Sistema foto-voltaico para autoconsumo

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde. Gostaria de obter o apoio desta comunidade para avaliar uma proposta de autoconsumo eléctrico, chave na mão, constituido pelos seguintes componentes: 4 modulos PV LONGI LR4-72HPH 455W; 4 Microinversores ENPHASE IQ7A; 1 ENPHASE ENVOY-S Metered + 2 TI's; Cabos, estruturas de aluminio e todo o restante material de instalação. O valor proposto são €2.883 + IVA.

Parece-me ajustado às minhas necessidades  e o preço ainda será revisto após visita técnica ao local. Mas quanto aos equipamentos propostos, alguém me pode dar uma opinião? e quanto ao fundo ambiental, contratando agora esta proposta, poderei ainda beneficiar deste fundo? Agradeço a ajuda.

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
06/10/2022

Boa tarde.Em Abril de 2020 colocaram na minha residencia 2 paineis fotovoltaicos e posteriormente um suposto contador inteligente que segundo os entendidos são apropriados para as leituras serem lidas on line pela EDP.Como o contador tinha uma luz vermelha acesa supostamente e segundo a EDP as contagens não estavam a ser lidas.Dia 29/09/2022 a E REDES colocou um noco contador made in CHINA e o facto é que a luz já está vermelha novamente o que depreendo que as leituras já estão a ser feitas novamente.Receio estar eventualmente a pagar mais até porque a não haver contagem também (penso eu) não está a ser descontada a energia que injeto na rede.Mesmo que quisesse enviar as leituras só mesmo com um curso para entender este contador e em caso de duvida penso que o consumidor é que fica sempre prejudicado.
Melhores cumprimentos
João Araujo

Bom dia,

 

Em primeiro lugar deve verificar qual o seu consumo diário ao longo do dia. Pode fazê-lo por exemplo registando a leitura dos KWh de manhã e ao final do dia. Essa informação

pode ser recolhida no seu contador.

Para uma leitura mais correta pode recorrer a um aparelho de medida que por exemplo fica colocado 2 a 3 dias no seu quadro elétrico e desta forma consegue saber em pormenor o seu perfil de consumo.

A solução a que se refere é interessante e pode de futuro possibilitar a colocação de baterias. Veja com o instalador esta situação para que tudo fique preparado para esse upgrade.

Tenha também em conta que a garantia desses equipamentos é ampliada para 25 anos caso seja colocado o equipamento de monitorização que é o seu caso.

No caso de verificar que o seu consumo é baixo ao longo do dia, pode por exemplo começar pela colocação de apenas 2 painéis e posteriormente fazer a ampliação para as seguintes unidades. No decorrer desse período deve fazer a avaliação do seu consumo versus a produção através da aplicação da marca que é de acesso gratuito.

No caso de ter trifásico deve solicitar à empresa instaladora que coloque a injeção da produção fotovoltaica na fase que tiver maior consumo ao longo do dia.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

02/10/2022

Boa tarde,


Também gostaria de saber, quanto ao fundo ambiental, se quem instalar agora ainda beneficia deste fundo?

Agradecida,

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.