última atualização: 06/10/2022

Sistema foto-voltaico para autoconsumo

Boa tarde. Gostaria de obter o apoio desta comunidade para avaliar uma proposta de autoconsumo eléctrico, chave na mão, constituido pelos seguintes componentes: 4 modulos PV LONGI LR4-72HPH 455W; 4 Microinversores ENPHASE IQ7A; 1 ENPHASE ENVOY-S Metered + 2 TI's; Cabos, estruturas de aluminio e todo o restante material de instalação. O valor proposto são €2.883 + IVA.

Parece-me ajustado às minhas necessidades  e o preço ainda será revisto após visita técnica ao local. Mas quanto aos equipamentos propostos, alguém me pode dar uma opinião? e quanto ao fundo ambiental, contratando agora esta proposta, poderei ainda beneficiar deste fundo? Agradeço a ajuda.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/10/2022

Boa tarde.Em Abril de 2020 colocaram na minha residencia 2 paineis fotovoltaicos e posteriormente um suposto contador inteligente que segundo os entendidos são apropriados para as leituras serem lidas on line pela EDP.Como o contador tinha uma luz vermelha acesa supostamente e segundo a EDP as contagens não estavam a ser lidas.Dia 29/09/2022 a E REDES colocou um noco contador made in CHINA e o facto é que a luz já está vermelha novamente o que depreendo que as leituras já estão a ser feitas novamente.Receio estar eventualmente a pagar mais até porque a não haver contagem também (penso eu) não está a ser descontada a energia que injeto na rede.Mesmo que quisesse enviar as leituras só mesmo com um curso para entender este contador e em caso de duvida penso que o consumidor é que fica sempre prejudicado.
Melhores cumprimentos
João Araujo

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/09/2022

Bom dia,

 

Em primeiro lugar deve verificar qual o seu consumo diário ao longo do dia. Pode fazê-lo por exemplo registando a leitura dos KWh de manhã e ao final do dia. Essa informação

pode ser recolhida no seu contador.

Para uma leitura mais correta pode recorrer a um aparelho de medida que por exemplo fica colocado 2 a 3 dias no seu quadro elétrico e desta forma consegue saber em pormenor o seu perfil de consumo.

A solução a que se refere é interessante e pode de futuro possibilitar a colocação de baterias. Veja com o instalador esta situação para que tudo fique preparado para esse upgrade.

Tenha também em conta que a garantia desses equipamentos é ampliada para 25 anos caso seja colocado o equipamento de monitorização que é o seu caso.

No caso de verificar que o seu consumo é baixo ao longo do dia, pode por exemplo começar pela colocação de apenas 2 painéis e posteriormente fazer a ampliação para as seguintes unidades. No decorrer desse período deve fazer a avaliação do seu consumo versus a produção através da aplicação da marca que é de acesso gratuito.

No caso de ter trifásico deve solicitar à empresa instaladora que coloque a injeção da produção fotovoltaica na fase que tiver maior consumo ao longo do dia.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/10/2022
, Respondeu:

Boa tarde,


Também gostaria de saber, quanto ao fundo ambiental, se quem instalar agora ainda beneficia deste fundo?

Agradecida,