Boa tarde. Esta é uma "guerra que não é minha" mas como instalador oficial da Marca SOLIUS, tenho a dizer a todos os cliente que infelizmente temos muitos casos em que a culpa não é dos equipamento SOLIUS mas sim da incorreta instalação dos mesmos.
No caso das bombas de calor em especifico, deve-se assegurar sempre um bom caudal hidráulico da maquina (trabalhar sempre para uma inercia ou acumulador combinado) e purga de ar nos pontos altos.
A maioria das avarias que encontramos nas bombas de calor são originadas por estas falhas graves na instalação. Não sei se é o caso.
Quando se efetua uma manutenção/reparação deve-se sempre enviar um relatório para as marcas com o numero de serie do equipamento, sejam elas "pedro ou paulo".
Lamento o sucedido. A nossa empresa tem executado algumas instalações de bombas de calor, corrigido instalações de outras, e não tivemos problemas atá à data.
Fiquei curioso para saber o modelo do equipamento em questão e saber como foi executada a instalação deste equipamento.
EdgarAlmeida energias
Boa tarde,
A nossa empresa é certificada pela norma ISO 9001:2008. Conquistou o galardão PME Líder por 9 vezes. E PME Excelência por 4 vezes. No mercado Português existem milhares de equipamentos com a marca Solius a funcionar plenamente.
Não vendemos a clientes finais mas apenas a profissionais instaladores.
Não fazemos instalações de equipamentos. A instalação é feita pelos profissionais que adquirem os equipamentos.
Damos a garantia prevista na lei para todos os equipamentos que vendemos.
No caso concreto desta bomba, a mesma foi vendida à empresa instaladora Gazoeste em Dezembro de 2011.
Em 19.07.2016 recebemos um pedido de assistência da empresa instaladora Gazoeste, em data claramente fora de garantia. De qualquer modo, encetamos as diligencias necessárias para ajudar a empresa instaladora a identificar o problema e a resolvê-lo.
É manifestamente injusta toda a postura do cliente final, que em momento algum durante os mais de 5 anos de funcionamento da bomba nos contactou.
a maquina foi encomendada e faturada em dezembro de 2011 mas foi realizado o arranque oficial da maquina a meio do ano de 2012...e teve varias vezes parada com sucessivos erros... e agora perante fugas e peças....vocês lavam a as mãos dizendo que esta fora de garantia e existiu mau
uso da minha parte ou horas a mais de uso? mas afinal compramos o que? aparelhos que duram 3 anos?
e depois fogem as consequências? agora estão a ameaçar me com a justiça? afinal vocês são uma empresa pequenina.
se fosse o responsável de uma empresa deste género a parte humana e a sensibilidade profissional estariam a par da qualidade do produto e não responderiam desta forma a um cliente...
De: SOLIUS | Intelligent Energy <info@solius.pt>
Enviado: quarta-feira, 16 de novembro de 2016 17:37
Para: 'HELDER MONTEIRO'
Assunto: RE: comecou a divulgaçao do mau ficionamento das bombas de calor.entre no link
Infelizmente não podemos evitar as injustiças da sua apreciação. Resta-nos responsabiliza-lo pelas consequências que consideramos graves para o nosso bom nome. Agiremos em conformidade com a defesa legítima da nossa honra.
deixo aqui algumas das anomalias...enviadas por escrito para esta empresa esquecendo mais algumas que não me lembro agora
durante estes longos e dolorosos anos e meses sem aquecimento.
Em 9 de Julho 2013 foi nos solicitada assistência por aparecer um código de ERRO 01.
Com a colaboração do Eng Milheiro e o nosso colaborador Helder Pinto foi eliminado o erro e a máquina ficou novamente a trabalhar.
Em 16 de Setembro de 2015 novo pedido de assistência pelo mesmo ERRO 01 feita nova intervenção pelo colaborador Helder Pinto e apoio telefónico do Eng Milheiro a unidade ficou novamente a trabalhar.
Em 18 de Julho 2016 solicitado assistência e pelos códigos que o cliente dizia existir, solicitamos a vossa intervenção conforme cópia do email. Fomos informados dos custos por email.
Em 25 de Julho de 2016 o vosso técnico Jorge Cardoso e o nosso Helder Pinto com o apoio telefónico do Eng Milheiro, analisaram a máquina, foi feita ficha técnica nº 4471 com a designação da possível avaria.
Em 27 de Julho de 2016 efectuou- se as medidas sugeridas, a instalação e máquina foram colocadas á carga e verificou se que a fuga e perda de todo o Feron era na lira, a qual foi pedida de imediato e fornecida em 8/8/2016 ( conforme factura CE Nº 13216).
No dia 11 de Agosto de 2016 foi feita a substituição da lira , carga de azoto 1 Hora, vácuo 1 Hora, carga de freon 410 A 4,600 g, eliminados os erros e feito o arranque da bomba de calor, sempre com o apoio do Eng Milheiro, ao qual agradecemos pela sua disponibilidade.
Dia 14 de Setembro de 2016 liga novamente o cliente a dizer que a bomba de calor estava a fazer um barulho diferente do normal e aparece o código de ERRO 01 outra vez.
Dia 16 de Setembro de 2016 o nosso colaborador Helder Pinto fez vários testes, com a colaboração pelo telefone do Eng Milheiro, pelos testes efectuados e o barulho que o compressor fazia diagnosticaram problemas no compressor.
Como podem comprovar pelas várias intervenções nesta bomba de calor desde 2013 até á presente data, todos os custos foram suportados por nós dada a insatisfação do cliente.
Esperamos a vossa ajuda e compreensão para a resolução deste problema .
(carta enviado pelo responsável da gazoeste empresa que instalou o produto)
Como marca sempre demos resposta aos pedidos de assistência solicitados pelos nossos clientes instaladores ou clientes finais. Nunca fomos abordados directamente por este cliente final. Que pretende o cliente passado quase 5 anos sem antes nos ter contactado directamente? E o que fez foi tentar denegrir, sem dar qualquer hipótese de explicação ou resolução directa?
Pois bem teria logica a vossa resposta... mas como sabem o instalador oficial, que neste caso foi a gazoeste ao longo destes dolorosos anos e meses foi entrando em contacto convosco , reportando vários erros sucessivos ao ponto de elaborarem por escrito(atrás descrito) todas essas participações e avarias para vos elucidarem ... como marca que o eu como cliente não poderia sair desta maneira tão lesado! sim a 4 meses que não tenho climatização em casa. já que vocês lavaram as vossas mãos dizendo que a maquina estaria fora de garantia e logo o compressor que pelos vistos acabou por rebentar, daí o barulhão que a maquina no exterior faz! e que deixa a vizinhança alarmada. alias fui abordado na rua por vários vizinhos que pensariam colocar uma maquina igual mas depois do reportório que tenho nestes dolorosos anos e que culminaram com a super barulho que a maquina faz, desistiram por completo de instalar um sistema destes em casa, é que não custa meia dúzia de trocos, para depois andar a carregar com problemas pela vida fora?? como marca e como postura comercial, são pobres. mas pior estou eu que estou sem serviço e financeiramente não tenho como colocar a funcionar novamente a maquina. UMA VERGONHA
Pois bem, de acordo com o telefonema que rececionei á pouco pelo departamento da qualidade ao cliente SOLIUS, fiquei com a certeza que estou cada vez mais sozinho nesta luta, entre perguntas e constatações feitas pelo responsável da empresa... resta me a mim , atuais clientes e possíveis futuros que ao escolherem esta marca, poderão estar a correr riscos desnecessários , visto que a maquina atualmente não funciona. e isso sim é o mais importante agora! o consumidor final sou e o mundo! pelo meio existe instaladores certificados.. e que o seu trabalho final é verificado por técnicos da própria marca! mas afim ao cabo...a maquina não funciona... a culpa foi da instalação? foi do técnico que fez o arranque da maquina? foi minha ? por mau uso? a maquina nestes 5 anos, não funcionou vários meses ...provavelmente não funcionou mais de 36 meses...!
Mas o que importa agora.. é que esta marca.. a SOLIUS acha que o problema não é da maquina! com tudo o que disse anteriormente , tudo o que foi reportado, a culpa é minha? ok.
Resta me procurar a minha defesa e seguir para tribunais. TAMBÉM essa foi a primeira opção tomada por esta empresa, após eu divulgar o mau funcionamento desta marca. A SOLIUS.
Tudo seria mais fácil, honesto e bem mais harmonioso se assumissem que o cliente final...esta inocente nesta trapalhada toda.
resta me continuar a minha luta, porque se depender de mim...e da experiencia que tive... outras pessoas não serão enganadas.
Tudo isto é fácil... estou desagradado... divulgo! estou no meu direito.
Ainda bem que ainda existe sites como este para que possamos estar informados e para servirem de aviso a este género de situações!
Estou a contruir uma moradia e realmente a minha 1ª opção é instalar uma bomba de calor, e por acaso andava a pedir orçamentos para a marca SOLIUS, mas ao ler o seu testemunho e constatar todos os problemas que tem passado desde o momento da instalação do equipamento, acabo por concluir que o que o Sr. Hélder adquiriu foi uma máquina já com anomalias, sendo vendida como nova e em perfeito estado, pois se uma pessoa compra e investe um equipamento de valor elevado (porque pelo que tenho visto não é barato), e desde que compra tem sempre problemas, acho obvio que a máquina nunca esteve a 100%, logo quem deverá ser o responsável? Sem dúvida a SOLIUS que vendeu algo em mau estado.
Desta forma agradeço a sua exposição, pois ao contrário da resposta que leio em cima da marca a ameaçar o Sr. só porque alerta para toda esta situação, que eu saiba a liberdade de expressão é um direito do cidadão!
Sendo assim, não me parece seguro adquirir equipamentos desta marca porque já sei de antemão que quando tiver um problema em vez de o resolverem e o assumirem vão ameaçar-me e intimidar-me.
Boa sorte!
Tudo seria mais fácil, honesto e bem mais harmonioso se assumissem que o cliente final...esta inocente nesta trapalhada toda.
resta me continuar a minha luta, porque se depender de mim...e da experiencia que tive... outras pessoas não serão enganadas.
Tudo isto é fácil... estou desagradado... divulgo! estou no meu direito.
esta comunidade tem como objetivo o esclarecimento dos consumidores através das opiniões de especialistas de vários setores das energias renováveis, bem como através das experiências de outros consumidores que já tenham equipamentos que utilizem energias renováveis.
Infelizmente o Sr. Hélder Monteiro teve uma má experiência com um produto de uma marca específica, bem identificada e optou por fazer uma exposição clara dos problemas que encontrou, sentindo possivelmente que seria útil para os restantes consumidores ficarem a par da sua má experiência com este produto.
O propósito desta comunidade não é a de proporcionar espaço para ataques diretos ou resolução de problemas tão específicos, bem como não é nossa função determinar se a culpa é do fabricante, revendedor, projetista, instalador ou do próprio consumidor.
Nessa medida, pode ser pernicioso extrapolar esta má experiência para todos os produtos da marca ou considerar que, apesar deste exemplo aqui apresentado, o representante nunca resolve os problemas que surgem.
Os profissionais que lhe estão a facultar os orçamentos certamente poderão também dar a sua opinião sobre a marca e o fornecedor. Se já instalaram outros produtos do mesmo fabricante, poderão corroborar ou contradizer o atrás exposto.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
posso sempre juntar o meu testemunho, uma vez que também não estou satisfeito com um produto da Solius pelos problemas que tenho tido, deixando a ressalva que o problema pode não ser do equipamento mas do instalador. De qualquer das formas, não sei se os instaladores são oficiais ou não, mas sei que têm formação com a Solius, portanto também cabe à Solius verificar se os instaladores são capazes ou não.
Relatar más experiências, nomeadamente em situações em que o instalador ou a marca não souberam lidar com a situação também ajuda os potenciais clientes a avaliar o suporte técnico, que é tão importante como a qualidade do material. Nenhum material é infalível, agora o que se pede é uma actuação conforme quando os problemas acontecem, o que não parece ter sido o caso na situação relatada pelo Sr. Hélder.
Como futuro consumidor de uma bomba de calor, inexperiente na escolha, acho que os relatos dos colegas do fórum são uma excelente mais valia, bem como a consequente resposta da empresa que me impressionou pela negativa. Então ameaça-se o cliente com os tribunais por expor a sua experiência com a marca? A Solius não me apanha como cliente!
Para esclarecimento não sou profissional da área nem possuidor de nenhuma bomba da Solius, mas parecem-me injustas algumas observações já que não vejo nenhuma ameaça ao cliente por parte do fornecedor com tribunal.
Para mim este post serviria para:
1. para a próxima ver as condições de garantia logo que surjam indícios de mau funcionamento repetitivo do equipamento, e caso existam condições de garantia que não estão a ser cumpridas, ativar os mecanismos legais existentes.
2. evitar a Solius, já que com tantas avarias diferentes (compressor, perda de freon, etc.) em tão poucos anos, parece-me que o baixo custo destes equipamentos é equivalente à qualidade dos seus componentes
Estimado consumidor. A Solius não é responsável pelo trabalho efectuado pelos instaladores. Pois a oferta é muita e cada vez mais desonesta. Um instalador credenciado Solius por norma tem as viaturas bem identificadas com o nome Solius.
No entanto existem muitos instaladores que se fazem passar por instaladores reconhecidos Solius.
O conselho que deixo a futuros e possíveis clientes, é que e caso de duvida contactem a Solius para saber que instaladores existem na zona, e se são competentes na instalação dos equipamentos pretendidos.
Porque "quem muitos burros toca algum fica para traz". Uma empresa não pode ser especialista em energias renováveis se instalar 1001 marcas de equipamentos.
Concordo com a afirmação marca Solius NUNCA MAIS. Adquiri um A/C mult inverter da Solius (uma máquina exterior + 3 aparelhos interiores) em meados de 2015. Estamos em 2017 e o aparelho exterior não funciona uma vez mais, pela segunda vez que a placa principal de controlo do aparelho exterior fica danificada, a primeira vez que ficou danificada foi em 2016 e foi substituida à um ano atrás e agora aconteceu o mesmo por ter componentes demasiado fracos (afirmado pelo próprio instalador). Tenho 2 equipamentos da LG instalados na mesma casa desde 2011, e até hoje funcionam na perfeição, são rápidos a atingir a temperatura e fiàveis no funcionamento com 6 anos de utilização.
Tenho familiares que também (infelizmente) instalaram um equipamento Solius A/C nas suas casas e a opinião é a mesma, equipamentos marca Solius nunca mais.
Meu conselho é que se afastem deste marca, assistência é fraca e os aparelhos ainda mais. E galardões e Certificações ISO são fácéis de obter e não refletem muitas vezes o real funcionamento da empresa/marca ou equipamentos vendidos por ela.
Boa tarde, Infelizmente tenho que concordar que o serviço do representante em Portugal deixa muita a desejar. O Sr. Edgar Filipe aconselha que se contacte a Solius ( representada pela Empresa Cirelius Lda), coisa que fiz há mais de dois meses a perguntar que eram os instaladores / assistência técnica na minha zona. Foi me respondido que me ligariam mais tarde a informar, passado um mês voltei a ligar e a resposta foi a mesma. Hoje voltei a ligar e a resposta foi a mesma, pedi para falar com alguém responsável, o que me foi negado. informaram que me ligariam passados 10 minutos. É assim tão complicado dar a informação de quem representa a marca numa determinada area geográfica?????
Caldeira solius já vai na 4 reparação a ultima furo a deitar água no interior desgraça
Boa tarde. Esta é uma "guerra que não é minha" mas como instalador oficial da Marca SOLIUS, tenho a dizer a todos os cliente que infelizmente temos muitos casos em que a culpa não é dos equipamento SOLIUS mas sim da incorreta instalação dos mesmos.
No caso das bombas de calor em especifico, deve-se assegurar sempre um bom caudal hidráulico da maquina (trabalhar sempre para uma inercia ou acumulador combinado) e purga de ar nos pontos altos.
A maioria das avarias que encontramos nas bombas de calor são originadas por estas falhas graves na instalação. Não sei se é o caso.
Quando se efetua uma manutenção/reparação deve-se sempre enviar um relatório para as marcas com o numero de serie do equipamento, sejam elas "pedro ou paulo".
Lamento o sucedido. A nossa empresa tem executado algumas instalações de bombas de calor, corrigido instalações de outras, e não tivemos problemas atá à data.
Fiquei curioso para saber o modelo do equipamento em questão e saber como foi executada a instalação deste equipamento.
EdgarAlmeida energias
Boa tarde,
A nossa empresa é certificada pela norma ISO 9001:2008. Conquistou o galardão PME Líder por 9 vezes. E PME Excelência por 4 vezes. No mercado Português existem milhares de equipamentos com a marca Solius a funcionar plenamente.
Não vendemos a clientes finais mas apenas a profissionais instaladores.
Não fazemos instalações de equipamentos. A instalação é feita pelos profissionais que adquirem os equipamentos.
Damos a garantia prevista na lei para todos os equipamentos que vendemos.
No caso concreto desta bomba, a mesma foi vendida à empresa instaladora Gazoeste em Dezembro de 2011.
Em 19.07.2016 recebemos um pedido de assistência da empresa instaladora Gazoeste, em data claramente fora de garantia. De qualquer modo, encetamos as diligencias necessárias para ajudar a empresa instaladora a identificar o problema e a resolvê-lo.
É manifestamente injusta toda a postura do cliente final, que em momento algum durante os mais de 5 anos de funcionamento da bomba nos contactou.
a maquina foi encomendada e faturada em dezembro de 2011 mas foi realizado o arranque oficial da maquina a meio do ano de 2012...e teve varias vezes parada com sucessivos erros... e agora perante fugas e peças....vocês lavam a as mãos dizendo que esta fora de garantia e existiu mau
uso da minha parte ou horas a mais de uso? mas afinal compramos o que? aparelhos que duram 3 anos?
e depois fogem as consequências? agora estão a ameaçar me com a justiça? afinal vocês são uma empresa pequenina.
se fosse o responsável de uma empresa deste género a parte humana e a sensibilidade profissional estariam a par da qualidade do produto e não responderiam desta forma a um cliente...
continuarei a minha luta.
deixo aqui a resposta... que me foi enviada por mail...
que revela muita coisa. ...
--------------------------------------------------------------------------------
De: SOLIUS | Intelligent Energy <info@solius.pt>
Enviado: quarta-feira, 16 de novembro de 2016 17:37
Para: 'HELDER MONTEIRO'
Assunto: RE: comecou a divulgaçao do mau ficionamento das bombas de calor.entre no link
Infelizmente não podemos evitar as injustiças da sua apreciação. Resta-nos responsabiliza-lo pelas consequências que consideramos graves para o nosso bom nome. Agiremos em conformidade com a defesa legítima da nossa honra.
deixo aqui algumas das anomalias...enviadas por escrito para esta empresa esquecendo mais algumas que não me lembro agora
durante estes longos e dolorosos anos e meses sem aquecimento.
Em 9 de Julho 2013 foi nos solicitada assistência por aparecer um código de ERRO 01.
Com a colaboração do Eng Milheiro e o nosso colaborador Helder Pinto foi eliminado o erro e a máquina ficou novamente a trabalhar.
Em 16 de Setembro de 2015 novo pedido de assistência pelo mesmo ERRO 01 feita nova intervenção pelo colaborador Helder Pinto e apoio telefónico do Eng Milheiro a unidade ficou novamente a trabalhar.
Em 18 de Julho 2016 solicitado assistência e pelos códigos que o cliente dizia existir, solicitamos a vossa intervenção conforme cópia do email. Fomos informados dos custos por email.
Em 25 de Julho de 2016 o vosso técnico Jorge Cardoso e o nosso Helder Pinto com o apoio telefónico do Eng Milheiro, analisaram a máquina, foi feita ficha técnica nº 4471 com a designação da possível avaria.
Em 27 de Julho de 2016 efectuou- se as medidas sugeridas, a instalação e máquina foram colocadas á carga e verificou se que a fuga e perda de todo o Feron era na lira, a qual foi pedida de imediato e fornecida em 8/8/2016 ( conforme factura CE Nº 13216).
No dia 11 de Agosto de 2016 foi feita a substituição da lira , carga de azoto 1 Hora, vácuo 1 Hora, carga de freon 410 A 4,600 g, eliminados os erros e feito o arranque da bomba de calor, sempre com o apoio do Eng Milheiro, ao qual agradecemos pela sua disponibilidade.
Dia 14 de Setembro de 2016 liga novamente o cliente a dizer que a bomba de calor estava a fazer um barulho diferente do normal e aparece o código de ERRO 01 outra vez.
Dia 16 de Setembro de 2016 o nosso colaborador Helder Pinto fez vários testes, com a colaboração pelo telefone do Eng Milheiro, pelos testes efectuados e o barulho que o compressor fazia diagnosticaram problemas no compressor.
Como podem comprovar pelas várias intervenções nesta bomba de calor desde 2013 até á presente data, todos os custos foram suportados por nós dada a insatisfação do cliente.
Esperamos a vossa ajuda e compreensão para a resolução deste problema .
(carta enviado pelo responsável da gazoeste empresa que instalou o produto)
Como marca sempre demos resposta aos pedidos de assistência solicitados pelos nossos clientes instaladores ou clientes finais. Nunca fomos abordados directamente por este cliente final. Que pretende o cliente passado quase 5 anos sem antes nos ter contactado directamente? E o que fez foi tentar denegrir, sem dar qualquer hipótese de explicação ou resolução directa?
Pois bem teria logica a vossa resposta... mas como sabem o instalador oficial, que neste caso foi a gazoeste ao longo destes dolorosos anos e meses foi entrando em contacto convosco , reportando vários erros sucessivos ao ponto de elaborarem por escrito(atrás descrito) todas essas participações e avarias para vos elucidarem ... como marca que o eu como cliente não poderia sair desta maneira tão lesado! sim a 4 meses que não tenho climatização em casa. já que vocês lavaram as vossas mãos dizendo que a maquina estaria fora de garantia e logo o compressor que pelos vistos acabou por rebentar, daí o barulhão que a maquina no exterior faz! e que deixa a vizinhança alarmada. alias fui abordado na rua por vários vizinhos que pensariam colocar uma maquina igual mas depois do reportório que tenho nestes dolorosos anos e que culminaram com a super barulho que a maquina faz, desistiram por completo de instalar um sistema destes em casa, é que não custa meia dúzia de trocos, para depois andar a carregar com problemas pela vida fora?? como marca e como postura comercial, são pobres. mas pior estou eu que estou sem serviço e financeiramente não tenho como colocar a funcionar novamente a maquina. UMA VERGONHA
Pois bem, de acordo com o telefonema que rececionei á pouco pelo departamento da qualidade ao cliente SOLIUS, fiquei com a certeza que estou cada vez mais sozinho nesta luta, entre perguntas e constatações feitas pelo responsável da empresa... resta me a mim , atuais clientes e possíveis futuros que ao escolherem esta marca, poderão estar a correr riscos desnecessários , visto que a maquina atualmente não funciona. e isso sim é o mais importante agora! o consumidor final sou e o mundo! pelo meio existe instaladores certificados.. e que o seu trabalho final é verificado por técnicos da própria marca! mas afim ao cabo...a maquina não funciona... a culpa foi da instalação? foi do técnico que fez o arranque da maquina? foi minha ? por mau uso? a maquina nestes 5 anos, não funcionou vários meses ...provavelmente não funcionou mais de 36 meses...!
Mas o que importa agora.. é que esta marca.. a SOLIUS acha que o problema não é da maquina! com tudo o que disse anteriormente , tudo o que foi reportado, a culpa é minha? ok.
Resta me procurar a minha defesa e seguir para tribunais. TAMBÉM essa foi a primeira opção tomada por esta empresa, após eu divulgar o mau funcionamento desta marca. A SOLIUS.
Tudo seria mais fácil, honesto e bem mais harmonioso se assumissem que o cliente final...esta inocente nesta trapalhada toda.
resta me continuar a minha luta, porque se depender de mim...e da experiencia que tive... outras pessoas não serão enganadas.
Tudo isto é fácil... estou desagradado... divulgo! estou no meu direito.
Caro Hélder,
Ainda bem que ainda existe sites como este para que possamos estar informados e para servirem de aviso a este género de situações!
Estou a contruir uma moradia e realmente a minha 1ª opção é instalar uma bomba de calor, e por acaso andava a pedir orçamentos para a marca SOLIUS, mas ao ler o seu testemunho e constatar todos os problemas que tem passado desde o momento da instalação do equipamento, acabo por concluir que o que o Sr. Hélder adquiriu foi uma máquina já com anomalias, sendo vendida como nova e em perfeito estado, pois se uma pessoa compra e investe um equipamento de valor elevado (porque pelo que tenho visto não é barato), e desde que compra tem sempre problemas, acho obvio que a máquina nunca esteve a 100%, logo quem deverá ser o responsável? Sem dúvida a SOLIUS que vendeu algo em mau estado.
Desta forma agradeço a sua exposição, pois ao contrário da resposta que leio em cima da marca a ameaçar o Sr. só porque alerta para toda esta situação, que eu saiba a liberdade de expressão é um direito do cidadão!
Sendo assim, não me parece seguro adquirir equipamentos desta marca porque já sei de antemão que quando tiver um problema em vez de o resolverem e o assumirem vão ameaçar-me e intimidar-me.
Boa sorte!
Olá Célia
Tudo seria mais fácil, honesto e bem mais harmonioso se assumissem que o cliente final...esta inocente nesta trapalhada toda.
resta me continuar a minha luta, porque se depender de mim...e da experiencia que tive... outras pessoas não serão enganadas.
Tudo isto é fácil... estou desagradado... divulgo! estou no meu direito.
Boa tarde, cara Célia Moreira
esta comunidade tem como objetivo o esclarecimento dos consumidores através das opiniões de especialistas de vários setores das energias renováveis, bem como através das experiências de outros consumidores que já tenham equipamentos que utilizem energias renováveis.
Infelizmente o Sr. Hélder Monteiro teve uma má experiência com um produto de uma marca específica, bem identificada e optou por fazer uma exposição clara dos problemas que encontrou, sentindo possivelmente que seria útil para os restantes consumidores ficarem a par da sua má experiência com este produto.
O propósito desta comunidade não é a de proporcionar espaço para ataques diretos ou resolução de problemas tão específicos, bem como não é nossa função determinar se a culpa é do fabricante, revendedor, projetista, instalador ou do próprio consumidor.
Nessa medida, pode ser pernicioso extrapolar esta má experiência para todos os produtos da marca ou considerar que, apesar deste exemplo aqui apresentado, o representante nunca resolve os problemas que surgem.
Os profissionais que lhe estão a facultar os orçamentos certamente poderão também dar a sua opinião sobre a marca e o fornecedor. Se já instalaram outros produtos do mesmo fabricante, poderão corroborar ou contradizer o atrás exposto.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Boa noite,
posso sempre juntar o meu testemunho, uma vez que também não estou satisfeito com um produto da Solius pelos problemas que tenho tido, deixando a ressalva que o problema pode não ser do equipamento mas do instalador. De qualquer das formas, não sei se os instaladores são oficiais ou não, mas sei que têm formação com a Solius, portanto também cabe à Solius verificar se os instaladores são capazes ou não.
Relatar más experiências, nomeadamente em situações em que o instalador ou a marca não souberam lidar com a situação também ajuda os potenciais clientes a avaliar o suporte técnico, que é tão importante como a qualidade do material. Nenhum material é infalível, agora o que se pede é uma actuação conforme quando os problemas acontecem, o que não parece ter sido o caso na situação relatada pelo Sr. Hélder.
Cumprimentos
Como futuro consumidor de uma bomba de calor, inexperiente na escolha, acho que os relatos dos colegas do fórum são uma excelente mais valia, bem como a consequente resposta da empresa que me impressionou pela negativa. Então ameaça-se o cliente com os tribunais por expor a sua experiência com a marca? A Solius não me apanha como cliente!
Para esclarecimento não sou profissional da área nem possuidor de nenhuma bomba da Solius, mas parecem-me injustas algumas observações já que não vejo nenhuma ameaça ao cliente por parte do fornecedor com tribunal.
Para mim este post serviria para:
1. para a próxima ver as condições de garantia logo que surjam indícios de mau funcionamento repetitivo do equipamento, e caso existam condições de garantia que não estão a ser cumpridas, ativar os mecanismos legais existentes.
2. evitar a Solius, já que com tantas avarias diferentes (compressor, perda de freon, etc.) em tão poucos anos, parece-me que o baixo custo destes equipamentos é equivalente à qualidade dos seus componentes
Estimado consumidor. A Solius não é responsável pelo trabalho efectuado pelos instaladores. Pois a oferta é muita e cada vez mais desonesta. Um instalador credenciado Solius por norma tem as viaturas bem identificadas com o nome Solius.
No entanto existem muitos instaladores que se fazem passar por instaladores reconhecidos Solius.
O conselho que deixo a futuros e possíveis clientes, é que e caso de duvida contactem a Solius para saber que instaladores existem na zona, e se são competentes na instalação dos equipamentos pretendidos.
Porque "quem muitos burros toca algum fica para traz". Uma empresa não pode ser especialista em energias renováveis se instalar 1001 marcas de equipamentos.
Concordo com a afirmação marca Solius NUNCA MAIS. Adquiri um A/C mult inverter da Solius (uma máquina exterior + 3 aparelhos interiores) em meados de 2015. Estamos em 2017 e o aparelho exterior não funciona uma vez mais, pela segunda vez que a placa principal de controlo do aparelho exterior fica danificada, a primeira vez que ficou danificada foi em 2016 e foi substituida à um ano atrás e agora aconteceu o mesmo por ter componentes demasiado fracos (afirmado pelo próprio instalador). Tenho 2 equipamentos da LG instalados na mesma casa desde 2011, e até hoje funcionam na perfeição, são rápidos a atingir a temperatura e fiàveis no funcionamento com 6 anos de utilização.
Tenho familiares que também (infelizmente) instalaram um equipamento Solius A/C nas suas casas e a opinião é a mesma, equipamentos marca Solius nunca mais.
Meu conselho é que se afastem deste marca, assistência é fraca e os aparelhos ainda mais. E galardões e Certificações ISO são fácéis de obter e não refletem muitas vezes o real funcionamento da empresa/marca ou equipamentos vendidos por ela.
Boa tarde, Infelizmente tenho que concordar que o serviço do representante em Portugal deixa muita a desejar. O Sr. Edgar Filipe aconselha que se contacte a Solius ( representada pela Empresa Cirelius Lda), coisa que fiz há mais de dois meses a perguntar que eram os instaladores / assistência técnica na minha zona. Foi me respondido que me ligariam mais tarde a informar, passado um mês voltei a ligar e a resposta foi a mesma. Hoje voltei a ligar e a resposta foi a mesma, pedi para falar com alguém responsável, o que me foi negado. informaram que me ligariam passados 10 minutos.
É assim tão complicado dar a informação de quem representa a marca numa determinada area geográfica?????