Depósitos a prazo: taxas estabilizam
Há 18 contas com remuneração igual ou superior à inflação esperada para 2026
Há 18 contas com remuneração igual ou superior à inflação esperada para 2026
A taxa de juro média bruta dos novos depósitos a prazo em Portugal manteve se inalterada em setembro (1,34), interrompendo o ciclo de quedas consecutivas desde janeiro de 2024.
Apesar da recente estabilização, Portugal caiu uma posição no ranking da zona euro, uma vez que a remuneração dos depósitos bancários continua abaixo da média europeia, fixada em 1,78 por cento. Isso não parece demover os portugueses de continuar a aplicar as poupanças nestes produtos.
Segundo o Banco de Portugal, no final de setembro de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 197,1 mil milhões de euros, mais 193 milhões de euros do que em agosto.
Ainda que a esmagadora oferta de depósitos bancários apresente taxas líquidas abaixo da inflação estimada para o próximo ano (1,8%), há 18 contas que proporcionam taxas líquidas iguais ou acima de 1,8 por cento.
Por outras palavras, se pretende um rendimento real positivo das suas poupanças, terá de procurar as melhores taxas do mercado, de preferência acima da inflação.
Afinal, abrir conta numa instituição não é assim tão complicado, e é sabido que, por não precisarem de liquidez, os maiores bancos oferecem remunerações mais baixas.
A três meses, a oferta mais generosa continua a ser do Banco BiG (3% brutos). Todavia, destina se apenas a novos clientes. Findo o prazo, não conseguirá renovar a uma taxa tão atrativa. O Haitong Bank, que acabámos de adicionar à nossa base, apresenta a segunda melhor proposta.
No prazo de seis meses, a taxa mais alta do mercado é também proporcionada pelo Haitong Bank e pelo Banco BAI Europa, neste caso, aos subscritores da DECO PROteste Investe – 2,7% brutos, ou seja, 1,9% líquidos, superando a inflação prevista para o próximo ano.
No prazo de 12 meses, este protocol permite usufruir de 2,4% brutos (1,7% líquidos), a mesma taxa oferecida pelo Haitong Bank. De salientar que, neste banco chinês, os depósitos não podem ser mobilizados antes do final do prazo. O mesmo acontece no BAI Europa, mas apenas nas contas a 6 meses.
Se optar pela parceria DECO PROteste com esta instituição, não se esqueça de referir ao seu gestor de conta que pretende ter acesso aos depósitos negociados pela DECO PROteste. Em qualquer um dos depósitos, o montante mínimo é de 2500 euros.
O Haitong Bank exige este mesmo montante mínimo para os depósitos a 2 anos, destacando se como o segundo banco com a taxa mais elevada do mercado – 2,3% brutos – logo após o Bison Bank. Seja qual for o banco que escolher, não aplique mais de 100 mil euros por titular da conta, de forma a estar sempre ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos.
Siga as recomendações da DECO PROteste Investe e consulte com frequência o comparador de depósitos.