Em 2015, fiz com a Locarent um renting de 48 meses de um Audi A3 Sportback a Diesel com 80.000km de quilometragem.Na altura fizeram-me querer que o valor do automóvel seria 32.101,36 euros, mas que utilizaram um PVP de 24.999,99 euros no meu contrato, o que vim a perceber mais tarde que serviu apenas para me enganar.Após cerca de 4 anos, em que não tive qualquer situação de acidente (apenas tive de substituir o vidro da frente com recurso ao seguro devido a uma pequena pedra projectada na auto-estrada), tinha percorrido 45.000kms e questionei a empresa quanto valia o carro caso o quisesse adquirir. Deram-me o valor de 19.178,70 euros.Qual o carro no mercado que apenas desvaloriza 23% em 4 anos (considerando um valor inicial de 24.999,99€ como referido na proposta)? Desde logo percebi que não estava a lidar com gente honesta.Para além disto, tive de entregar o carro antes da matrícula fazer 4 anos e não após os 4 anos de utilização da viatura no renting, pois nesse caso teria de assegurar o pagamento de IUC do carro, apesar de este durante o contrato nunca ter estado em meu nome, mas sim em nome da empresa de renting (!).Tive de entregar o carro pelos meus próprios meios a 6 de Novembro de 2019 e sacrificando o meu dia de trabalho (isto apesar de no início do contrato mo terem entregue em casa), pois a Locarent sub-contrataria o serviço de transporte do carro para o centro técnico da Locarent no Porto e não se responsabilizaria por eventuais danos à viatura no transporte...No centro técnico, como previsto, o carro foi inspeccionado por um perito da SGS para analisar eventuais danos e proceder ao recondicionamento da viatura. Tive o cuidado de entregar o carro em excelentes condições, apenas com desgastes decorrentes de uma normal utilização e prudente da viatura, tal como previsto no contrato que assinei com a Locarent, assim como no manual de recondicionamento de viaturas, disponibilizado na página da Locarent.No centro técnico, observei que o carro foi lavado de forma totalmente descuidada e com escova áspera, o que me pareceu propositado. Para além disto, o perito da SGS fez uma inspecção ao carro demasiado minuciosa e com excesso de zelo, utilizando luzes de infra-vermelhos para descortinar toda e qualquer eventual anomalia insignificante, de forma a apontar danos, que nem sequer são visíveis, para a Locarent poder assim extorquir o cliente.O processo de peritagem demorou cerca de 2 horas e tenho a certeza absoluta que nem um carro saído da fábrica escaparia à identificação de pequenas anomalias caso fosse submetido a uma peritagem semelhante. Pergunto-me também se foi feita peritagem antes de me entregarem o carro, pois desconhecia a maior parte dos danos, por serem tão irrisórios, e ponho a possibilidade de terem estado no carro desde o momento em que me foi entregue.Após assinar o documento de entrega do veículo e respectiva peritagem (numa altura em que nem sequer sabia o quanto me iriam cobrar pelo recondicionamento), voltei para casa e, inocentemente, tinha a expectativa que o valor de recondicionamento do carro, se as pessoas agissem de boa fé, ficasse pouco acima dos 150-180 euros. Tirei várias fotografias ao carro no momento da entrega, que inclusivamente enviei à Locarent para provar que o entreguei em excelentes condições.No dia 12 de Novembro recebo um email com o link da inspecção da SGS ao carro onde me cobram 1044.43€ + IVA = 1284,65€ pelo recondicionamento da viatura, apontando danos que entram em conflito com o próprio manual de recondicionamento da Locarent e colocando valores fixos, descabidos e totalmente desproporcionais para a reparação dos pequenos danos, tentando desta forma lesar propositadamente e injustificadamente o cliente, o que para mim representou uma total quebra de confiança do princípio normativo de boa fé no cumprimento de contratos, que quero aqui expôr.De imediato comecei a preparar uma reclamação detalhada, acusando a desproporcionalidade dos valores de reparação apresentados e colocando em causa a maior parte dos danos, que nem deviam ser cobrados segundo o manual de recondicionamento.No dia 22 de Novembro, enviei por email carta de contestação e orçamento alternativo aos danos passado por entidade competente e reconhecida de reperação de automóveis.Apenas a 27 de Fevereiro de 2020, 3 meses depois, me responderam à reclamação, mostrando uma atitude indiferente e a negar todos os meus pontos, insistindo no pagamento da exorbitante quantia injustificada.Uma vez que apenas percorri 45000 kms com carro, a Locarent teria de me devolver 524,85€ por não ter atingido os 80.000kms, acrescido de um valor residual de 27.89€ (penso que será respeitante ao seguro) por ter entregue o carro antes dos 4 anos desde o contrato. Estes valores *nunca* foram creditados na minha conta. No entanto, durante estes 3 meses, a Locarent tentou a 7 de Fevereiro de 2020 que eu assinasse as notas de crédito desses valores. Não teve sucesso e gostaria agora de denunciar esta situação, que me parece ilegal. Vejo isto como uma tentativa de pressão ao cliente e acredito que tenha sido uma das razões para a negação completa da minha reclamação.Estou a expôr tudo isto para alertar outros clientes para o comportamento desta empresa.Aproveito para dar conta que a Locarent agora continua a tentativa de extorsão com uma suposta despesa adminstrativa de cobranças no valor exorbitante de 35 euros. Sendo que demoraram 3 meses a responder à minha reclamação e ainda nem me deram 1 mês para contestar a resposta. Com tudo isto, exijo que anulem o valor injustificado em suposta dívida (1284,65-524,85-27,89=731,91€) assim com os custos administrativos (35€) que agora me reclamam, para encerrarmos o assunto, ou pelo menos, para que cheguemos a um acordo.Aguardo resposta.