Guia de compras

Bombas de calor para climatização: o que são?

15 maio 2018
ar condicionado

15 maio 2018
Não se assuste com o termo técnico, bombas de calor é uma maneira de nos referirmos aos eletrodomésticos como os frigoríficos ou, para este caso, aparelhos de ar condicionado.

Início

As bombas de calor têm despertado o interesse dos consumidores. A razão prende-se por serem mais ecológicas e eficientes. Uma bomba de calor é um aparelho que transfere calor de um meio, a baixa temperatura, para outro, a uma temperatura superior. No caso do frigorífico, por exemplo, o calor é retirado dos alimentos e transferido para a cozinha.
De uma forma geral, é mais fácil mover algo em vez de o produzir, ou seja, uma bomba de calor transfere energia térmica de forma eficiente, em vez de gerar energia diretamente. Na natureza, pelo contrário, o calor circularia da fonte de maior para a de menor temperatura.
 
Uma bomba de calor para climatização (BC) é normalmente composta por duas unidades (aparelhos). Uma unidade que fica no interior da habitação e outra que vai ficar instalada no exterior. Após decidir qual o melhor local para instalar estas unidades, vai ser necessário uni-las através de uma tubagem em cobre, onde circula o fluido refrigerante responsável pela magia de contrariar a natureza, e cablagem eléctrica.
Na estação de arrefecimento, a unidade interior vai condensar a humidade presente e necessita de uma tubagem de condensados para escoar a água, que se irá formar, para o exterior.
 
Deverá ainda verificar se a potência elétrica contratada é suficiente para a máquina funcionar sem afectar o funcionamento dos restantes eletrodomésticos.
 
Em alguns casos, poderá ainda necessitar de autorização do condomínio ou da câmara municipal para colocar a unidade exterior.

Imprimir Enviar por e-mail