Batons para criança: não recomendamos 13 produtos
Início
Entre os 19 produtos analisados, só 6 são seguros para as crianças. Em 13, detetámos componentes potencialmente prejudicais para a saúde.
- Dossiê técnico
- Susana Santos
- Texto
- Fátima Ramos

Em 19 produtos testados, três não contêm óleos minerais e, como tal, estão isentos de MOSH, POSH e MOAH, substâncias potencialmente nocivas para a saúde. Outros três podem ser usados por crianças a partir dos 6 anos e/ou com 22 quilos.
Os restantes produtos testados (13) contêm MOAH e/ou MOSH acima dos limites de segurança, pelo que não recomendamos o seu uso, a título de precaução. Estas substâncias entram na composição de alguns óleos minerais, como a parafina líquida ou cera microcristalina, muito usados nos cosméticos, por terem uma grande capacidade de hidratação.
A regulamentação europeia dos cosméticos permite a utilização de óleos minerais, “se se conhecerem todos os antecedentes de refinação e se se puder provar que a substância a partir da qual foram produzidos não é carcinogénica”.
Nos produtos para usar na pele sem lesões, aqueles componentes não representam perigo, porque quase não há absorção. Já no caso dos que se destinam aos lábios, a situação é diferente: quando ingeridos, os MOAH têm potencial cancerígeno e podem causar mutações genéticas, enquanto os MOSH são suspeitos de favorecerem o aparecimento de microgranulomas (nódulos) nalguns órgãos. Os POSH, hidrocarbonetos sintéticos saturados, têm uma estrutura idêntica à dos MOSH, pelo que se pensa que terão os mesmos efeitos.
10 produtos com substâncias a evitar
Os estudos não estabelecem limites de segurança para os MOAH (hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais): a simples presença destas substâncias torna os produtos desaconselhados.
Produtos com MOSH acima dos limites
A associação europeia de fabricantes de cosméticos, Cosmetics Europe, indica que os produtos labiais, para crianças e adultos, não devem incluir mais de 5% de MOSH (considerámos 10%, devido à margem de erro do método). Os estudos mais recentes indicam que algumas destas substâncias, as que são constituídas por 16 a 35 carbonos (C16 a C35), podem acumular-se em órgãos, como o fígado, o baço e os gânglios linfáticos. Encontrámo-las em quantidade superior ao recomendado em três “batons”.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |