última atualização: 07/10/2018

Melhor solução para arrefecimeto

Boa noite.

 

Vou iniciar a construção da minha casa mas falta-me ainda decidir algumas soluções em termos de climatização.

Para aquecimento da casa, no inverno, tenciono recorrer a recuperador de calor hidráulico ligado a radiadores, pois tenho alguma facilidade em arranjar lenha e esteticamente gostamos muito dos recuperadores.

Para AQS penso em colocar painéis solares térmicos. Durante o verão deverão ser suficientes e no inverno, em conjugação com o recuperador de calor também deverá ser suficiente. Em último caso o termoaculador poderá ser ligado para aquecer a água.

Inicialmente não pensava colocar nenhum sistema para arrefecimento porque a casa deverá estar bem isolada (e porque os euros podem não chegar para tudo). Depois considerei arriscado não deixar pelo menos pré-instalação para o arrefecimento. É aqui que surgem as dúvidas...

Qual será a melhor opção para arrefecimento tendo em consideração a solução escolhida para aquecimento?

- Pré-instalação para ares condicionados?

- Em vez de radiadores coloco ventiloconvectores para futura instalação de bomba de calor?

- Outro sistema? Qual?

 

Obrigado,

Rui

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
Filipe Pires
19/09/2018

Olá,

Em minha casa tenho ar condicionado em duas divisões. Utilizo mais para arrefecimento e uma das informações que obtive antes da instalação foi que é mais eficiente em comparação com os ventiloconvectores da bomba de calor.

Estou satisfeito porque uso quando pretendo de forma independente.

Também estou a pensar em instalar sistemas solares térmicos, mas estou reticente relativamente ao termossifão ou circulação forçada.

Cumprimentos

User name
RUI MANUEL PEREIRA CRUZ ,Respondeu:
22/09/2018

Sr. Filipe.
Obrigado por partilhar a sua experiência.

Cumprimentos

User name
EDGAR FILIPE BRANCO DE ALMEIDA ALMEIDA
23/09/2018

Bom dia Rui.
Para puder refrescar a sua casa, eu enquanto profissional aconselharia instalar sistema radiante, permite aquecer e refrescar a sua habitação.
Combinado como apoio de recuperador pode instalar uma bomba de calor.
O único senão é o sistema radiante não funcionar muito bem só com recuperador, precisa sempre de outra fonte de energia mais autónoma, pellets, bomba de calor ou caldeiras de chama invertida.
Com os Ventilo-convetores tem a vantagem de puder utilizar numa primeira fase só o recuperador.

Se juntar a pré instalação de radiadores e a pré instalação de A.C. tem o mesmo valor de custo de pré instalação para ventilo convetores.
Se juntar pré instalação de V.C. + V.C. é praticamente o custo do sistema radiante, em que não vai haver qualquer tipo de manutenção anual, os V.C. necessitam de limpeza nos filtros, tal como os A.C., os radiadores podem estragar a estética das divisões, o piso radiante é totalmente oculto funcional (se bem executado), e sem impacto estético.

Moderado pelo administrador da Comunidade

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
24/09/2018
Melhor resposta

Olá Rui,

Não nos parece que, com a instalação de um recuperador de calor Hidro, a relação investimento/retorno em consonância com uma bomba de calor, num futuro próximo seja a melhor.

Ou seja, na nossa opinião, se tem possibilidade de instalar uma bomba de calor, deve fazê-lo desde já, substituindo as funcionalidades globais do recuperador de calor para aquecimento ambiente. Pode sempre ter um recuperador apenas para a sala evitando um investimento tão avultado com o sistema hidráulico.

Em termos económicos, não se justifica ter dois equipamentos com custos de utilização muito competitivos para a maioria das funcionalidades que são comuns entre os sistemas, recuperador de calor hidro ou Bomba de calor.

A Bomba de calor, só para produção de frio, também se revela uma má escolha. Se nos permite a expressão, está a investir num "bolo inteiro, para comer apenas uma fatia". Ao instalar painéis solares térmicos e recuperadores de calor para obter energia alternativa para os banhos a necessidade de uso desta função por parte da bomba de calor decresce muito.

Um sistema de Ar condicionado revela-se a solução mais indicada se já tomou a opção recup.calor hidro, mas terá que ter uma pré-instalação para a colocação dos “splits”, podendo instala-los consoante as divisões que pretende arrefecer. Pense que o Ar-condicionado também colmataria as necessidades de aquecimento.

Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

User name
RUI MANUEL PEREIRA CRUZ ,Respondeu:
07/10/2018

Obrigado a todos pelas opiniões. Foram muito úteis.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Cruz

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.