COMUNICADO

Euroconsumers e GASA apelam a linhas diretas nacionais de fraude

05 dezembro 2024
Homem a segurar a cabeça em frente a computadores - alusão ao cibercrime

05 dezembro 2024
As organizações da Euroconsumers, Altroconsumo, DECO PROteste, OCU, Testachats/Testaankoop, e a Global Anti-Scam Alliance apelam aos seus governos nacionais para que estabeleçam linhas diretas de fraude dedicadas que forneçam às vítimas de fraude o apoio, orientação e recursos de que necessitam urgentemente na sequência de um cibercrime. 

Este apelo urgente baseia-se num debate fundamental no Fórum Internacional da Euroconsumers, realizado hoje em Bruxelas. 

Uma resposta unificada: centralizando o suporte para vítimas de fraudes

Este apelo à ação esteve no centro das atenções durante o workshop «From setback to Comeback: empowering scam victims» (Do revés ao regresso: capacitar as vítimas de fraudes), realizado hoje no Fórum Internacional Euroconsumers, em Bruxelas. O painel reuniu decisores políticos, autoridades policiais, líderes da indústria e grupos de defesa das vítimas para discutir a ameaça crescente do cibercrime e as necessidades muitas vezes negligenciadas das vítimas. Este revelou através de relatos em primeira mão como o de Ayleen Charlotte ("Tinder Swindler") as lutas que as vítimas de fraudes enfrentam, a sua difícil jornada para obter respostas adequadas  de intervenientes como polícia, bancos e plataformas, além do pedágio emocional que as fraudes infligem. Sublinhou igualmente a necessidade de uma abordagem mais coordenada e centrada na vítima.

A Euroconsumers e a Global Anti-Scam Alliance defendem a criação de centros de contacto nacionais para apoiar as vítimas de burlas. Esses centros serviriam como um ponto único e coordenado de assistência, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades policiais, redes de apoio às vítimas, bancos, provedores de telecomunicações e plataformas on-line. O seu objetivo é ajudar as vítimas a recuperar fundos roubados, fornecer apoio emocional e garantir que têm orientações claras sobre onde procurar ajuda quando confrontadas com uma fraude.

"Em vez de enviar vítimas de golpes numa jornada solitária pela polícia, bancos, plataformas,... Em busca de ajuda e reparação, uma única linha direta de fraude poderia, pelo menos, assumir esse fardo dos seus ombros. Também permite a abordagem especializada que os sobreviventes de fraudes exigem para lidar com a vergonha e o impacto emocional " – Els Bruggeman, Head of Policy and Enforcement da Euroconsumers

"Uma melhor coordenação entre as partes interessadas no apoio aos sobreviventes de fraudes facilitará uma melhor coordenação entre as diferentes partes interessadas para perseguir os fraudulentos e levá-los à justiça" – Jorij Abrahams, Diretor da Global Anti-Scam Alliance .  

Tendências preocupantes dos inquéritos - Um claro apelo à ação por parte dos consumidores

A urgência de tais medidas é corroborada pelas conclusões do último inquérito aos consumidores da Euroconsumers. Cair numa fraude, pode literalmente acontecer com cada um de nós: 92% dos entrevistados relataram ter sofrido uma fraude ou golpe nos últimos dois anos, 78% destes até ocorreram nos últimos 12 meses. Mais preocupante ainda é o facto de mais de metade das vítimas de burlas não terem procurado qualquer apoio e apenas 47 % dos consumidores sentirem que têm acesso a procedimentos claros para combater a cibercriminalidade.

Enquanto um terço das vítimas de fraude inquiridas contactou a polícia, um em cada quatro casos foi encerrado sem acompanhamento e um em cada cinco nem sequer obteve qualquer resposta, deixando as vítimas a sentirem-se abandonadas e frustradas. Apenas três por cento conseguiram recuperar o seu dinheiro. 

Ao abordar as lacunas na aplicação da lei e no apoio às vítimas, os centros nacionais de fraude podem ajudar a restaurar a confiança no ecossistema digital e garantir que os consumidores não sejam mais deixados para navegar sozinhos pelas consequências dos golpes.

Sobre a Euroconsumers

Reunindo cinco organizações nacionais de consumidores e dando voz a um total de mais de 1,5 milhões de pessoas em Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Brasil, a Euroconsumers é o grupo de consumidores líder mundial em informação inovadora, serviços personalizados e defesa dos direitos dos consumidores. As nossas organizações europeias membros fazem parte da rede do BEUC, a Organização Europeia de Consumidores. Juntos, defendemos políticas da UE que beneficiam os consumidores na sua vida quotidiana.