- Investimentos
- Fundos
- Tudo sobre fundos de investimento
- Como avaliar uma carteira de fundos?
Como avaliar uma carteira de fundos?
Há 9 meses - 27 de agosto de 2021Para simplificar a sua tarefa, a Proteste Investe propõe vários tipos de carteiras, nomeadamente três estratégias de investimento a longo prazo através da diversificação em fundos e ETF. Pode seguir estas estratégias subscrevendo os fundos Optimize Seleção que replicam as nossas carteiras para 3 perfis de risco: versão defensiva, equilibrada (base) e agressiva.
No entanto, poderá querer construir a sua própria carteira de fundos ou avaliar alguma proposta feita pelo seu banco.
Embora cada carteira seja um caso diferente é possível aplicar um conjunto de regras simples para ter uma boa ideia se a carteira está bem estruturada.
A qualidade de uma carteira de fundos dependerá bastante de três grandes fatores: potencial da política de investimento, relação entre os mercados e qualidade de gestão. Partindo de um conjunto de fundos, escolhidos por si ou propostos pelo banco, verifique se…
Têm um só alvo
A política de investimento dos vários fundos da carteira é idêntica. Isto é ,aplicam num só setor, num mesmo “tema” ou numa única região/país. Mas essa opção é dirigida para um alvo de investimento com potencial (mercado, tema, setor)?
Se a resposta for afirmativa, a carteira pode ser uma boa opção para dedicar uma pequena parte das suas poupanças. Pequena porque é interessante mas não diversificada.
Além disso, pode ser preferível subscrever apenas um fundo/ETF mais bem gerido do que ter uma míni carteira com vários fundos. Repartir por 3 ou 4 produtos medianos será uma diversificação ilusória.
Visam a diversificação
A seleção de fundos aplica em diferentes mercados e visa dar uma boa diversificação. Então, é preciso verificar se os mercados são interessantes?
As políticas de investimento não se sobrepõem? Por exemplo, misturar fundos de ações globais com ações norte-americanas ou fundos de obrigações com multiativos (mistos) não é uma forma de diversificação eficaz. Opções redundantes apenas dispersam, o que não é diversificar. Nesses casos, a proposta de carteira em causa não estará totalmente bem concebida.
As carteiras recomendadas pela Proteste Investe assentam em categorias distintas entre si, nos mercados mais atrativos e/ou que contribuam para um nível de risco adequado.
Qualidade
Na carteira que tem em mente, os fundos selecionados têm apresentado uma boa gestão face aos concorrentes diretos? Embora a seleção dos mercados seja determinante também é importante que os fundos sejam bem geridos. Desse modo retirará mais proveito da valorização do mercado.
Consulte o comparador para confirmar se estão entre os mais bem avaliados da sua categoria. A nossa avaliação também tem em conta os custos (TER).
No entanto, lembre-se: fundos bem geridos dedicados a mercados pouco atrativos não são uma boa opção.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.