Reivindicamos a devolução de 214.48 euros pagos à Manuel Meles Lda, em Bragança, factura 001-2021-0178. O valor corresponde a um tubo, que faz parte integrante da máquina adquirida à mesma empresa, e que teve de ser substituído apenas com 3 dias de trabalho.A máquina para a apanha de castanhas foi comprada no final de 2020, já tinha terminado a campanha da castanha (factura 2020-000031). Questionado sobre a garantia, uma vez que só iriamos trabalhar com ela no ano seguinte, o vendedor (Luís Ramos) assegurou-nos que não haveria problema.A máquina ficou parada em armazém todo o ano, tal como nos foi entregue, sem qualquer utilização.A 29 de outubro de 2021, no início da campanha, o mesmo vendedor (Luís Ramos) fez uma demonstração de como funciona a dita máquina, que está filmada. Ele próprio retirou o equipamento do armazém e levou-o para o terreno (souto), pelo que pode atestar que estava intacta, tal como foi entregue.Ao terceiro dia de trabalho, o tubo, parte essencial do mecanismo, através do qual as castanhas são aspiradas até à máquina, partiu-se em três pedaços. Fomos obrigados a comprar um novo, que fez todo o trabalho, sem qualquer problema.Questionamos se o tubo inicial estaria nas melhores condições e defendemos que não devemos pagar por uma peça que quebrou nas primeiras utilizações. Dizem que, em média, este tubo tem uma vida útil de seis anos, o nosso não aguentou seis dias. Onde está a garantia??A empresa diz que não é responsável pelo tubo. Lembramos que foi a MMeles que escolheu o fornecedor de todas as peças da máquina e vendeu o equipamento, deve responsabilizar-se pelo que comercializa. Lamentamos este desfecho e estamos preparados e disponíveis para levar este tema até onde for necessário.