Ar Condicionado Inverter Condutas - Cheiro Mofo - O que fazer?
Boa tarde,
Tenho um ar condicionado multisplit inverter de condutas em casa, colocado há um ano. Trabalhou no inverno passado e este verão. Agora que começamos a usar novamente para aquecer, verifico que sempre que ligamos o aparelho o primeiro ar que sai da máquina (ar fresco) tem um odor bastante intenso a mofo. Este cheiro propaga-se rapidamente pelo quarto, ao ponto de por vezes se tornar insuportável. Outras vezes passa rapidamente, pois assim que a máquina começa a introduzir ar quente o cheiro desaparece completamente!
O mesmo cenário repete-se na seguinte situação: estando a temperatura a quente atingida, o ar condicionado continua sempre a trabalhar em baixa velocidade, o que acaba por fazer subir lentamente a temperatura para além do valor definido. Já falei com o técnico da mitsubishi e informou que em quente as válvulas estão sempre abertas, daí continuar sempre a aquecer, apesar de a um ritmo inferior. Até me sugeriu colocar no comando uma temperatura inferior ao desejado pois ela acaba sempre por ser ultrapassada. Sucede que quando a temperatura é ultrapassada em aprox. 3º, o sistema começa a debitar durante algum tempo ar frio, e volta novamente o cheiro a mofo. Também me parece que por vezes, quando a máquina faz uma pausa para stand-by, interrompe o ar quente e lá vem o ar fresco com cheiro a mofo!
Muitas vezes já tenho optado por ter o ar condicionado desligado até resolver o problema, pois temos crianças e bebés e tenho receio que faça mal aos pulmões e seja propício ao desenvolvimento de asma ou outras doenças.
O equipamento (ar concionado e condutas) tem um ano, o que acho muito estranho já ter este tipo de problemas. Os técninos que instalaram foram indicados pela mistubishi, mas infelizmente parece-me que não têm grandes conhecimentos. Fizeram uma limpeza aos filtros (que não estavam muito sujos), e disseram-me que talvez por ter funcionado muito no verão (a frio), pode ter gerado alguma condensação mas que irá acabar por desaparecer. Duvido que seja assim tão simples, o problema provavelmente tem outras origens que convém detetar e solucionar urgentemente!
Em principio irei procurar uma empresa alternativa, mas agradecia a V/ opinião no caso de terem sugestões para este problema.
Falei com um ténico que faz manutenção ao ar condicionado da empresa onde trabalho, e sugeriu burrifar as serpentivas com um spray "AC 3" e limpar no fim com água tépida. Também sugeriu ver o estado de limpeza das condutas. Não sei se a longo prazo a limpeza das serpentinas reduz o tempo de vida do aparelho, nem sei se será o aconselhável para este problema.
Uma coisa sei: o equipamento tem muito pouco tempo e estranho que já tenha problemas com cheiros no sistema!
Agradeço a V/ ajuda.
Cumprimentos,
Ricardo Cunha
Bom dia, caro Ricardo Cunha,
O cheiro a mofo que descreve pode ser proveniente de humidade que permanece nas condutas ou na máquina após o funcionamento em frio, originado por condensações ou poderá ser proveniente do exterior caso o seu sistema de condutas possua renovação de ar através de recolha de ar do exterior.
Este tipo de questões deverá ser respondido pelo próprio instalador (creio que já o tentou sem sucesso) ou pela própria marca.
Caso nos indique o modelo exato das suas unidades, tentaremos entrar em contacto com a marca para que eles próprios respondam a esta questão.
Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal.
Bom dia,
Agradecendo desde já a V/ ajuda, remeto os detalhes do equipamento instalado:
- 1 Inverter MXZ-5D102VA
- 1 Cassete SEZ-KD71VAQ
- 1 Cassete SEZ-KD50VAQ
- 2 Cassete SEZ-KD25VAQ
O sistema tem opção de introdução de ar novo (regulável), contudo já coloquei na posição fechado e o problema permanece. Tendo apenas um ano, não me parece que o problema possa ser das condutas. O estranho mesmo é por vezes estar horas a funcionar sem qualquer "cheiro", ou seja, é muito irregular o problema.
Vou tentar pedir para analisarem se o escoamento da água dos condesados está a ser efetuado sem problemas.
Entretanto tenho acompanhado o site da Mistubishi para lhes colocar a questão, contudo o mesmo já se encontra em manutenção à vários meses...
Obrigado,
Ricardo Cunha