Notícias

Poupe água com os hábitos e os dispositivos certos

03 agosto 2022
Água a correr da torneira. Dicas DECO PROTESTE para poupar água.

Em tempos de seca severa, poupar água é ainda mais fundamental. Há redutores e chuveiros que permitem poupar. Saiba quais os dispositivos que reduzem o consumo de água. Conheça as nossas escolhas.

Início

Os números dizem tudo: em junho, 68% do território nacional estava em seca severa e 28% em seca extrema. Apenas 4% do território estava em seca moderada. A poupança de água é, por isso, um imperativo e é fácil poupar água em casa.

Pequenos gestos e os dispositivos corretos podem fazer com que cada lar seja um guardião ativo deste recurso escasso e vital. Indicamos dicas de poupança de água com o que já tem em casa. Mas, para aumentar o potencial de poupança, pode haver a necessidade de realizar pequenos investimentos em cabeças de chuveiro, redutores de caudal ou num sistema de dupla descarga no autoclismo. Vai ficar espantado com a poupança. Visitámos diversas lojas em todo o País e adquirimos dispositivos de poupança de água. Testámo-los e apresentamos os resultados para que comece já a poupar de forma fácil e com baixo investimento.

Os resultados são eloquentes: sem estes dispositivos, uma pessoa pode gastar, por dia, 280 litros de água, de acordo com o nosso cenário. Se reconvertessem esses equipamentos para os que vamos indicar, o seu consumo diário passava para os 100 litros. Ou seja, uma poupança de 180 litros diários por pessoa, o que equivale a 36 garrafões de água de 5 litros. Considerando uma família de três pessoas, ao final de um ano, corresponderia a uma poupança de 135 mil litros de água. O investimento para essa transformação é relativamente acessível – 63,57 euros – para uma poupança anual que pode variar de acordo com a tarifa de água aplicada na zona do País onde vive.  

Conheça o movimento pela sustentabilidade

Os dispositivos mais eficazes

Escolher o mecanismo mais adequado é fácil: basta saber a pressão e o caudal da sua torneira. Explicamos como o fazer mais abaixo. Verifique, ainda, se o redutor de caudal se adequa à rosca da torneira.

Na casa de banho e na cozinha

A simples instalação de uma cabeça de chuveiro eficiente contribui para a poupança e mantém o conforto. Caso tenha um esquentador ou uma caldeira, tenha em consideração que a redução para um caudal inferior a 5 litros por minuto pode impossibilitar o arranque do aparelho – por isso, tenha em atenção que deverá adquirir o dispositivo adequado. 

Se o custo das cabeças de chuveiro for elevado, pode optar por instalar redutores de caudal para chuveiros. Além destes dispositivos, existem outros para reduzir o caudal das torneiras de lavatório, na casa de banho e na cozinha.

Também na casa de banho, é possível poupar água no autoclismo. Se o seu ainda não possui um sistema de dupla descarga, saiba que pode comprar um sistema universal simples de montar no autoclismo que tem. Este mecanismo fará com que possa fazer meia descarga em vez de descarga completa, podendo poupar cerca de 14 mil litros de água ao final de um ano, considerando uma família de três pessoas. Também é possível instalar um retardador de enchimento do autoclismo, que irá possibilitar uma poupança de água adicional. Este mecanismo faz com que exista um atraso na abertura do mecanismo de enchimento do autoclismo após a descarga ter sido efetuada, evitando assim o desperdício de água. Permite uma poupança adicional de cerca de 4 mil litros de água por ano, se for implementado sem um sistema de dupla descarga ou quase 2 mil litros de água por ano, se o autoclismo já tiver um sistema de dupla descarga, considerando uma habitação com três pessoas.

O que recomendamos a partir do nosso teste

(Infografia: Pedro Nunes)  

Como medir o caudal da água em casa

Tal como demonstrámos, instalar redutores de caudal nas torneiras ajuda a poupar água. No entanto, de forma a assegurar que está a escolher o dispositivo que melhor se adequa à sua realidade, tem de saber quais as características da sua habitação. Um dispositivo pode funcionar bem numa habitação e, noutra, fazer com que o caudal seja até superior ao inicial, sendo este passo crucial para a poupança de água.

Para saber se estes dispositivos têm utilidade para o seu caso em específico – e qual o que mais de adequa à sua família –, deve ter a informação da pressão na sua área de residência (deve ligar para a entidade gestora da água no seu concelho) e tem de medir o caudal da água. Para tal, siga estes passos para a medição do caudal.  

Depois de descobrir a pressão da água à entrada de casa, desconte 7 m.c.a. Em moradias com vários pisos, subtraia ainda 3 m.c.a. por piso. Por exemplo, para uma pressão de 40 m.c.a. à entrada de uma moradia de dois pisos, a pressão a considerar no andar superior será de 40 - 7 - 3 = 30 m.c.a. Na etiqueta dos redutores de caudal, a pressão será indicada em bar (por exemplo, 30 m.c.a correspondem a 3 bar e 20 m.c.a correspondem a 2 bar). 

Escolha os dispositivos depois de consultar na etiqueta os dados que relacionam a pressão de água (indicada em bar) com o caudal de água (indicado em l/min.). 

Please fill the source and the alt text 
Os redutores são fáceis de instalar: basta desenroscar a ponteira da torneira e substituí-la pelo redutor, também ele de enroscar. 

Independentemente de ter instalado redutores de caudal, lembre-se de que, se não tiver os comportamentos adequados, pode aumentar o total de consumo de água. É, portanto, crucial que os adote. Deixamos ainda outras dicas importantes de poupança de água.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

Início

Exclusivo Subscritores Superior

Descubra todas as vantagens durante 2 meses, por apenas € 2

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor,  faça login para ler o artigo completo.


Subscrever