última atualização: 15/05/2020

Termoacumulador ou Bomba de Calor

Boa noite.

Estou a construir uma casa e neste momento não sei qual seria a melhor opcao para aquecimento de aguas.

Não sei se termoacumulador com auxilio ao painel se a bomba de calor com auxilio tambem ao painel. 

Umas pessoas dizem bomba outras termoacumulador.

O agregrado familar seria de 3 pessoas. 

O aquecimento da casa vai ser a ar condicionado. 

Gostaria de me ajuda-se para tentar perceber qual seria a melhor solução. 

 

Muito Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
15/05/2020

Caro João, bons dias.

Indica que está a construir uma casa, correto? Logo, esta questão deverá ser discutida e acertada com o Projetista que efetuou o Projeto da habitação, nomeadamente o Projeto de Térmica onde esta questão é definida (e outras questões associadas ao envelope térmico e energético da habitação). 

Obrigatoriamente, deverá incluir um sistema solar térmico para a produção de água quente sanitária - não confundir com sistemas fotovoltaicos que produzem eletricidade. Em alternativa, caso não seja tecnicamente viável, deverá optar por um outro sistema baseado em energias renováveis e que lhe garanta uma disponibilidade energética para a produção de AQS anual igual ou superior à que o sistema solar térmico, devidamente dimensionado para a habitação e dimensão do agregado familiar, iria disponibilizar.

O sistema solar térmico, contudo, necessitará sempre de um sistema de apoio - regra geral, um sistema solar térmico consegue disponibilizar cerca de 70% das necessidades anuais de AQS. Aqui, poderá utilizar, de facto um termoacumulador ou uma bomba de calor - há inclusivamente no mercado várias soluções que, de forma integrada, combinam sistemas solares térmicos com bombas de calor como elemento de apoio. Um esquentador termostático a gás natural é uma excelente opção para sistema de apoio ao solar térmico. 

Indica que a climatização será feita por ar condicionado. Depreendemos que irá avançar para a instalação de um sistema de ar condicionado porque, à partida, antecipa que terá calor/frio dentro da casa? Como está o nível de isolamento da habitação? Porque não reforçar o isolamento da evolvente opaca (paredes, telhado, pavimentos...) e dos vãos envidraçados (janelas) de modo a reduzir drasticamente as necessidades de aquecimento e arrefecimento? Até pode chegar, no limite, a uma solução em que os sistemas de climatização possam ser bastante reduzidos. Neste cenário (reforço do isolamento e dos níveis de estanquidade do ar da habitação), recomendamos a instalação de um sistema de ventilação mecância crzada (VMC).

Da mesma forma, existem soluções integradas de bombas de calor que podem operar para a produção de AQS e para climatização dos espaços - por exemplo, uma só máquina exterior é capaz de disponibilizar energia para as duas valências. Pode ser uma solução a explorar com o seu Projetista...

A Equipa Energia Renováveis 

Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
15/05/2020
, Respondeu:

Muito Obrigado por a rapida resposta.

Sim estou a construir uma casa Modelar de contentores.
O isolamento exterior alem de ter o ferro do contentor tem mais a espuma, uma chapa metálica e por final placa de capoto.
O interior tem a lã de vidro e o pladur.
Já me informei e muita gente diz que este tipo de construção tem melhor isolamento que muitas moradias tradicionais.
As janelas são em pvc com vidro duplo.

Importante mencionar que a habitação encontra-se em Viseu, por isso invernos com bastante frio.

Aquecimento de aguas, falaram-me muito bem da nova bomba de calor termodinâmica que parece ser uma tecnologia bastante boa e inovadora.
em termos de ac pensei pois dá frio e quente mas como disse é sempre uma incógnita se este tipo de habitação tem bom isolamento ou não.

Obrigado mais uma vez

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.