última atualização: 02/06/2022

Qual a escolha recomendável para substituir uma caldeira

 

Bom dia.

Preciso da vossa ajuda, se for possível. Quero aproveitar os subsídios do fundo ambiental para instalar um sistema fotovoltaico, e não disponho de conhecimento nem como simular a escolha acertada.

Sou o subscritor nº 5643057-82, residente em Coimbra numa moradia 100% virada para sul, com 2 pisos e 4 assoalhadas, instalação elétrica monofásica, inaugurada em 2007, fatura média mensal de eletricidadede 80 €, e uma família de 2 pessoas.

A casa tem um sistema solar térmico que não funciona e que tem de ser substituído, e uma caldeira a gás natural usada apenas no aquecimento de água sanitária, já que é incomportável usá-la para aquecimento central.

A instalar o sistema fotovoltaico, gostaria de resolver o problema que é o aquecimento de água sanitária com uma caldeira, e, se possível, também o do aquecimento central com uma bomba de calor, em substituiçãoda caldeira.

Faz sentido essa combinação? Qual a combinação mais eficiente que combine: maior poupança ambiental e financeira relativamente à caldeira, menor desperdício de energia injetada na rede, melhor preço do sistema de aquecimento que inclua a bomba de calor com ou sem bateria, e um retorno do investimento que não ultrapasse muito os 10 anos.

Muito obrigado.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar