última atualização: 31/05/2021

Bomba de calor ou pellets?

Boa tarde,

Vou construir uma moradia 100% térrea em Braga, com uma área habitacional (ou seja, excluindo a garagem e terraços) de cerca de 200m2 e um sistema de aquecimento de piso radiante.

No entanto, estou indeciso se devo optar por um sistema de bomba de calor ou de caldeira a pellets para aquecimento, quer de águas sanitárias quer da temperatura ambiente da casa, durante os meses mais frios e menos solarengos do ano.

Para os meses mais quentes e solarengos a decisão está fechada, uma vez que irei optar por painéis solares ou fotovoltaicos montados num "telhado" plano dado que a propriedade se encontra num local excelentemente exposto ao Sol.

Contudo, as minhas dúvidas prendem-se no consumo de energia, uma vez que me já me disseram que a bomba de calor é um sistema mais cómodo, mas que a fatura da luz dispara, acabando a caldeira a pellets por ser mais económica. No entanto, também já ouvi e li o contrário.

Tenho uma outra dúvida que tem que ver com o facto se uma bomba de calor é suficiente para aquecer as águas sanitárias e o ambiente da casa, ou se serão necessárias duas bombas de calor, uma para cada função.

Espero ter sido esclarecedor.

Obrigado.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.