última atualização: 26/10/2020

Bomba de calor ar-água

Boa tarde, 

Encontro-me a fazer um  projecto de moradia. Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual o sistema economicamente mais vantajoso, eficiente e fiavel para aquecimento e arrefecimento do ar e para AQS:

- Sistema de bomba de calor ar-água de baixa temperatura associado a paineis fotovoltaicos de autoconsumo, ou,

- Bomba de calor para AQS e um AC com painéis fotovoltaicos de autoconsumo.

O perfil de consumo é o tipico de uma familia de 3 pessoas. 

 

Obrigado, 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/10/2020

Bom dia Sr. Luís Costa,

Para o aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS), propomos que utilize um sistema solar térmico com apoio de bomba de calor. Tendo em conta que são três pessoas, a área de captação do painel solar deverá ser de 2m2 e o volume de acumulação de 200L.

Visto que deverá ter um sistema de anel de retorno então, a solução pode passar por um sistema solar forçado, ou seja um painel no telhado e o depósito vertical numa zona técnica. Pode optar por uma bomba de calor para AQS com uma serpentina para o painel solar.

Com esta solução para AQS, então a solução para climatização passa por Ar condicionado. Veja os testes realizados pela Decoproteste em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado.

No caso de preferir uma climatização diferente do ar condicionado, então a solução passa por bomba de calor com piso radiante e ventilo-convectores para o Verão, no caso da casa necessitar de um maior arrefecimento. Com esta solução, as AQS podem ser produzidas com um sistema solar térmico forçado e como apoio a bomba de calor.

De referir que já existem no mercado, depósitos que acumulam energia, em vez de água e as AQS são produzidas de forma instantânea. Assim consegue-se uma maior duração dos depósitos, menor manutenção e  melhor qualidade das AQS produzidas.

Relativamente à produção de energia por painéis fotovoltaicos é uma boa solução para redução dos consumos elétricos da habitação e caso seja possível deverá preparar a instalação para permitir no futuro a colocação de baterias. Ou seja garantir que: A) na zona técnica um espaço para o inversor e baterias e sua interligação com o telhado (passagem dos cabos DC - corrente continua) e o quadro elétrico principal (passagem do cabo AC – corrente alterna), B) Também no quadro principal deverá garantir um espaço para o medidor de consumos (4 módulos) e C) ter internet no quadro principal e na zona técnica.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.