última atualização: 31-08-2019

aquecimento de águas sanitárias, aquecimento central e energias renováveis

Neste momento tenho uma caldeira a gas natural para aquecimento das águas sanitárias e para aquecimento central.

Como preciso de mudar a caldeira, gostaria de saber qual a melhor opção em  termos de relação custo / eficiência e ponderand tambm a hipótese de instalação de painéis solares.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
30-07-2019

Olá Cristina,

Pode instalar um termossifão de capacidade de acordo com o seu agregado familiar, mas não deixará de depender da energia de apoio (da rede elétrica). O gás natural continua a ter um custo energético muito competitivo.
Dependendo do seu orçamento, a Cristina tem sempre que instalar um sistema que lhe produza águas quentes sanitárias e aquecimento central. Se já tem fornecimento de gás natural, o nosso conselho passa pela substituição para uma caldeira com recuperação de condensação. Isto, se pretender continuar a fazer aquecimento central.
Quanto à relação custo/eficiência:
Caldeira+termossifão, é um investimento elevado, mas que é rapidamente amortizado quanto maior for o seu agregado familiar.

Por exemplo: um agregado de duas pessoas muito dificilmente consegue recuperar o investimento feito em solar térmico num espaço de tempo aceitável, mesmo beneficiando, aproximadamente, de 70% da energia para AQS, a custo zero.
Esperamos ter ajudado com a sua dúvida. Se tiver mais questões, não hesite em as colocar.

Com os melhores cumprimentos
Equipa energias renováveis

User name
ANTONIO JOSE MOREIRA DOS SANTOS
31-08-2019

Nestes assuntos, como em quase tudo na vida as nossas opiniões são influenciadas pelas nossas emoções. É uma declaração de interesses. Na ainda minha vivenda instalei um sistema AQS Solarhart com um resrvatório de 300 litros quando a familia era de 4 pessoas. O custo foi de cerca de 2000€. O apoio é eléctrico. Em minha casa não há nada a gás. Por ser electrtotécnico uso a água quente para: alimentação da máquina de lavar roupa que é uma Siemens bi-térmica. e directamente a de lavar loiça uma AEG há cerca de 10 anos sem problemas com a consequente poupança de consumos de energia eléctrica.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.