- Investimentos
- Fundos
- O que é um ETF e como investir

Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.
O que é um ETF e como investir
Há um mês - 27 de maio de 2022
Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.
Globalmente há milhares de ETF comercializados em bolsa. O principal argumento para quem quer investir em ETF, é que ao seguir os índices, os ETF conseguem apresentar custos inferiores (mas considere ainda os custos de corretagem) e limitam-se ao risco de mercado. Os ETF estão presentes nas nossas recomendações para investir em fundos, em quase todas as categorias. Em alguns mercados emergentes, são a forma mais adequada de o pequeno investidor aceder a essas bolsas e nelas investir de forma diversificada. É por exemplo, o caso do mercado de ações da África do Sul que em Portugal só está disponível para o pequeno aforrador através de ETF.
O que é um ETF?
Um ETF é um veículo de investimento que oferece uma exposição diversificada a um ou vários mercados. Pode investir em ações, obrigações, commodities, moedas ou numa mistura de ativos. Ao comprar unidades de participação, os investidores adquirem indiretamente uma pequena parte dos ativos detidos pelo ETF e proporcional ao valor do montante aplicado.Um ETF é um fundo de investimento em todos os aspetos... exceto num e que está refletido no seu próprio nome: ETF - Exchange Traded Fund, fundo negociado em bolsa. Pode comprar “partes” de um ETF como compra ações de uma empresa. Também pode fazê-lo quando quiser. Enquanto as ordens para comprar ou vender um fundo tradicional só são processadas uma vez por dia, as transações de ETF podem ocorrer sempre que a bolsa estiver aberta. Pode comprar, por exemplo, um ETF de manhã e vendê-lo à tarde.
Apesar desta facilidade, não deve cair na tentação de fazer “negócios” a curto prazo. Ou seja, não especule sobre as oscilações das bolsas. Tal como os fundos tradicionais, os ETF devem servir para investir a longo prazo e de forma diversificada. Não se exponha apenas a um mercado de ações ou obrigações.
Como investir em ETF?
Para transacionar ETF terá de abrir conta num banco ou corretora que disponibilize o acesso a estes produtos. A maioria dos ETF são negociados na Euronext Paris, Euronext Amesterdão, Londres Frankfurt e Nova Iorque. Mas como se trata de um segmento específico nem sempre estão disponíveis para os pequenos investidores. Em teoria, todos os ETF poderão ser adquiridos através do seu banco, mas os custos de transação poderão ser elevados.As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler este conteúdo exclusivo Já é membro? Por favor inicie sessão