AR CONDICIONADO LG
Boa noite. Pretendo instalar em Manteigas numa pequena moradia em fase final de recuperação, um sistema de AC constituído por uma unidade exterior e duas unidades interiores. Foi-me proposto com instalação um preço total de 1.500€ para uma unidade exterior LG MUR2R15.ULO + duas unidades interiores LG PC 09SQ.NSJ. Verifico no último teste aos AC´s, que a escolha acertada recai sobre o modelo interior LG S09EQ.NSJ, precisamente o standard da gama LG o qual não tem Wi-Fi nem Way Swing e com o preço de tabela mais reduzido, sendo que sobre as máquinas exteriores não há testes.
- O que pretendia saber era se a diferença em termos energéticos, de conforto, de rapidez, de facilidade de utilização e de preço, é motivo suficiente para optar pela escolha acertada num produto de gama inferior, em detrimento pelos modelos orçamentados de gama um patamar acima.
- Se, sendor o instalador do concelho e que a pré-instalação ronda os 200/300€ já incluida no orçamento acima indicado, se consideram que o valor orçamentado é elevado.
- Também, se a unidade exterior é a recomendada para as unidades interiores indicadas e no caso de pretender alterar as unidades interiores para 9.000 + 12.000 BTUS, se a unidade proposta é suficiente ou se era preferível alterar para o modelo LG MUR2R17.ULO.
- Por último, desvantagens e avarias comuns ou frequentes, dos modelos indicados.
Muito obrigado pela ajuda que puderem dispensar.


Boas tardes Zulmira.
Iniciamos a nossa resposta com um reparo muito importante: indica que pretende instalar um sistema de ar condicionado com uma máquina exterior ligada a duas máquinas interiores - ou seja, um sistema multi-split. Neste momento, os nossos ensaios a aparelhos de ar condicionado estão focados apenas e só em soluções mono-split - uma máquina exterior ligada a uma máquina interior.
Adicionalmente, o nosso comparador indica não só a referência da máquina interior, como da exterior - apenas para uma solução mono-split. No caso que indica, para a Escolha Acertada, aprece a indicação de "LG S09EQ.NSJ / S09EQ.UA3 (S09EQ.SSJ)" em que a informação a seguir à barra indica a referência da unidade exterior.
Em sistemas multi-split, há marcas em que as unidades interiores são as mesmas que as usadas em sistemas mono-split. Mas também poderá ter situações em que unidades interiores específicas são usadas - pode variar com a marca, linha de produto... A compatibilidade entre as máquinas interiores e exteriores, para ambas as soluções, está patente nos catálogos oficiais dos fabricantes - situação que assume maior importância nos sistemas multi-split devido às várias combinações que podem ser assumidas entre a máquina exterior e as interiores.
Para a solução que indica (MU2R15.UL0-MU com 2 x PC09SQ.NSJ) parece-nos ser compatível, após uma consulta por alguns manuais da marca LG - mesmo que também tenhamos visto a unidade interior referenciada com PC09SP.NSJ-MU. Se mesmo assim quiser confirmar por si, o melhor a fazer é solicitar ao instalador por um catálogo da marca (pode até ser em PDF) que demonstre a integração da unidade exterior com as interiores.
Um ponto muito importante, também, é que a configuração que indica (MU2R15.UL0-MU com 2 x PC09SQ.NSJ) é para uma solução multi-split com o gás R32. A máquina que é nossa EA (S09EQ) opera ainda com o R134A. Queremos com isto dizer que a sua configuração multi-split utiliza a "última" geração de gás frigorífico (R32), sendo por isso capaz de apresentar eficiências de operação, em teoria, superiores a máquinas mais antigas.
Respondendo às suas questões (por ordem):
Obrigado,
Equipa Energias Renováveis
Boa noite. Obrigado pela resposta. Na verdade as máquinas interiores vão ser instaladas 2 quartos. É pois natural, que por vezes venham a trabalhar no maximo em simultâneo.
Devo depreender, que ficaria melhor o conjunto se a unidade exterior fosse alterada para a R17?
E se a solução final passasse por R17+09SQ+12SQ, continuaria a estar o conjunto equilibrado?
Qual a solução, que aconselhavam tendo em conta os modelos conversados ou os standard plus do catálogo/tabela precos 2019 LG?
Agradeço a V/resposta.
Cmps.
Bom dia, será que o Sr. Ricardo José Coimbra Paiva Pereira não me conseguiria responder a esta última questão? Obrigado.
Boa noite.
Com as duas máquinas interiores nos quartos, há uma maior probabilidade de operarem ao mesmo tempo... Se assim for, e se as necessidades energéticas forem altas, sim: podem as duas máquinas interior pedir a potência nominal à exterior em períodos mais alongados de tempo. Com a R17 + 2 x 09SQ, ficaria já com as duas máquinas interiores, a operar ao mesmo tempo, mais "cobertas". Compare esta solução com a solução de duas unidades mono-split, se for viável de um ponto de vista técnico. Agora, se voltar a aumentar a potência da máquina interior para uma 12SQ, volta a ter o mesmo problema que tem com a R15: a potência que a R17 disponibiliza às duas máquinas interiores, se operarem ao mesmo tempo, vai ser o que vai limitar a capacidade calorífica do sistema, obrigando a máquina exterior a operar à potência nominal por mais tempo...
Peça ao instalador para definir a potência das máquinas interiores para cada divisão (tendo em consideração áreas, pé direito, exposição solar, ocupação, isolamento...). Depois some as duas capacidades (arrefecimento e aquecimento) de ambas as máquinas interiores. Sendo que ambas estarão em quartos, recomendo que a máquina exterior seja capaz de conseguir disponibilizar a potência combinada (ou muito próximo disso) dos dois quartos.
Obrigado,
A Equipa Energia Renováveis
Muito obrigado. Fiquei esclarecida.