Bomba de calor é a melhor solução para apartamentos?
Moro num apartamento em que, segundo a lei, é proibido colocar paineis solares na fachada por forma a alterarem a estética do prédio.
Sei que existem bombas de calor e nao necessitam de qualquer painel. Utilizam o ar do espaço onde estão para através de processos de compressao e expansão do mesmo produzirem calor e assim aquecerem a agua no depósito e ao mesmo tempo desumificam o ar.
Gostaria de saber se essa é a melhor opção e se realmente consegue-se poupar até 70% no consumo de electricidade ou gás para aquecer águas em casa.
No meu caso é um apartamento só com uma casa de banho e uma cozinha, habitado por 2 pessoas. No mercado existe opções de bombas de calor que começa nos 1089€ (Ariston Nous EVO 110) e depois salta logo para os 2000€ para cima no que toca às outras marcas.
Boa tarde.
A solução que temos vindo a aconselhar poderá passar por uma Bomba de calor AQS com 90 litros de acumulação que poderá crescer ao ritmo familiar. Apresenta várias vantagens face a máquina da Ariston com que também já tenho trabalhado em alguns projectos.
Caso pretenda ajuda para detalhar a solução específica é só dizer.
Ao dispor.
António Monteiro
Boa tarde António, pretendo saber o mesmo! E pretendo ajuda para detalhar a situação. o meu contacto por email é csfhiplito[at]gmail[.]com.
Olá Carla,
Agradecemos a sua participação nesta comunidade. O seu comentário foi editado para impedir que o seu e-mail seja colhido por um *** bot. Ao partilhar o seu endereço de e-mail numa página pública deve ter o cuidado de o "mascarar" desta forma:
meunome[at]dominio[.]com ou meunome[at]dominio[dot]com
Obrigado,
Equipa Energias Renováveis
Boa tarde,
Há uma empresa que fabrica esse tipo de bombas em Portugal. É a enerplural. Pesquise.
Bom dia, caro Daniel Cecílio,
Efetivamente, existem bombas de calor para águas quentes sanitárias (AQS) a utilizar o ar do espaço em que se encontram instaladas, como sejam por exemplo a cozinha ou uma arrecadação.
Estas bombas de calor retiram calor do ar para o transferirem para a água. Ao retirarem calor do ar, poderão arrefecer a cozinha ou a a arrecadação e, se estas forem de pequenas dimensões, este arrefecimento poderá causar desconforto.
Quanto às poupanças conseguidas, ainda não terminámos os testes a estes produtos para podermos afirmar se os 70% de poupança avançados serão reais. Analisando a tecnologia e os dados indicados pelos fabricantes (ainda não validados por nós), as poupanças poderão chegar aos 60% em relação a um termoacumulador elétrico e aos 40 a 50% em relação ao gás natural.
Obviamente estas soluções de poupança fazem sentido para quem utiliza mais água quente, para permitir amortizar o investimento inicial no equipamento, que costuma ser algo elevado.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal