última atualização: 19/03/2020

Moradia: Familia 3 Pessoas: opção para aquecimento de águas

Bom dia Comunidade,

Tenho lido atentamente alguns das conversas relativas ao tema de aquecimento de águas, mas tenho ainda algumas dúvidas em relação a este tema.

Comprei recentemente uma moradia, e como tenho a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento de águas "de raiz", estou a decidir entre comprar o sistema Ariston Lydo Hybrid ou um esquentador normal. A opção de termoacumulador parece-me cara.

Somos uma família de três pessoas, e o nosso consumo de duches diários é de 2 banhos por dia, um a seguir ao outro.

Nos dias em que serão necessários 3 banhos, serão desfasados.

No futuro (dentro de um ano), serão também instalados painéis solares para geração de energia elétrica. Estamos ainda indecisos se serão dois ou 3 painéis de 300 W.

A moradia já tem a instalação para gás canalizado, e por questão de conveniência gostaria de utilizar o espaço reservado para o esquentador para colocar o Ariston Lydos Hybrid de 80 ou 100 litros.

Sendo que a instalação do Ariston e consequente instalação do esgoto comporta alguns custos,qual será a solução que fará mais sentido?

 

Obrigado.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
19/03/2020

Boa tarde João Salgueiro,

O gás canalizado é propano ou natural? Se for gás natural, o custo por kWh para produzir água quente com o esquentador ou bomba de calor não é muito diferente.

Se tomam banhos seguidos e não em simultâneo, o esquentador, sendo um aparelho de produção instantânea dá-lhe a garantia de nunca lhe faltar água quente, embora o conforto seja penalizado se abrir mais que uma torneira em simultâneo.

A bomba de calor, sendo um aparelho de produção por acumulação, permite-lhe usar vários pontos de tiragem em simultâneo mas durante um período reduzido de tempo. Se pretende instalar a bomba de calor no local previsto para o esquentador, não poderá ir além dos 80 a 100 litros que menciona. Serão suficientes? Já viu o caudal de água no duche e o tempo que os dois duches demoram? Com esses dados poderá verificar se a bomba de calor responde às necessidades.


Cumprimentos,
João Silva

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.