Venho apresentar reclamação, solicitar ressarcimento/ compensação e requerer diligências no sentido de garantir intervenção inspetiva às condições de segurança, higiene e acomodação na unidade hoteleira NAU Lago Montargil & Villas, onde estivemos alojados em Lua-de-Mel de 24 a 28-5-22.A presente reclamação tem por base a constatação de várias irregularidades verificadas a diversos níveis que não se adequam à tipologia de um hotel de 5 estrelas e sobretudo não se coaduna com o atual estado de saúde publica e certificação Clean & Safe:1. Áreas interiores e acomodação (quarto)1.1 Inúmeras manchas de humidade com bolhas de ar nas paredes fissuras e mossas nas paredes, mobiliário com funcionamento deficiente (portas que não fecham) cofre inabilitado. Em conversa com outros clientes hospedados no mesmo período, ouvimos queixas de lençóis rasgados. 1.2 Balneários e casas de banho do Clube Náutico sujas, degradadas, insalubres e sem qualquer tipo de supervisionamento – verdadeiramente inadequas e desajustadas à tipologia de um 5 estrelas!1.3 Numa apreciação mais subjetiva entendemos que as mesas nuas, com individuais de plástico e a decoração inexistente e/ou inóspita nos espaços interiores nas áreas comuns de passagem entre pisos, são uma opção de menos, para um hotel de 5 estrelas.2. Áreas exteriores (jardim, piscinas, edifícios)2.1 Edifício com inúmeras manchas de humidade calcinadas em cor branca e com estruturas pingentes alçados de vidro sem limpeza inúmeras mossas nas paredes particularmente evidentes porque a cor base da decoração do hotel é escura (castanho e verde oliva) 2.2 Espaços ajardinados sem limpeza adequada (folhas velhas e detritos florais acumuladas) e nalguns casos abandonados, sobretudo no Clube Náutico onde só são visíveis as mangueiras de irrigação 2.3 Piscinas sem limpeza de aspiração, nem vigilância e piscina do Clube Náutico com falta de azulejos no rebordo principal.3. Restauração (pequeno-almoço)3.1 Oferta de pequeno almoço aquém do que é expectável de uma unidade de 5 estrelas. Nada a reportar sobre a qualidade das opções oferecidas, porém seria de esperar ter na charcutaria, opções de peixe (salmão por exemplo) e de vegetais (legumes crus) e, sobretudo, especialidades da região, enquanto forma de promoção da economia local, como são por exemplo os doces e marmeladas típicas e ter charcutaria mais variada (que não apenas o queijo Alvão!).4. Limpeza 4.1 Certificação Clean & Safe garantidamente deficiente. Nunca vimos a desinfeção das áreas comuns, sobretudo no SPA e piscinas que frequentámos.5. Spa5.1 Inúmeras deficiências, tanto de higiene, de segurança e de cuidado e atenção ao cliente. Manchas de humidade equipamentos sem funcionamento ou com funcionamento deficiente (jatos inabilitados ou com fugas de água tanto dentro do espaço, como para o exterior - água a pingar para a garagem durante 3 dias) limpeza muito deficiente, visível sobretudo nos cantos onde se acumulava sujidade paredes com papel descolado e cal caída zonas de banhos com manchas calcinadas banho turco com assentos da mesma tijoleira do chão com arestas vivas e sem remates boleados (facilmente provocam arranhões e lesões dada a falta de luminosidade característica do local) azulejos em falta numa das zonas de assento falta de higienização entre estadas de clientes. Tapete de entrada no SPA rasgado pela fricção na abertura da porta.5.2 Zona de terapias como os banhos Vichy, totalmente descuidada. Uma das áreas (creio que um solário) sem porta, sendo visíveis apenas as dobradiças toalhas largadas no local, etc. 6. Serviços6.1 Falta notória de produtos de commodities e deficiente reposição. O hotel disponibilizou para um quarto com ocupação dupla um frasco de 10ml de shampoo, de gel, de loção, um sabonete e uma touca! 6.2 Pedimos produtos extra que foram entregues, porém ainda se aguardam as duas toalhas extra pedidas no primeiro dia!6.3 Atividades náuticas anunciadas não acessíveis, ao que apuramos, por falência da empresa gestora.6.4 Bar da Piscina fechado ao contrário do anunciado no placard de entrada porque, ao que apuramos no ultimo dia, só funciona em épocas sazonais.6.5 Falta de informação sobre programas alternativos para elucidar os clientes. Perante a pergunta sobre o que fazer no local a primeira resposta foi: nada! A segunda foi visitar o Fluviário e o museu em Mora. Fizemo-lo, mas de um hotel de 5 estrelas espera-se mais!6.6 Falta de oferta de qualquer tipo de animação no hotel, por exemplo no bar.6.7 Falta notória de pessoal e supervisão/ gestão cuidada – observamos funcionários multidisciplinares e que o uso de uniforme não era particularmente cuidado.6.8 Falta de intervenção adequada perante as anomalias – Anuncio de “Porta ruidosa” em vez de reparação da porta sinalização permanente de área molhada (Wet floor) em vez de intervenção focada no problema sinal de “Atenção” colocado depois de passagem por uma aresta viva em vidro construção inacabada, com falta de remates (ausência de azulejos colas expostas) em zonas de junção de áreas (atrás das portas p.ex). 7. Atenção para com o Cliente7.1 Falta de atenção para com o Cliente que se demonstrou ser evidente, notória, e quase insultuosa! Fizemos uma reclamação no dia de entrada reiteramos a reclamação com mais dados (e com outros clientes do hotel) um dia antes de sair, dando espaço para que reflexão e ação conforme. Porém no dia da saída não houve qualquer atenção ou intenção de debelar a situação e contentar o cliente. Estávamos em Lua-de-Mel e informámos desse facto. Foi irrelevante – não houve qualquer gesto de generosidade (um postal a oferta de uma bebida ..). Na tarde do dia antes da saída e após a segunda reclamação deixaram um cacho de uvas no quarto com o cartão (não assinado) da diretora do hotel! Propusemos pagar o mesmo que outros hóspedes com quem falámos que pagaram na ordem dos 120€/ noite contra os 150€ que nos cobraram. Porém esta proposta não foi considerada.