CONTA POUPANÇA LIVRE
É uma conta à ordem, mas paga juros a 0,72% líquidos se respeitar uma de duas condições. Caso contrário, a taxa é de 0,18%.
Depósito à ordem no Banco CTT, sem montante mínimo, nem prazo. Tem rendimento à taxa base de 0,18% líquida ou 0,72%, caso seja cumprida uma de duas condições (ver adiante).
-
A remuneração incidirá sobre o saldo apurado no final de cada dia, apenas sendo remunerado o montante do saldo de valor inferior ou igual a 10 mil euros. Montantes acima deste valor não serão remunerados.
-
Os juros são pagos trimestralmente, por crédito na conta à ordem associada, no primeiro dia de janeiro, abril, julho e outubro de cada ano ou no momento de encerramento da Conta Poupança Livre.
Para beneficiar da taxa de remuneração máxima (0,72% líquida) tem que cumprir uma das seguintes condições:
-
domiciliação de rendimentos na conta à ordem, de montante igual ou superior a 250 euros por mês;
-
detenção de três ou mais autorizações de débito direto de entidades distintas na conta à ordem para pagamento de despesas domésticas, tais como água, eletricidade ou TV.
Caso o cliente não cumpra com pelo menos uma destas duas condições, aplica-se a taxa de remuneração base, que é 0,18% líquida. As condições de atribuição da taxa máxima serão verificadas mensalmente pelo banco.
Enquanto conta à ordem é interessante, pois existe rendimento até 0,72%. Como conta para aplicar as suas poupanças, o rendimento fica bastante abaixo das melhores ofertas do mercado (1,3% líquida), como pode ver no comparador. Além disso, apenas são remunerados montantes até 10 mil euros.
DEPÓSITO POUPANÇA ESPECIAL (6 MESES)
Depósito a 180 dias no Banco CTT, para montantes entre 25 000 e 200 000 euros. Não permite reforços.
-
Paga juros à taxa líquida de 0,72%, no vencimento, por crédito do respetivo valor na à ordem associada.
-
São permitidas mobilizações antecipadas, totais ou parciais, a qualquer momento, com penalização total de juros vincendos e não pagos sobre o montante mobilizado.
Nas mobilizações antecipadas parciais o valor remanescente de capital não poderá ser inferior ao mínimo exigido para constituição do depósito.
Apesar de ser uma taxa superior à média do mercado, é igual à inflação prevista para este ano pelo Banco de Portugal. Ou seja, em termos reais, não terá ganhos. Para estes montantes e este prazo, as taxas do mercado atingem os 1,3%.
DEPÓSITO A PRAZO BANCO CTT (até 12 meses)
Depósito tradicional para prazos entre um a doze meses, no Banco CTT. O montante mínimo de constituição é de 100 euros. Não são permitidos reforços.
-
São permitidas mobilizações antecipadas, totais ou parciais, a qualquer momento e implicam a penalização total de juros corridos sobre o capital mobilizado. Nas mobilizações parciais o valor remanescente não pode ser inferior ao mínimo exigido para constituição do depósito.
Não aplique as suas poupanças em depósitos com taxas abaixo da inflação prevista (0,7%), caso contrário, as suas poupanças irão perder valor real. Por isso, não recomendamos este depósito. Procure sempre as melhores taxas do mercado com a ajuda do comparador.