Custo de Bomba de calor geotérmica
Bom dia!
Estou a ponderar sistemas de aquecimento para uma moradia a construir este ano em Bragança.
Para já, penso em bomba de calor e piso radiante auxiliada por biomassa (recuperador a lenha) com tanque de inércia nos dias mais frios.. Mas para a escolha da bomba de calor gostaria de saber se será de excluir a geotermia. Para tal, gostaria de ter uma ideia de custos... Alguém já experimentou? Se fosse para a geotermia poderia excluir a biomassa como sistema auxiliar, revertendo esse custo para a bomba de calor?
Grato pela atenção,
Boa noite Sr Nuno Dias gostaria que me tirasse uma dúvida. Estou a pensar construir uma vivenda e gostaria de bom Natal uma bomba geotérmica mas gostaria que me indicasse o funcionamento desta. Eu vou fazer um furo de água. Este serviria também para o aquecimento ou terei que fazer outro a parte .Ou será melhor o outro sistema tipo serpentina no solo. Eu da zona de Vila Real. Agradeço a sua resposta. Obrigado
Boa tarde, caro Nuno Dias,
para uma utilização a baixa temperatura, como é o caso do pavimento radiante, que utiliza água a cerca de 35ºC, as bombas de calor apresentam bons SCOP (relação entre a energia térmica produzida e a energia elétrica consumida).
A opção entre a bomba de calor aerotérmica ou geotérmica prende-se com a temperatura da fonte de calor; no caso da aerotérmica essa fonte é o ar exterior, que apresenta variações significativas ao longo do ano, podendo atingir valores baixos no Inverno na sua região, enquanto que a bomba de calor geotérmica, capta calor do subsolo, normalmente a uma profundidade que lhe permite manter uma temperatura estável durante todo o ano.
Esta variação de temperatura irá influenciar o rendimento da bomba de calor aerotérmica, mas as temperaturas no nosso país dificilmente irão impedir o seu funcionamento, pelo que o apoio com o recuperador a lenha poderá ser dispensável mesmo com esta bomba de calor.
O nosso conselho é que consulte um instalador especializado e experiente na instalação de bombas de calor para que lhe forneça não apenas um orçamento para a instalação mas também um estudo económico das vantagens entre os dois sistemas - aerotermia ou geotermia.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Boa tarde!
Agradeço a resposta.
Em Bragança temos frequência de temperaturas negativas durante a noite. Isso obriga a um líquido na bomba de calor específico?
Recomenda algum instalador que preste serviços nesta região? Por onde devo procurar?
Grato pela atenção,
Bom dia, caro Nuno Dias,
Existem bombas de calor monobloco ou split (unidade interior + unidade exterior).
No caso dos modelos split, a circulação de água é feita apenas no interior da habitação, pelo que a proteção contra congelamento é, normalmente, feita através da programação dos termóstatos. Na maioria dos termóstatos de aquecimento, a sua posição "mínimo" corresponde a 6ºC. Significa que, na eventualidade pouco provável da temperatura no interior da habitação baixar dos 6ºC, o sistema de aquecimento irá funcionar para impedir a congelação.
As bombas de calor monobloco têm todo o conjunto produtor de água quente no exterior da habitação e, nesses casos, poderá ser necessário assegurar que o ponto de congelação da água é inferior às temperaturas mínimas que se possam verificar no local da instalação. Essa proteção é feita habitualmente através da adição de glicol à água do circuito de aquecimento.
Em relação aos instaladores, não temos dados que nos permitam ajudar na seleção. O que podemos aconselhar é que procure um instalador local, que possa assegurar o pós-venda e de preferência recomendado pela marca da sua preferência, caso já tenha alguma definida.
Sendo um produto que trabalha com fluido frigorigéneo no seu interior, poderá consultar a listagem do Certif com todas as empresas já credenciadas para manuseamento destes fluidos.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Bom dia!
Agradeço a resposta.
Então se eu optar por um modelo interior, à partida não terei problemas de falta de eficácia da bomba de calor e será desnecessário investir na geotermia nem no sistema auxiliar? Vou procurar nessa lista.
Grato pela atenção,
Boa tarde, caro Nuno Dias,
Ao optar por um modelo em que a água quente é produzida na unidade interior, não deverá ter problemas com a congelação do circuito de aquecimento.
A eficácia de uma bomba de calor varia sempre com a temperatura da fonte de calor e, tendo temperaturas muito baixas no inverno, deverá dimensionar a sua bomba de calor de maneira a que, mesmo nas temperaturas mais baixas, ela tenha capacidade térmica para fornecer o aquecimento necessário.
Daí ser interessante trabalhar com um instalador recomendado pela marca, que saiba calcular o ponto de equilíbrio (pode ter diferentes nomes consoante a marca de bomba de calor ou com o instalador com que estiver a falar).
As necessidades de aquecimento da sua habitação aumentam quando a temperatura exterior baixa, enquanto que a capacidade de aquecimento de uma bomba de calor diminuem quando essa mesma temperatura baixa. Na prática, o ponto de equilíbrio indica-lhe a capacidade de aquecimento do aparelho na mínima temperatura da sua zona.
No caso deste gráfico, a bomba de calor tem uma capacidade nominal de 11 kW mas, a cerca de 2ºC de temperatura exterior apenas consegue fornecer cerca de 9 kW à instalação de aquecimento.
Um estudo semelhante deverá ser feito à sua instalação de aquecimento e à bomba de calor selecionada. Não basta que, em catálogo a bomba de calor tenha capacidade suficiente; o que lhe interessa é que nas condições da sua instalação ela forneça a energia de que necessita.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal
Bom dia!
Agradeço a resposta!
Irei procurar um técnico especializado . Veremos o que conseguirei encontrar por cá...
Grato pela atenção,