No nosso comparador de depósitos encontra centenas de depósitos e o objetivo desta ferramenta é ajudá-lo, de forma simples, a encontrar o depósito mais rentável, mas também escolher um banco com boa qualidade porque a segurança é particularmente importante quando se trata de poupanças de uma vida.
Basta colocar o montante que pretende aplicar, escolher o prazo da aplicação (em meses ou anos) e se já está reformado (pois, nesse caso, poderão ser tidas em conta as contas-poupança reformado).
Poderá também salvar o seu perfil e, numa pesquisa posterior já não tem de escrever esses dados. Bastam estes dados para efetuar uma simulação e é-lhe apresentada a Escolha Acertada, mas poderá ver também os restantes depósitos para o cenário definido.
Dos critérios financeiros à satisfação
Um dos aspetos diferenciadores do nosso comparador é apresentar um indicador de qualidade que aparece junto a cada um dos depósitos.
Esse indicador, calculado anualmente, varia entre 0 e 100 e resulta de uma ponderação entre a satisfação dos clientes, medida através de inquéritos anuais da DECO PROTESTE, e de três critérios de solvabilidade financeira do banco: o rating atribuído por entidades internacionais, quando existe; e dois rácios de liquidez – o rácio de transformação e o Common Equity Tier 1.
O rácio de transformação, mede a relação entre créditos concedidos sobre depósitos captados e definimos que deve ser inferior a 130%. O rácio Commom Equity Tier 1 estabelece um nível mínimo de capital que as instituições devem ter em função dos requisitos de fundos próprios decorrentes dos riscos associados à sua atividade, apurado através do quociente entre o conjunto de fundos próprios designado de “core” e as posições ponderadas em função do seu risco, e deverá ser sempre igual ou superior a 10%.
No caso do rating, nem todos os bancos têm este indicador; nessa situação, o indicador de qualidade é baseado nos outros dois critérios de solvabilidade e o de satisfação do cliente. Mas, um mau rating condiciona logo o conselho sobre esse banco.
Por último, este indicador de qualidade é também afetado pelo nível de satisfação dos clientes desses bancos e que responderam ao nosso inquérito. Este inquérito de satisfação relativamente aos bancos, que fazemos anualmente, resulta numa classificação que varia entre 1 e 10.
No quadro 1, imediatamente abaixo, apresentamos a satisfação com os depósitos bancários, que resultou do inquérito efetuado já em 2025.
Alguns bancos não constam nesse quadro, isto porque, apesar de fazerem parte da nossa base, não registaram respostas suficientes para que estatisticamente sejam relevantes na análise. É o caso do Banco BAI Europa, Banco BNI Europa, Banco Carregosa, Banco Atlântico Europa, Banco Finantia, Bison Bank e o Banco Português de Gestão.
Já os bancos que apresentam melhores níveis de satisfação são o Open Bank (8,9), ActivoBank (8,8) e EuroBIC (8,3), seguido do Banco BiG e Banco Invest (ambos com 7,9).
No extremo oposto, a Caixa Geral de Depósitos é o que apresenta o nível de satisfação mais baixo (6,6), seguido do Santander Totta (6,7) e de Abanca e Novobanco (6,8) e do Banco Montepio (6,9).
Relembramos que se trata do nível de satisfação com os depósitos bancários. De um modo geral, os pequenos bancos online apresentam maiores níveis de satisfação e as grandes instituições os menores níveis, até porque nestes bancos as taxas são, em geral, mais baixas, como já referimos.
SATISFAÇÃO DOS DEPÓSITOS | |
---|---|
Open Bank | 8.9 |
ActivoBank | 8.8 |
EuroBic | 8.3 |
Banco BIG | 7.9 |
Banco Invest | 7.9 |
Bankinter | 7.8 |
Best Bank | 7.8 |
Crédito Agrícola | 7.5 |
Banco CTT | 7.3 |
BBVA | 7.3 |
Millennium BCP | 7.2 |
Banco BPI | 7.1 |
Banco Montepio | 6.9 |
Novo Banco | 6.8 |
Abanca | 6.8 |
Santander Totta | 6.7 |
Caixa Geral de Depósitos | 6.6 |
Muito boa (maior ou igual a 7,5). Boa (inferior a 7,5 e acima de 6,5, inclusivé). Média (inferior a 6,5 e acima de 50, inclusivé). |
Banco BiG com a melhor qualidade
É através de uma ponderação de todos estes critérios, em percentagens estabelecidas por nós, que resulta o nosso indicador de qualidade.
Na nossa escala, consideramos os bancos com BOA QUALIDADE (acima de 65), QUALIDADE MÉDIA (entre 65 e 50) e MÁ QUALIDADE (abaixo de 50).
Mas, como pode ver no quadro 2, imediatamente abaixo, apesar das diferenças, todos os bancos apresentam BOA QUALIDADE, sendo o Banco BiG o que mais se destaca no indicador de qualidade (93).
Os níveis de exigência do Banco Portugal a que assistimos nos últimos anos e a melhoria do rating nos maiores bancos contribuíram para este cenário. No Indicador de Qualidade, os bancos maiores são favorecidos por terem melhorado os ratings, o que indica uma melhoria do nível de segurança.
Assim, no comparador de depósitos, se optar por ordenar pelo indicador de qualidade vão aparecer nos primeiros lugares bancos com um rendimento muito baixo, nomeadamente as grandes instituições. Nosso conselho: como todos os bancos apresentam boa qualidade, recomendamos que se guie pelo rendimento!
INDICADOR DE QUALIDADE | |
---|---|
Banco BIG | 93 |
Crédito Agrícola | 91 |
Millennium bcp | 90 |
Caixa Geral de Depósitos | 88 |
Banco BPI | 86 |
Novo Banco | 86 |
Banco Montepio | 81 |
ActivoBank | 80 |
Santander Totta | 79 |
EuroBIC | 78 |
Bankinter | 77 |
Banco Invest | 77 |
Open Bank | 77 |
Best Bank | 77 |
Abanca | 76 |
Banco BAI Europa | 75 |
Banco BNI Europa | 75 |
Banco CTT | 75 |
Finantia | 75 |
Banco Carregosa | 75 |
Privado Atlantico Europa | 75 |
Bison Bank | 75 |
Banco Português de Gestão | 75 |
BBVA | 70 |
BOA >65. MÉDIA <65. MÁ <50. |
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