Solução de energia Solar EDP
Possuo moradia unifamiliar em Sobrado, Valongo, habitada por um agregado familiar composto por mim, a minha mulher e a minha filha.
Actualmente, disponho de um termo-acumulador eléctrico de 300 litros.
Foi-me apresentado, sem visita de técnico ao local, uma simulação para a instalação de 2 painéis fotovoltaicos, cuja potência instalada é de 0,5kw.
O custo, deduzido na respectiva factura de energia durante 24 meses, é de 54€/mês.
A solução proposta é sem venda do excedente de energia injectada na rede.
Pelo exposto, e não possuindo conhecimentos suficientes para avalizar tal proposta, gostaria de contar a opinião do fórum acerca deste assunto, sendo certo que não me agradou muito a abordagem para a apresentação da solução, isto é, sem deslocação de um técnico para averiguar não só as condições físicas da moradia, a saber :orientação da habitação, inclinação dos telhados, distâncias entre pontos de produção e de consumo, perfil de consumo... nem sequer conheço a marca dos painéis!
Grato pelas opiniões que possam prestar acerca deste assunto.
Jorge Cunha


Bom dia, caro Paulo Victória,
Efetivamente, as suas dúvidas têm razão de existir. Para que um sistema de autoconsumo fotovoltaico seja viável e interessante para quem o adquire, deverá ser feita uma análise prévia ao imóvel para conhecer potenciais constrangimentos físicos ou arquitectónicos.
Muito importante também é o correto dimensionamento da potência do sistema de maneira a que o máximo de produção (de preferência a totalidade) seja consumida e não entregue de forma gratuita à rede.
O fato de possuir consumos mensais elevados, nada indica quanto à parcela desse consumo que é efetuado durante as horas de sol. O nosso conselho é que consulte um instalador devidamente habilitado, de preferência na sua área de residência, que analise o seu perfil de consumos e elabore uma proposta de acordo com esse mesmo perfil de consumos.
Se durante o dia não estiver ninguém em casa, muito provavelmente terá consumos constantes dos aparelhos em standby (podem ser mais elevados do que pensamos incialmente) e consumos pontuais quando o frigorífico arranca. O sistema de autoconsumo deverá ficar dimensionado para os consumos constantes e previsíveis.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal