última atualização: 25/01/2021

Qual a melhor opção de aquecimento

Boa noite, 

Adquiri recentemente um apartamento com 150mts quadrados, e procuro a solução mais adequada para aquecimento do espaço. O apartamento tem bons isolamentos. Estão em cima da mesa 3 soluções: recuperador a lenha a água, recuperador a pallets a água, e bomba de calor. 

O recuperador a pallets a água parece-nos uma solução de custo bastante elevado. Relativamente à bomba de calor estamos com receio dos consumos e facturas elevadas da luz. Dispomos de lenha, mas a questão é o nosso estilo de vida. Não temos gás natural. A zona de residência é centro litoral. H

Obrigada. 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

7 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/01/2021

Boa noite fiz uma cirurgia ,e quando fui tirar os pontos eles disseram que eu tenho que pagar gostaria de saber se é justo isso muito obrigado pela atenção

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/01/2021
, Respondeu:

Boa tarde Rogério, 

Agradecemos a sua questão e participação na nossa comunidade. Por se tratar de um assunto delicado, sugerimos que partilhe mais detalhes sobre a sua situação em concreto para o e-mail comunidades@deco.proteste.pt, para melhor o podermos aconselhar. Ficamos a aguardar. 

Obrigado, 
Equipa DECO PROTESTE

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/01/2021

Boa noite.
Estou a construir uma vivenda com 150m2 em trás os montes, uma zona muito fria, bem isolada.
Estou a colocar piso radiante. A minha questão é que tipo de máquina devo colocar. Já me falaram que a ideal para piso radiante é bomba de calor. Quanto gasta por mês uma bomba de calor? É se for uma a casca de amêndoa que é barata?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/01/2021
, Respondeu:

Bom dia,
Tendo em conta que está a aplicar piso radiante hidráulico o ideal é a utilização de uma Bomba de calor de baixa temperatura que regra geral está preparada para fazer a climatização no Inverno e no Verão. O ideal é a utilização de piso cerâmico.
Para além do piso radiante pode colocar um circuito com ventiloconvectores para que no Verão consiga um arrefecimento mais rápido da casa.
Este equipamento também ficará interligado com um depósito para produção das AQS que por sua vez pode ter uma serpentina adicional e receber a energia produzida pelos coletores solares térmicos (funcionamento em circulação forçada). Com os sistema solar consegue uma redução de 75% no consumo de energia e obtêm uma melhor certificação energética do imóvel.
As Bombas de calor têm uma eficiência muito grande, e dependendo do seu COP (coeficiente de performance) podem produzir 4KW e apenas consumir 1KW.
O seu consumo irá depender de muitos fatores, como por exemplo: área a climatizar, isolamento da casa e das janelas, orientação da casa, temperatura e tempo de funcionamento etc. Aconselho a que junto da empresa que irá instalar o equipamento solicite uma estimativa com base nessas condicionantes.
A utilização de uma caldeira a Policombustivel necessita de um maior cuidado no seu funcionamento, maior manutenção, espaço para armazenamento do combustível, colocação de um depósito adicional para servir de inércia e não permite a climatização no Verão.
De qualquer das formas proponho que solicite orçamentos para as duas soluções e analise com cuidado o valor do investimento e as vantagens e desvantagens de casa solução.
Se desejar fale novamente com esta comunidade para o podermos ajudar.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/01/2021

Boa tarde
Eu desejava saber para o mesmo espaco se o aquecimento a bioetanol
resulta.
Obrigafo cumptos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/12/2020

Bom dia,
Já ponderou a aplicação de um equipamento de ar condicionado? É uma solução bastante eficiente e permite a climatização de Inverno e Verão, pelo que se torna mais cómodo pois não implica limpezas e manutenções com regularidade como é o caso da Lenha ou Pellets.
Analise os testes efetuados em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/01/2021
, Respondeu:

Fora de questao por alergia.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.