Bomba de calor ar-água
Boa tarde,
Encontro-me a fazer um projecto de moradia. Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual o sistema economicamente mais vantajoso, eficiente e fiavel para aquecimento e arrefecimento do ar e para AQS:
- Sistema de bomba de calor ar-água de baixa temperatura associado a paineis fotovoltaicos de autoconsumo, ou,
- Bomba de calor para AQS e um AC com painéis fotovoltaicos de autoconsumo.
O perfil de consumo é o tipico de uma familia de 3 pessoas.
Obrigado,
Bom dia Sr. Luís Costa,
Para o aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS), propomos que utilize um sistema solar térmico com apoio de bomba de calor. Tendo em conta que são três pessoas, a área de captação do painel solar deverá ser de 2m2 e o volume de acumulação de 200L.
Visto que deverá ter um sistema de anel de retorno então, a solução pode passar por um sistema solar forçado, ou seja um painel no telhado e o depósito vertical numa zona técnica. Pode optar por uma bomba de calor para AQS com uma serpentina para o painel solar.
Com esta solução para AQS, então a solução para climatização passa por Ar condicionado. Veja os testes realizados pela Decoproteste em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado.
No caso de preferir uma climatização diferente do ar condicionado, então a solução passa por bomba de calor com piso radiante e ventilo-convectores para o Verão, no caso da casa necessitar de um maior arrefecimento. Com esta solução, as AQS podem ser produzidas com um sistema solar térmico forçado e como apoio a bomba de calor.
De referir que já existem no mercado, depósitos que acumulam energia, em vez de água e as AQS são produzidas de forma instantânea. Assim consegue-se uma maior duração dos depósitos, menor manutenção e melhor qualidade das AQS produzidas.
Relativamente à produção de energia por painéis fotovoltaicos é uma boa solução para redução dos consumos elétricos da habitação e caso seja possível deverá preparar a instalação para permitir no futuro a colocação de baterias. Ou seja garantir que: A) na zona técnica um espaço para o inversor e baterias e sua interligação com o telhado (passagem dos cabos DC - corrente continua) e o quadro elétrico principal (passagem do cabo AC – corrente alterna), B) Também no quadro principal deverá garantir um espaço para o medidor de consumos (4 módulos) e C) ter internet no quadro principal e na zona técnica.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis