Qual a escolha recomendável para substituir uma caldeira

Faça login para aceder a este conteúdo. 

 

Bom dia.

Preciso da vossa ajuda, se for possível. Quero aproveitar os subsídios do fundo ambiental para instalar um sistema fotovoltaico, e não disponho de conhecimento nem como simular a escolha acertada.

Sou o subscritor nº 5643057-82, residente em Coimbra numa moradia 100% virada para sul, com 2 pisos e 4 assoalhadas, instalação elétrica monofásica, inaugurada em 2007, fatura média mensal de eletricidadede 80 €, e uma família de 2 pessoas.

A casa tem um sistema solar térmico que não funciona e que tem de ser substituído, e uma caldeira a gás natural usada apenas no aquecimento de água sanitária, já que é incomportável usá-la para aquecimento central.

A instalar o sistema fotovoltaico, gostaria de resolver o problema que é o aquecimento de água sanitária com uma caldeira, e, se possível, também o do aquecimento central com uma bomba de calor, em substituiçãoda caldeira.

Faz sentido essa combinação? Qual a combinação mais eficiente que combine: maior poupança ambiental e financeira relativamente à caldeira, menor desperdício de energia injetada na rede, melhor preço do sistema de aquecimento que inclua a bomba de calor com ou sem bateria, e um retorno do investimento que não ultrapasse muito os 10 anos.

Muito obrigado.

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :

Boa tarde,

Relativamente ao sistema de produção de energia deve em primeiro lugar ter uma noção dos consumos que tem, expressos em KWh. Principalmente deve perceber qual o seu consumo ao longo das horas de sol.

Se já tiver um contador bidirecional ligado à rede inteligente tem acesso ao registo diário do seu consumo, sendo as leituras efetuadas de 15 em 15 minutos.

Com base nessa informação já se pode fazer o cálculo da melhor solução, tendo também em conta o espaço disponível e a orientação do telhado.

Contacte duas ou três empresas da área e solicite orçamento para posteriormente o podermos aconselhar sobre qual a melhor decisão.

Relativamente à produção das AQS e aquecimento central deverá analisar duas situações:

1) Alteração da caldeira para uma caldeira a condensação que irá ter uma redução no consumo de gás natural, pois apresenta um melhor rendimento do que as caldeiras antigas.
Tem de ter em atenção à exaustão dos gases e tem de existir um ponto de esgoto para a saída dos condensados.
Pode adquirir uma caldeira preparada para receber a água proveniente do painel solar térmico, caso opte por essa solução.

2) Colocar uma bomba de calor para fazer a climatização e produção de AQS, mas implica a colocação destes equipamentos numa zona técnica e a interligação dos circuitos de AQ. Central e AQS para essa zona, mais a alimentação elétrica de preferência proveniente do quadro elétrico principal.
Solicite uma visita técnica para verificar se tem condições par a aplicação desta opção.
Confirme também com a E-redes qual a potencia máxima admissível da sua instalação pois poderá ter necessidade de a aumentar visto querer colocar uma bomba de calor.
A BC terá de ser de alta temperatura pois tem radiadores e só irá funcionar no inverno.
Caso necessite de climatização para o Verão então pondere a instalação de equipamentos de ar condicionado, em vez da BC.

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.