Colchão COLUNEX ECO ENERGY: resultados do teste Descontinuado
Procura produtos novos?

Este produto já não está no mercado. Se procura um modelo recente, veja as últimas recomendações.
Avaliação do especialista
É um colchão com núcleo de espuma que, ao contrário da maioria dos restantes modelos, não possui camada de espuma viscoelástica. Tem uma espessura de 20,5 cm, sendo um modelo de altura média. Tenha em conta que a capa não é removível e qualquer sujidade ou mancha terá de ser tratada localmente.
Suporte do corpo
Como pode ver no separador relativo às avaliações técnicas, este modelo confere um suporte do corpo globalmente bom; contudo, varia consoante a posição adotada ao dormir e da morfologia corporal. Se dorme habitualmente na posição lateral o suporte do corpo será apenas aceitável, e habitualmente dorme em posição dorsal o suporte do corpo será bom.
Outras características
Os testes técnicos classificam este modelo como um colchão de firmeza média. Em termos de características térmicas, este modelo é quente, não sendo o mais adequado para ambientes quentes ou para quem transpira muito ao dormir. Este modelo recebeu uma avaliação muito boa após os ensaios de durabilidade, não revelando qualquer dano e mantendo o seu comportamento inicial. Pode consultar mais características e resultados dos testes nos separadores respetivos.
Pontos fortes
- Bom suporte do corpo.
- Capa removível.
Pontos fracos
- Mais caro do que a média dos modelos testados.
€899,10
Resultado do teste
qualidade
Resultado do teste
Suporte do corpo
Este parâmetro avalia a forma como o colchão apoia as diferentes partes do corpo, estando este deitado em posição lateral ou dorsal (costas). A classificação atribuída baseia-se na média dos valores registados para os vários tipos de morfologia corporal (corpulentas e magras). Para uma escolha adaptada ao seu caso, consulte os resultados individuais.
-
Posição lateral Info
Posição lateral
Em posição lateral atendemos à coluna vertebral. Para um bom resultado, a coluna deve formar uma linha horizontal e quase paralela à superfície do colchão.
3 Star -
Posição dorsal Info
Posição dorsal
Em posição dorsal, registamos a posição relativa das diferentes partes do corpo, nomeadamente as distâncias e os ângulos entre cabeça e tronco e entre este e as pernas.
4 Star -
Posição dorsal - pessoas de morfologia pequena4 Star
-
Posição lateral - pessoas de morfologia pequena3 Star
-
Posição dorsal - pessoas de morfologia grande4 Star
-
Posição lateral - pessoas de morfologia grande3 Star
-
Distribuição da pressão Info
Distribuição da pressão
Este aspeto é medido no corpo deitado em posição dorsal (costas) sobre uma manta sensível à pressão, estando ela colocada entre a pessoa e o colchão. O valor máximo de pressão é registado, bem como a respetiva área afetada. Zonas de pressão intensa levam a uma sensação de desconforto.
-
Elasticidade3 Star
-
Independência de lados Info
Independência de lados
Analisamos como se comporta o colchão quando nele dormem duas pessoas. Aplicam-se dois pesos, um em cada lado do colchão, e verifica-se se a zona entre ambos não se afunda, o que provocaria desconforto nos utilizadores.
-
Evacuação da transpiração Info
Evacuação da transpiração
O ensaio é realizado numa câmara climática onde a humidade de teste é colocada sobre a cama, podendo apenas dissipar-se através do colchão. Desta forma, é possível classificar e avaliar o colchão relativamente à facilidade com que evacua a transpiração proveniente do corpo.
4 Star
Durabilidade
Neste ensaio é usado um grande cilindro de madeira, pesando 140 kg, que se faz rodar 60.000 vezes sobre o colchão, simulando o uso ao longo da sua vida útil.
-
Resistência5 Star
-
Manutenção do suporte do corpo5 Star
-
Manutenção da altura e firmeza com o uso4 Star
Desempenho ambiental
A durabilidade, facilidade em separar os diferentes componentes para reciclagem e o impacto ambiental dos materiais usados ditam, entre outros, o desempenho ambiental de cada colchão.
-
Impacto ambiental dos materiais Info
Impacto ambiental dos materiais
O impacto dos materiais, medido em Kg de CO2 equivalente, reflete o dano ambiental dos vários materiais usados na construção do colchão, dependendo do tipo e quantidade de cada um.
-
Reciclabilidade Info
Reciclabilidade
Este aspeto avalia até que ponto os diferentes materiais são fáceis de se separar, com vista à posterior reciclagem, penalizando igualmente os modelos com demasiados materiais distintos.
-
Lavagem e qualidade de construção
-
Informação sobre deposição em fim de vida e reciclagemnão verificado
-
Rótulo Ecológico Europeu
Características
Características principais
-
Núcleoespuma
-
Dimensões anunciadas (largura x comprimento)160 x 200 cm
-
Número de camadas (vista vertical)9
-
Camada(s) de espuma viscoelásticaNão
-
Composição da coberturapoliéster
-
Rótulo Ecológico EuropeuNão testado
-
Certificação Oeko-TexNão testado
-
Número de materiais diferentesNão testado
-
Incorporação de materiais reciclados InfoNão
Incorporação de materiais reciclados
Informação declarada pela marca.
Maneabilidade
-
Número de pegas para transportar/movimentar o colchão0
-
Modelo reversível (cabeça/pés)Sim
-
Ambas as faces do colchão podem ser usadas InfoSim
Ambas as faces do colchão podem ser usadas
Prolongar a vida do colchão passa por virar para baixo, com alguma regularidade, a face do colchão que se encontrava para cima. Em alguns casos, isso não é possível pois apenas uma das faces foi construída com restimentos adequados ao suporte e conforto do corpo, invalidando o uso da outra face.
-
Cobertura removívelSim
-
Fecho de correrNão testado
Dados técnicos
-
Firmeza anunciadaNão indicado
-
Firmeza efetiva Infomédio
Firmeza efetiva
A firmeza do colchão é determinada de acordo com os procedimentos expressos na norma europeia EN 1957. O valor obtido é por nós classificado numa escala de 5 pontos (muito firme a muito macio), podendo diferir da firmeza anunciada pela marca.
-
Firmeza (de acordo com a norma EN 1957)3,50
-
Comportamento térmico Infoquente
Comportamento térmico
Além da roupa da cama e da temperatura ambiente do quarto, as caraterísticas do colchão também interferem na sensação térmica. Para classificar o comportamento térmico do colchão, utilizamos uma câmara climática onde se coloca uma placa de cobre aquecida a 37°C e isolada contra perdas de calor em todas as direções, exceto na que está em contacto com o colchão. A energia necessária para manter a temperatura da placa dá a informação relativa ao nível de isolamento do colchão. Trata-se de um parâmetro cuja apreciação é muito variável: muitos preferem um modelo fresco, enquanto outros procuram um modelo mais quente.
-
Reatividade às mudanças de posição Infomédia
Reatividade às mudanças de posição
As pessoas que mudam frequentemente de posição durante o sono sentem-se mais confortáveis em colchões que reagem com uma intensidade semelhante à força feita para o movimento (histerese elevada). Já quem se mexe pouco, apreciará um colchão menos reativo (histerese baixa).
-
Faces de inverno/verãoNão
-
Número de diferentes zonas de conforto (horizontal)0
-
Intensidade do efeito viscoelástico InfoNão aplicável
Intensidade do efeito viscoelástico
Verificado apenas nos modelos com este tipo de espuma.
-
Orifícios de ventilaçãoNão
-
Cobertura lavávelNão indicado
Melhores colchões
-
Melhor
do teste -
Escolha
acertada -
Escolha
acertada