última atualização: 26-06-2015

Bomba de calor combinado com paineis fotovoltaicos

Boa tarde,

Obtive recentemente uma proposta de instalação de uma bomba de calor de 300L com apoio de 2 paineis fotovoltaicos com objective de produzir AQS e reduzir o consumo de energia. Atualmente já tenho instalado 2 paneis solares para AQS (4m2 superficie) mas uma vez que toda a instalção foi mal efetuada procurei renovar/alterar a solução existente. A pergunta que tenho é se justifica instalar uma bomba de calor + paineis fotovoltaicos, ou sera melhor a bomba de calor combinada com os paineis solares já existentes. Como referência é uma moradia com 5 pessoas no agregado familiar.

Desde já obrigado por eventuais esclarecimentos.

John Alves

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name
João Silva
25-06-2015
Melhor resposta

Bom dia Caro John Alves,

Antes de o aconselhar a efetuar um investimento avultado para a instalação de equipamentos novos, preferia tentar perceber o que se passa de errado com o sistema solar térmico.

Para 5 pessoas, os 4 m2 deveriam ser suficientes, quando combinados com um depósito de 300 a 400 litros. Será possível corrigir a instalação existente e depois então pensar em equipamentos complementares?

Quais as queixas que tem acerca do sistema existente e quais as respostas do instalador em relação às suas queixas?


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
JOHN ALVES
26-06-2015
Melhor resposta

Bom dia,
Obrigado pela resposta tão rápida.
O sistema atual foi instalado há alguns anos e foi sofrendo alterações para corrigir falhas de concepção (foi montado por uma empresa de canalização que entretanto fechou). Inicialmente instalaram dois paineis solres (4m2) com um deposito de 200 L. O depósito não tinha resistência electrica incorporada, por isso acrescentaram um termoacumulador de 100L para complementar o deposito e garantir água quente em dias de menor sol. O sistema teve várias avarias (recirculador, inexistência de valvula de expansão, substituição de tubos de PVC por cobre, entre outros) e pedi diversas intervenções para solucionar o problema. A última empresa que analisou o sistema propos duas soluções: correcção das anomalias atuais sem aquisição de novo equipamento; aquisição de bomba de calor + paineis fotovoltaicos com ligação aos paineis solares atuais. Confesso que ando um pouco desesperado, para já investi algum dinheiro ao longo dos anos em várias reparações e a solução nunca é final. Fiquei tentado em optar por uma solução totalmente nova, mas reconheço que talvez não seja necessário algo tão radical.

Espero que me consigam aconselhar.
cumprimentos
John Alves

Melhor resposta
User name
João Silva
26-06-2015
Melhor resposta

Boa tarde,

A não ser que seja um sistema drain-back, não poderá ser instalado sem válvula de segurança ou com tubos de PVC. Nestas circunstâncias, é compreensível que tenha tido alguns problemas.

Quanto aos 4m2, normalmente correspondem a depósitos de 300 litros, mas depende muito do rendimento dos coletores e da sua capacidade de produzir mais ou menos energia.

Quando refere que foi colocado um termoacumulador elétrico, como estão feitas as ligações hidráulicas? A água quente do depósito solar entra no local da água fria do termoacumulador?

Caso a empresa que lhe fez as duas propostas seja da sua confiança e tenha referências de trabalhos anteriores, creio que poderá manter a solução atual, desde que o custo com as correções não seja superior ao de um novo.


Com os melhores cumprimentos da Equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
JOHN ALVES
26-06-2015
Melhor resposta

Boa tarde,
Obrigado pelo esclarecimento. Em relação às ligações hidraulicas confesso que não sei. De qualquer modo a proposta de retificação e bastante inferior à proposta de instalção de equipamento novo. Dadas as suas explicações estou tentado a optar pela retificação da solução atual.
Costumam recomendar uma lista de empresas de confiança?
Mais uma vez agradeço todo o vosso esclarecimento.
Cumprimentos,
John Alves

Melhor resposta
User name
João Silva
26-06-2015
Melhor resposta

Boa noite,

Infelizmente não temos dados fiáveis que nos permitam distinguir boas de más empresas.

Não é uma garantia por si só, mas poderá optar por empresas cujos técnicos possuam o antigo CAP solar. À partida, são técnicos com formação e que foram avaliados num exame teórico-prático.

Pedir para lhe indicarem alguns clientes e verificar o seu trabalho nesses clientes e qual o grau de satisfação com a dita empresa também o poderá ajudar a selecionar a empresa com a qual trabalhar.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.