Bomba de calor combinado com paineis fotovoltaicos

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde,

Obtive recentemente uma proposta de instalação de uma bomba de calor de 300L com apoio de 2 paineis fotovoltaicos com objective de produzir AQS e reduzir o consumo de energia. Atualmente já tenho instalado 2 paneis solares para AQS (4m2 superficie) mas uma vez que toda a instalção foi mal efetuada procurei renovar/alterar a solução existente. A pergunta que tenho é se justifica instalar uma bomba de calor + paineis fotovoltaicos, ou sera melhor a bomba de calor combinada com os paineis solares já existentes. Como referência é uma moradia com 5 pessoas no agregado familiar.

Desde já obrigado por eventuais esclarecimentos.

John Alves

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento de Água da comunidade Energias Renováveis

5 Comentários

Filtrar por :
25/06/2015

Bom dia Caro John Alves,

Antes de o aconselhar a efetuar um investimento avultado para a instalação de equipamentos novos, preferia tentar perceber o que se passa de errado com o sistema solar térmico.

Para 5 pessoas, os 4 m2 deveriam ser suficientes, quando combinados com um depósito de 300 a 400 litros. Será possível corrigir a instalação existente e depois então pensar em equipamentos complementares?

Quais as queixas que tem acerca do sistema existente e quais as respostas do instalador em relação às suas queixas?


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

26/06/2015

Bom dia,
Obrigado pela resposta tão rápida.
O sistema atual foi instalado há alguns anos e foi sofrendo alterações para corrigir falhas de concepção (foi montado por uma empresa de canalização que entretanto fechou). Inicialmente instalaram dois paineis solres (4m2) com um deposito de 200 L. O depósito não tinha resistência electrica incorporada, por isso acrescentaram um termoacumulador de 100L para complementar o deposito e garantir água quente em dias de menor sol. O sistema teve várias avarias (recirculador, inexistência de valvula de expansão, substituição de tubos de PVC por cobre, entre outros) e pedi diversas intervenções para solucionar o problema. A última empresa que analisou o sistema propos duas soluções: correcção das anomalias atuais sem aquisição de novo equipamento; aquisição de bomba de calor + paineis fotovoltaicos com ligação aos paineis solares atuais. Confesso que ando um pouco desesperado, para já investi algum dinheiro ao longo dos anos em várias reparações e a solução nunca é final. Fiquei tentado em optar por uma solução totalmente nova, mas reconheço que talvez não seja necessário algo tão radical.

Espero que me consigam aconselhar.
cumprimentos
John Alves

26/06/2015

Boa tarde,

A não ser que seja um sistema drain-back, não poderá ser instalado sem válvula de segurança ou com tubos de PVC. Nestas circunstâncias, é compreensível que tenha tido alguns problemas.

Quanto aos 4m2, normalmente correspondem a depósitos de 300 litros, mas depende muito do rendimento dos coletores e da sua capacidade de produzir mais ou menos energia.

Quando refere que foi colocado um termoacumulador elétrico, como estão feitas as ligações hidráulicas? A água quente do depósito solar entra no local da água fria do termoacumulador?

Caso a empresa que lhe fez as duas propostas seja da sua confiança e tenha referências de trabalhos anteriores, creio que poderá manter a solução atual, desde que o custo com as correções não seja superior ao de um novo.


Com os melhores cumprimentos da Equipa do CLEAR Portugal

26/06/2015

Boa tarde,
Obrigado pelo esclarecimento. Em relação às ligações hidraulicas confesso que não sei. De qualquer modo a proposta de retificação e bastante inferior à proposta de instalção de equipamento novo. Dadas as suas explicações estou tentado a optar pela retificação da solução atual.
Costumam recomendar uma lista de empresas de confiança?
Mais uma vez agradeço todo o vosso esclarecimento.
Cumprimentos,
John Alves

26/06/2015

Boa noite,

Infelizmente não temos dados fiáveis que nos permitam distinguir boas de más empresas.

Não é uma garantia por si só, mas poderá optar por empresas cujos técnicos possuam o antigo CAP solar. À partida, são técnicos com formação e que foram avaliados num exame teórico-prático.

Pedir para lhe indicarem alguns clientes e verificar o seu trabalho nesses clientes e qual o grau de satisfação com a dita empresa também o poderá ajudar a selecionar a empresa com a qual trabalhar.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.