Bomba de Calor - Aquecimento Central (Piso Radiante) Boas Práticas

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Bom Dia,


Eu estou na fase de finalização da minha habitação. Para aquecimento central da mesma optei por uma Bomba de Calor exterior ligada ao piso radiante.

Antes de terminar a obra tenho procurados boas práticas para utilização da mesma, mas até agora não encontrei nada especifico.

O que eu gostaria de saber era, se devemos deixar o aquecimento (Bomba de Calor) sempre ligada, para ela manter a temperatura estável e não haver picos de aquecimento, arrefecimento? Ou se devemos desligar quando não estamos em casa e ligar uma ou duas horas antes de chegar?


Qual das opções será mais económica em termos de custos de eletricidade?

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

6 Comentários

Filtrar por :
17/11/2016

Bom dia, cara Maria Baptista

O piso radiante hidráulico tem uma grande inércia térmica, o que significa que não é dos melhores sistemas para ligar e desligar com frequência.

As modernas bombas de calor permitem variar a temperatura da água no piso radiante em função da temperatura exterior, antecipando as necessidades de climatização e jogando não apenas com a inércia do sistema mas também com o desfasamento entre a variação de temperatura exterior e o tempo que demora até o seu efeito ser sentido no interior.

Verifique se a bomba de calor e o sistema de controlo associado permitem este controlo da temperatura da água em função da temperatura exterior. Ao adaptar a temperatura da água, irá poupar bastante energia no consumo da bomba de calor.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Antes de mais obrigado pela pronta resposta.

Pelo que percebi na sua opinião o aquecimento central deve-se manter ligado ao longo do tempo necessário.

Só não entendi muito bem o controlo da temperatura da água em função da temperatura exterior, pois não encontro no site da Bomba de Calor informações sobre esse aspeto.
http://www.sanitop.pt/bomba-calor-inverphrie-mon-12-kw-modb#productDocs

Como em todas as divisões terão o seu termostato, pensei que o controlo seria feito por estes medidores.

17/11/2016

Bom dia, cara Maria Baptista,

No link que nos enviou, aparece a informação "Regulação climática incluída". Poderá confirmar com o fabricante ou instalador a que se refere essa regulação climática, uma vez que o separador de "Documentação" não se encontra disponível.

Os termóstatos em cada divisão irão abrir ou fechar o circuito referente a essa divisão, consoante a temperatura solicitada e a temperatura existente nessa divisão. Eventualmente, se o controlo do sistema o permitir, quando todos os circuitos estiverem fechados, a bomba de calor irá desligar-se até ser novamente necessária.

O COP indicado nas caraterísticas da bomba de calor é para uma temperatura exterior de 7ºC e temperatura da água de 35ºC. Alterando estes valores, o COP irá também alterar-se.

Caso o comando do sistema o permita, quando a temperatura exterior for superior a 7ºC, a temperatura da água poderá ser inferior a 35ºC uma vez que as necessidades energéticas da habitação também serão menores.

Ao permitir que a água circule a uma temperatura inferior, o esforço solicitado à bomba de calor será menor, bem como o seu consumo.

Poderá consultar o instalador para saber se o sistema permite esta opção e se está incluída. Nem todos os modelos possuem esta função e nem todos os instaladores o propõem.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Editado:

Depois desta dúvida esclarecida surgiu uma outra, que penso que deve me conseguir responder.

Nós optamos por colocar o piso radiante apenas a fazer quente, deixando instalação para ar condicionado se fosse necessário. Se no verão decidir colocar as unidades interiores de AC, posso ligá-las a esta bomba de calor, ou terei que comprar uma outra unidade externa?

Cumprimentos,

Daniel Cruz

________________________________________________________________________________________________________________________________

Penso ter percebido todos os aspetos que mencionou e irei estar atento e falar com o instalador no momento da instalação da mesma.

De facto o link que lhe coloquei na msg anterior, refere-se à Phrie Mono 12kw Mod. B e o separador "Documentação" não possui nada, mas acedendo à Phrie 12kw apenas, esta já tem 3 documentos associados.
http://www.sanitop.pt/bomba-calor-inverter-phrie-mono-12-kw

Obrigado.

18/11/2016

Bom dia, caro Daniel Cruz,

Pelo modelo indicado, não consigo perceber se a bomba de calor é apenas para aquecimento ou reversível. Caso seja reversível, ela poderá produzir água quente e água fria. Nesse caso, poderá ligá-la a unidades interiores do tipo ventilo-convector a água. Se pretender ar condicionado, então é outro aparelho e outra instalação completamente diferente.

O modelo indicado é de 12 kW e pelo que me parece, monofásico. Verificou se a potência elétrica instalada na habitação é suficiente para operar este modelo?


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento. Por coincidência estive com o instalador ontem e ele disse-me exatamente o mesmo.

A instalação elétrica neste momento ainda é a de obra. Mas foi me indicado, que devia contratar monofásica a 10,35kva.

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.