Como escolher os douradinhos
Os douradinhos não podem ser encarados como substitutos do peixe. Só ocasionalmente têm lugar à mesa. Se os confecionar no forno, ingerirá menos calorias.

Os douradinhos não devem encarados como substitutos do pescado. A publicidade leva a crer que se igualam, mas não é verdade. Os douradinhos são produtos à base de peixe e valem enquanto tal, à semelhança dos produtos à base de carne, face à carne propriamente dita. A sua existência amplia o leque gastronómico, mas a perceção sobre o alimento nem sempre é a mais correta. Os douradinhos não têm de ser peixe, que não abunda nestes produtos.
Nutrição: quanto valem os douradinhos?
O peixe é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico. Nas espécies encontradas, o teor ronda os 17% ou 18%, enquanto nos douradinhos ainda não confecionados situa-se nos 11% a 12% (e nem toda a proteína provém do peixe, pelo que o seu valor biológico não é o mesmo).
O escamudo-do-alasca e a pescada, peixes rotulados nos douradinhos, são peixes magros, com teores médios em gordura abaixo dos 2 por cento. Verifica-se que os douradinhos, antes de serem confecionados, possuem cerca de 7% de gordura. Depois de cozinhados, aumenta para 10%, no forno, e para 12%, quando fritos.
Os teores em ómega 3 são razoáveis: em média, 210 mg por 100 mg (ou três douradinhos). Mas uma dose pode não ser suficiente para fornecer os 250 miligramas diários de ómega 3 de cadeia longa (EPA + DHA), definida pela EFSA como suficiente para manter a normal função cardíaca nas crianças e nos adultos.
O peixe é praticamente desprovido de hidratos de carbono. Nos douradinhos, os valores rondam 17%, o que são valores atípicos no pescado.
Antes e depois de confecionados, no forno ou fritos
O conteúdo calórico médio dos douradinhos, antes da confeção, oscila entre 180 e 190 kcal por 100 gramas. São, pois, mais calóricos do que a matéria-prima nobre: na pescada europeia, o conteúdo energético é de 75 kcal.
Quando comparado com os douradinhos feitos no forno, obtemos um produto um pouco mais gordo quando fritamos, mas provavelmente menos do que o esperado. No que aos restantes macronutrientes e valor energético diz respeito, os valores não se distanciam muito uns dos outros.
Verifique, na embalagem, a declaração nutricional, onde encontra os valores dos vários nutrientes por 100 gramas.
Outro pormenor importante para a escolha é certificar-se de que a embalagem se encontra em bom estado.
Cuidados na loja e em casa
- Esteja atento aos aspetos referidos nos rótulos sobre o conteúdo nobre. Por exemplo, a espécie de peixe utilizada e a quantidade, e se os douradinhos são feitos de filetes ou de peixe moído.
- A temperatura de conservação deve ser igual ou inferior a -18ºC. Verifique o termómetro no expositor.
- Compre os douradinhos em último lugar e transporte-os num saco isotérmico. No transporte para casa evite grandes oscilações de temperatura, que podem danificar as embalagens de cartão e comprometer a qualidade do produto. Se descongelarem, não torne a congelar.
- Não deixe ultrapassar a data de validade indicada na embalagem. Por vezes, os prazos até são demasiado longos.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |