Parceria
O Lusitânia Poupança Reforma PPR (Plano de Poupança Reforma) é um seguro com capital garantido destinado a quem queira ter uma poupança para a reforma, que permite fazer entregas regulares de pequenos montantes.
Eleito Escolha Acertada no estudo mais recente da PROTESTE INVESTE sobre PPR, é o produto ideal para criar um complemento de reforma sem demasiado esforço financeiro, pois o montante mínimo das entregas é de 20 euros mensais. O prémio pode ser liquidado com uma periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual. Também pode fazer entregas livres.
O prémio (montante entregue) pode ser alterado, indexado anualmente, suspenso ou retomado em qualquer momento. É um PPR indicado para quem já está a 10 anos ou menos da reforma e não quer correr riscos desnecessários. Assim, se tem 56 anos ou mais, deverá subscrever ou transferir para este plano (no caso de já ter um PPR).
Além de subscrever um produto que já é a nossa Escolha Acertada da categoria e, portanto, o mais rentável do mercado, negociámos três vantagens exclusivas para os nossos subscritores.
1. Isenção de subscrição ou aquisição.
2. Isenção de qualquer comissão por resgate antecipado.
3. Prémio de fidelização anual:
- para subscritores PROTESTE INVESTE +0,10% nos primeiros cinco anos de vigência do contrato;
- para subscritores DECO PROTESTE +0,05% nos primeiros cinco anos de vigência do contrato.
Vantagens fiscais
Os PPR mantêm-se interessantes e competitivos graças aos benefícios fiscais que proporcionam nas entregas e no momento do resgate. Os montantes entregues anualmente podem ser deduzidos no IRS, consoante a idade e os limites das deduções à coleta totais em função do rendimento. No momento do resgate, e desde que respeite as condições de reembolso dos PPR, usufrui de uma taxa de imposto sobre o rendimento bastante mais favorável do que a maior parte dos produtos financeiros (tributação a 8 por cento).
Rentabilidade garantida de 1,5%
Uma das vantagens de optar por este PPR sob a forma de seguro é apresentar uma rentabilidade mínima garantida que é anunciada no início de cada ano civil. Esta taxa não pode ser superior a 4 por cento. O rendimento mínimo garantido é de 1,5% na anuidade iniciada em 2023, ao qual acresce ainda a participação de resultados. Ainda não está disponível a rentabilidade de 2022 mas, nos últimos cinco anos, até final de 2021, obteve 3% ao ano. Em 2021 obteve uma valorização anual de 2,25% bruta, à qual é ainda deduzida a comissão de gestão (1,2% ao ano, cobrada mensalmente).