Notícias

IMI: preço do metro quadrado mantém-se nos 615 euros em 2021

O Governo decidiu manter o preço do metro quadrado dos imóveis, o que significa que esta parcela não sofre alterações no cálculo do IMI. Só uma simulação pode ditar se vale a pena pedir nova avaliação da sua casa às Finanças.

  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
22 dezembro 2020
  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
Prédio em construção

iStock

O valor de construção dos imóveis continua, em 2021, a manter-se nos 615 euros por metro quadrado. É o terceiro ano em que este valor está em vigor em Portugal, depois de nove anos estabilizado nos 603 euros por metro quadrado, até 2018.

Com a manutenção do valor de construção e o adiamento da atualização dos coeficientes de localização – que constituem dois dos fatores que influenciam o cálculo do IMI – , os montantes a serem cobrados em 2021 não deverão sofrer grandes alterações. A única exceção vai para os casos em que os proprietários não pediram às Finanças uma atualização do valor dos imóveis nos últimos três anos. Alguns deles poderão vir a obter poupanças, mas só uma simulação o poderá confirmar.

Simule se pode poupar no IMI

Se a simulação confirmar que é possível poupar com a nova avaliação da casa, avance com o pedido às Finanças. Basta apresentar nas Finanças o modelo 1 do IMI corretamente preenchido para que os serviços tenham de efetuar nova avaliação do imóvel. O pedido é gratuito e pode ser submetido online, através do portal das Finanças.

Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.

Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez em 2018 ou 2019, ainda não o pode fazer este ano.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.