03/01/2017

Caro João Silva,

Quando enviamos a energia solar/elétrica extra para a RESP, qual a maneira que isto é calculado? Pode me indicar o site onde adquiro esta informação? Para mim esta parece ser uma solução viável uma vez que dispensa o uso/compra de baterias que encarecem demais o painel solar.

03/01/2017

Bom dia, caro Valter Vilar

O envio de energia elétrica para a RESP é algo que deve ser evitado num sistema de autoconsumo. Este deve ser dimensionado para que toda a energia elétrica produzida seja de imediato consumida.

Para isso, deverá solicitar a análise do seu perfil de consumos. Existem neste momento vários aparelhos que, quando ligados à sua rede elétrica, permitem medir e registar o consumo instantâneo da sua habitação.

Deverá depois selecionar a potência do seu sistema em função desse perfil de consumos.

Toda a energia excedente será enviada para RESP, de forma gratuita, o que significa que investiu dinheiro num sistema do qual não está a retirar o máximo proveito, podendo ter adquirido um de menor dimensão.

Caso pretenda, poderá vender o excesso de energia, mas deverá percorrer todo o processo burocrático e certificativo, para obter um valor de venda de eletricidade pouco atrativo.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.