Bomba de Calor Ar/Água + PRH - Trabalhar Continuo ou com Regulação Horária

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa Tarde,

Eu ainda sou novo nisto. Pois ainda não tenho a contagem de 1 mês de eletricidade para dizer, mas tenho visitado o contador e tem me assustado um pouco.

Ainda estou numa fase de testes como utilizar o aquecimento e já experimentei:

- Em algumas horas que não estou em casa e noite a 17º e as restantes a 19º - Mas não tinha grande conforto em termos de aquecimento.

- Em algumas horas que não estou em casa e noite a 18º e as restantes a 20º - Melhor, mas há alturas que se sente o frio.

- Já ponderei colocar constante a 20º.

Qual na vossa opinião é a melhor opção neste tipo de sistema para o conforto e para o consumo elétrico: Manter a temperatura em Continuo por exemplo a 20º, ou usar regulação horária como mencionei anteriormente?

Cumprimentos,

Daniel Cruz

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

8 Comentários

Filtrar por :

A bomba de calor é uma PRH da Technibel? Se sim, e como já tive uma, penso não ter nenhuma funcionalidade para ligar/ desligar a uma determinada hora. A montagem de um relógio na instalação elétrica para o fazer também não é uma boa solução, porque não se deve desligar a bomba repentinamente (que é o que acontece quando o relógio desliga)

A bomba de Calor é uma PRHIE da Technibel.

Com regulação horária eu não digo ligar e desligar, até porque como diz, não dá. Mas a estação climatérica dela permite-me consoante as horas do dia ou colocar na temperatura desejada (vamos dizer 20º), ou no modo económico -2º (Neste caso a 18º).

Achas que deveria fazer esta regulação - Andar a saltar entre os 18º e os 20º? Ou ela deveria trabalhar constante, as 24h a 20º?

Se bem percebo, este modelo não tem inverter (ou seja, quando precisa de ligar fá-lo na potência máxima da máquina, ao contrário de outras máquinas que o fazem de forma gradual), o que penaliza o consumo da mesma. A minha máquina em particular - que substitui - era igual, mas para além disso não tinha essa estação.

Em resumo, já que a sua máquina tem essa opção, faz-me todo o sentido que a use, mas esteja preparado para um consumo algo elevado (depende da potência da máquina também). Uma opção que podia avaliar era ter bi-horário diário na altura do inverno, o que e tentar uma configuração do tipo programar a estação climatérica para aquecer na temperatura desejada no período económico (22-08) e na temperatura económica no período menos económico.

Não. Está máquina é Inverter: http://www.sanitop.pt/bomba-calor-inverphrie-mon-12-kw-modb#productDocs

Mas pelo que percebo do seu texto. Diz que o variar da temperatura ao longo do dia (18º - 20º) cria mais consumo eléctrico do que a manter igual as 24h (20º)?

Boas notícias então (o ter inverter).

Do ponto de vista de consumo, o COP (nível de eficiência, ou seja quantos Kw produz a máquina por cada Kw de energia consumida) da máquina é tanto melhor quanto maior a temperatura exterior, porque a bomba não tem de fazer um esforço tão grande para aquecer a água.

Quanto à melhor combinação (minha opinião, claro J), antes convinha perceber o seu perfil:
-tem painéis solares?
- tem serpentina para AQS?
- está em casa no período diurno?
- para que precisa da bomba: aquecimento apenas ou também AQS?

Tenho painéis solares mas apenas para AQS, mas estes trabalham com a Bomba Inox Insuatherm Solar: HP AQS 444 (Serpentina Solar em Inox 316L).

Durante a semana, não estou em casa durante o periodo diurno. Por isso é que para já estou a colocar a bomba a 18º durante o dia e passa para os 20º a partir das 16h ou 17h. Mas não sei se isto é vantajoso ou se deveria estar a 20º constante.

Esta Bomba da Tecnhibel serve apenas para o aquecimento.

E já agora outro pormenor que não sei se interessa. O instalador colocou 3 válvulas de corte a trabalhar com termostatos da Efapel nos 3 quartos, ou seja nestes, ela apenas trabalha quando o valor do termostato for inferior ao pedido.

Na sala, cozinha e corredor quem controla a temperatura é a tal estação climatérica, mas esta não tem corte, está sempre em funcionamento. Ou seja é ela que gere o que fazer.

Confesso que também não sei das vantagens/ desvantagens de ter a bomba a menos temperatura durante o dia e mais à noite, mas sugeria que ligasse para a Sanitop (importador da Technibel para Portugal) e lhes perguntasse, mas parece-me realmente a melhor combinação. Desculpe não conseguir ajudar mais.

Ok, sem problema. Agradeço na mesma pelo apoio.

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.