Boa solução para AQS em moradia
Boa tarde,
Tenho acompanhado os vários tópicos do fórum, no sentido de procurar uma boa (a melhor é subjetiva) solução para aquecimento de águas numa moradia que tenciono remodelar.
Atualmente, esta moradia tem esquentador com gás de botija e a opção de ligação à rede de gás natural não me parece viável (custo de ligação à rede + instalação parece-me elevado).
Somos 4 pessoas, com utilização diária regular a nível de banhos, mais todo o uso habitual de cozinha.
Estava a pensar avançar com painéis solares para este efeito, mas já percebi que necessita de um sistema de apoio para quando o sistema solar não consegue aquecer toda a água necessária. A bomba de calor parece-me uma solução interessante, mas não será o conjunto um investimento elevado? É o conjunto que mais compensa ao longo dos anos?
Esta decisão também influencia a necessidade ou não de manter o gás. Não havendo essa necessidade, talvez acabe por passar para uma placa de indução na cozinha.
Sei que é um tópico muito debatido, mas sendo leigo na área, tenho dificuldade em encontrar uma resposta adequada para este caso concreto.
Agradeço desde já a ajuda.


Boa Tarde
Já que tem gás e esquentador este fica de apoio a um termossifão no mínimo de 200 litros, se conseguir meter termossifão de 300 litros melhor, se esquentador não estiver preparado para solar meta um modulo solar. O gás de rede fica muito mais barato. O esquentador é melhor solução de apoio a um termossifão e muito mais barato que um sistema solar com bomba de calor. Se quiser melhor coloque 4 painéis de produção de energias solar de autoconsumo.
Obrigado pela rápida resposta.
O sistema com termossifão pode não ser o ideal, pois segundo percebi, deverá ser colocado no telhado virado a sul e este está no lado da entrada da casa, o que esteticamente não fica muito bem. Esta solução que refere compensará com sistema de circulação forçada?
É imperativo que os coletores estejam virados a sul?
Boa tarde,
a Sul é onde conseguirá obter a máxima captação. Pode usá-los mesmo com orientações desviadas até 30 ou 45º para Este ou Oeste. Qualquer bom instalador lhe poderá indicar as penalizações à captação para a orientação que possui.
Obrigado João Silva.
Ainda sem querer colocar o esquentador a gás propano de lado, preocupa-me um pouco o custo anual, quando comparado com outras hipóteses.
Não sendo possível investir em tudo de uma só vez, qual seria o primeiro investimento a fazer? Não quero estar a investir numa solução que no futuro não tem capacidade para melhoria ou expansão.
Bom dia,
uma vez que terminar com o gás é uma opção que parece agradar-lhe, uma das possibilidades será uma bomba de calor AQS com serpentina para o solar.
Mais tarde poderá proceder à instalação dos coletores. E nesse caso, uma vez que o depósito já não ficará no telhado, a questão estética talvez já não seja um problema e possa colocar os coletores a sul.
Cumprimentos