última atualização: 15/09/2021

Autoconsumo em instalação trifásica

Viva,

Tenho uma loja que, devido a um aparelho de AC, tem instalação eléctrica trifásica. Durante o dia (das 9 às 20), o consumo varia entre os 2,5 e os 4KW. Infelizmente a carga não é uniforme entre as fases e o desiquilibrio vai variando ao longo do dia e até do ano. Tenho vários anos de monitorização com dados para cada uma das fases.

Foi-me proposta uma solução de 5,2 KWp com inversor trifásico de 4,6KW. No entanto, julgo que nesta situação particular, me arrisco a estar a produzir 1,5KW em cada fase e a gastar, por exemplo 2KW numa, 0,5 noutra e 1 noutra. Ou seja, a comprar 0,5KW numa e a oferecer 1 e 0,5KW em cada uma das outras. Isto aumentaria em muito o tempo de retorno do investimento em relação a uma solução monofásica, onde nunca estaria a comprar e oferecer electrícidade ao mesmo tempo.

Não existem no mercado inversores trifásicos que monitorizem o consumo instantâneo de cada fase e ajustem a produção de cada fase de forma a maximizar o autoconsumo? Se sim, seria possível indicar algum? 

Na ausência de inversores capazes de gerir dinâmicamente a potência de cada fase, para além de substituir o aparelho de AC, que sairá muito caro, outra possíbilidade que vejo seria a utilização de micro-inversores. Embora não resolva completamente o problema, sempre seria mais fácil ajustar a potência de cada fase, alterando o número de micro-inversores em cada fase. No entanto, foi-me dito que não seria possível usar microinversores em instalações superiores a 1,5KWp pois não há micro-inversores homolgados em Portugal? Confirma-se?

Grato pela ajuda que me possam fornecer.

6552 Visualizações 18 Comentários 3 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

17 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/07/2021

Olá viva, meu caso é igual ao seu. cerca de vinte painéis solares, um inversor trifásico e baterias. Monte isolada com vários dispositivos trifásicos. Casa ligada por trifásica cujas três fases são comutadas para monofásicas para a casa. as fases monofásicas nunca serão iguais, 100% da produção nunca pode ser utilizado . Contrário que diz o instalador Se fase 1 / 500kw, fase 2 / 2500w e fase 3 / 3000w tot = 7000w. O inversor trifásico dará 6000/3 = 2000w em cada fase.Se a potência dos painéis for insuficiente a diferença será produzida pelas baterias. agora , fase 1/2000 -500 = 1500 w será injetada. fase 2 / 2500-2000 = 500w consumidos da rede e fase 3/3000 - 2000 = 1000 w consumidos da rede. resultados com o medidor bidirecional do EDP 1500w no consumo A +. 1500 w em injeção A-. Portanto, compra de 1500w a +- 0,20 € e 1500w vendida a + - 0,03 €. magnífico comércio e lindo enganado do instalador. Observe que os consultores não são os pagadores . Eu tenho consumo e injeção todos os horários do contador de EDP.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/08/2021
, Respondeu:

Boa tarde, neste momento, o saldo quarto-horário do consumo/produção é calculado pelo operador de rede tendo em conta o agregado das 3 fases. Não será prejudicada.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/09/2021
, Respondeu:

o saldo quarto-horário do consumo/produção é calculado pelo operador de rede tendo em conta o agregado das 3 fases, não muda nada para o equilíbrio das 3 fases

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/08/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Caso seja possível solicito o envio da informação relativa à sua unidade de produção de energia, nomeadamente marca e potência dos painéis fotovoltaicos, assim como inversor e baterias.

Está a conseguir visualizar os consumos por fase, através do contador e não do inversor, correto? Isto porque normalmente a leitura dos consumos elétricos que aparece nos inversores trifásicos é global e não por fase.

Tem contrato de venda do excedente injetado na rede?

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/09/2021
, Respondeu:

Potência 6.36 kwc. Inversor kostal piko 10BA. BATERIAS BYD box HV 7 módulos. Tem contracto de venda do excedente injectado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/09/2021
, Respondeu:

Olá Pedro. as medições são feitas 1 / inversor de produção fotovoltaica e baterias 3 fases iguais (trifásicas) = ​​valores de consumo doméstico divididos por 3. 2 / medidor de produção de itron (certificado MID). Contador JANZ EDP bidirecional de 3 / três horas. Medidor pessoal certificado MID 4 / bidirecional também com medidas iguais ao medidor EDP. Meu sistema fotovoltaico consome e produz dia e noite às 3 horas ( fatura de EDP é suE ). Cumprimentos Carine.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/09/2021
, Respondeu:

Boa tarde Srª Caterine,

 Obrigado por partilhar essa informação com a comunidade. Os inversores trifásicos funcionam da forma que diz, mas o ideal seria solicitar um esclarecimento mais detalhado à marca do equipamento. Sugiro que autorize a ligação dos mesmos à sua instalação por forma a verificarem o que está a acontecer e se eventualmente alguma coisa poderia ser melhorada. É importante que também tenha as baterias interligadas com a internet.

Existem outras marcas que trabalham com um inversor por cada fase, mas isso implica um investimento maior e a maioria das pessoas não opta por esta solução.

 Relativamente às medições do contador, vamos solicitar esclarecimentos à E-redes e assim que os obtivermos partilhamos consigo e com a comunidade.

 Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/09/2021
, Respondeu:

Boa tarde SrPedro. Meu inversor está conectado à Internet assim como as baterias. Tenho já e há mais de um ano contactos com a empresa fabricante do inversor e até com outras empresas que fabricam inversores, das quais aqui está uma espanhola.

No disponemos de ningún inevrsor que sea capaz de equilibrar a decompensación de las fases, en una instalación trifásica. Todos nuestros inversores trifásicos inyectan de forma equilibrada.

La unica excepción that hay son en los inversores híbridos, cuando trabajan en función de emergencia, that en this case that inyectan of form "desequilibrada" Por las fases, debido a que no pueden inyectar nunca en la red eléctrica cuando está trabajando en esa función.

Em suma, nuestros inversores trifásicos inyectan de forma equilibrada por las 3 fases.

Gracias

Um saludo cordial. Quando tem 3 mini inversores para cada fase (que nunca me foi oferecido) você poderia me esclarecer? qual potência será necessária por microinversor, sabendo que em uma das fases o consumo pode ser superior a 4kwh bomba 1kwh ( trifásico ) + 3 kWh forno + algum outro consumos ( monofásico ). Também entrei em contato com a e-redes e a Endesa, assim como a suE. cumprimentos Carine

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/09/2021
, Respondeu:

Bom dia Srª Carine,

Com a marca SMA pode ter três inversores a trabalhar de forma independente para cada fase. O modelo utilizado é o Sunny Island, que tem diversas potências (4,4KW, 6KW e 8KW). Aconselho a que contacte a marca e peça o apoio técnico e se possível a indicação de um instalador certificado para poder fazer uma visita técnica à sua instalação.  Se possível depois partilhe com a comunidade a sua decisão.

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/09/2021
, Respondeu:

Boa tarde. Obrigado por. sua resposta Vou consultar a empresa SMA e ver suas propostas. Vou te dar as respostas, pois o sistema é autoconsume e deve operar em monofásico e trifásico ao mesmo tempo com baterias e revenda do excedente. cumprimentos Carine.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/10/2020

Boa noite. Estou a pensar em instalar um sistema de auto consumo. Por causa de uma bomba de água trifásica para regar o quintal. O consumo contínuo são 2 frigoríficos combinados e luz para 3 pessoas. A máquina de lavar roupa e de louça 2 ou 3x por semana nunca em simultâneo, de dia. À noite, 2 computadores e duas televisões, +ou- 2 horas por dia. Quem me sabe dizer se dois paineis fotovoltaicos chegam? Obrigado. Alberto Moutinho.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/10/2020
, Respondeu:

Bom dia,
Em primeiro lugar deverá conhecer exatamente o seu perfil de consumo, ou seja saber qual o gasto de energia ao longo do dia. Para isso terá de ser colocado um equipamento de medição trifásico no seu quadro elétrico principal, que poderá posteriormente servir para a solução que vier a optar em termos de produção de energia.
Com base nessa informação, podemos verificar o seguinte: 1) Qual o consumo em cada fase e se as mesmas estão equilibradas e 2) Se a sua potência contratada está ajustada ao seu perfil de consumo, pois por exemplo em pode fazer sentido a alteração de trifásico para monofásico e desta forma reduzir os seus gastos mensais, mas também ficar com uma instalação elétrica mais “ajustada” à produção de energia, pois tudo aquilo que é produzido é injetado em apenas uma fase.
Tendo em conta o perfil de consumo e o consumo total diário em KWh, então já se pode determinar a potência a instalar.
No caso da bomba trifásica trabalhar durante algumas horas durante o dia então é vantajoso a colocação de um painel fotovoltaico por cada fase. Mas se este consumo for residual, então deve colocar a produção de energia na fase que estiver maior consumo.
Solicite orçamento a duas ou três empresas da sua zona e compare as soluções propostas.
Aconselho também que veja os artigos publicados na Decoproteste sobre este tema.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/05/2020

Tenho o mesmo problema sistema solar ligado a uma instalação trifasics
Posso ter o contacto de quem tenha uma solução?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/06/2020
, Respondeu:

Caro António,

recomendamos a entrar em contacto com empresas instaladoras de sistemas fotovoltaicos: neste momento, existem já no mercado algumas soluções, a nível de inversores trifásicos, que conseguem fazer o balanceamento das cargas entre fases (pode é o seu custo não ser interessante). Ou então, rever e ajustar a string de paineis e a maneira como estão agrupados de modo a balancear assim a injeção em cada fase.

Mas isto é algo que uma empresa instaladora tem de, face à análise dos sistemas e perfis de consumo por fase e das soluções técnicas/marcas e produtos disponíveis analisar e apresentar uma proposta que vá de encontro com as necessidades.

A Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/09/2017

Bom dia Ricardo,

Podemos ajuda-lo, pois é possível dimensionar sistemas á medida do que precisar.

A solução para si será mesmo dimensionar um sistema com base na divisão das fazes, colocando  micro inversores.

E sendo como disse no exemplo que deu, seriam 4 micro inversores de 500 para uma faze 2 para outra e 1 para outra. Dando um total de 14 painéis. E através dos painéis ainda se pode potenciar a instalação.

Se quiser podemos fazer um estudo pormenorizado gratuito de que sistema precisa para si.

Fico a aguardar o seu contacto.

Atenciosamente,

João Gaspar

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/10/2020
, Respondeu:

Olá João , gostei do seu comentário . Gostava de entrar em contato consigo para perceber melhor ou saber qual é a sua empresa . Contacte-me para ejsoares93@gmail.com

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/05/2020
, Respondeu:

Tenho o mesmo problema
Preciso de ajuda
É possível?

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.