- Poupanças
- Depósitos e contas poupança
- Saída do Barclays: consequências para os clientes em Portugal
Saída do Barclays: consequências para os clientes em Portugal
Há 6 anos - 13 de outubro de 2015Quem é o Bankinter?
O Bankinter é o sétimo maior banco espanhol. É supervisionado pelo Banco de Espanha e membro do Fondo de Garantía de Depósitos, o esquema de proteção espanhol. Até agora, operava quase exclusivamente em Espanha mas, no seguimento do acordo com o Barclays Bank, irá proceder à abertura de uma sucursal em Portugal.
Quando tenho que tomar uma decisão?
A venda efetiva do negócio bancário do Barclays ao Bankinter só deve concluir-se no primeiro trimestre de 2016. Mas, caso queira opor-se, o cliente tem dois prazos a respeitar. Até 27 de novembro de 2015, pode comunicar que se opõe às alterações contratuais necessárias à transferência dos seus produtos e contas, que fica assim inviabilizada. Mas, se deixar passar este prazo, pode ainda opor-se à transferência dos produtos e contas (além dos dados pessoais) até 27 de dezembro de 2015.
E se eu não quiser tornar-me cliente Bankinter?
A alteração não é obrigatória: o Barclays Bank vai manter serviços limitados em Portugal e compromete-se a prestar o apoio necessário para transferir os seus produtos e contratos para outro intermediário financeiro. Mas fará pouco sentido manter-se como cliente Barclays. Se não quiser passar para o Bankinter, use as nossas ferramentas para encontrar o melhor prestador de serviços financeiros, com base nos produtos e serviços que utiliza.
Esta transição vai ter custos para mim?
O cliente é alheio a esta alteração, e como tal não deve ser penalizado de nenhuma forma. O Barclays Bank, na comunicação aos seus clientes, assegura que não terá qualquer impacto para estes. Ainda assim, esteja atento a comissões que possam surgir de forma indireta, como por exemplo, custos por substituir cartões ou cheques.
E no futuro, podem vir a cobrar-me comissões ou despesas superiores aos valores atuais?
Como referimos, esta alteração não poderá originar alterações contratuais sem o consentimento do cliente. Contudo, comissões e serviços que não estão contratualmente estabelecidos, como as comissões de manutenção de conta, podem ser modificados por uma alteração ao preçário da instituição financeira. Dado que o Bankinter não está ainda presente em Portugal, não podemos estabelecer uma comparação com o atual preçário do Barclays Bank. Esteja atento a informação sobre novo preçário após se concretizar a venda ao Bankinter, e utilize as nossas ferramentas para comparar os custos com o mercado.
Quem garante os meus depósitos à ordem e a prazo?
Até agora, os depósitos no Barclays Bank estavam garantidos pelo esquema de proteção equivalente ao Fundo de Garantia de Depósitos português, no valor de 85 000 libras (aproximadamente 115 065 euros, à cotação atual) por cliente. De acordo com a informação divulgada, o Bankinter tenciona abrir uma sucursal em Portugal. Assim sendo, os clientes ficarão ao abrigo do esquema de proteção espanhol, no valor de 100 000 euros, um valor idêntico ao nacional.
Tenho um seguro Barclays Vida. Esta mudança afeta-me?
Sim. O negócio de seguros de vida foi também vendido ao Bankinter Seguros de Vida, mas os contratos em curso manter-se-ão em vigor. O Barclays comprometeu-se a, futuramente, prestar informação adicional aos titulares de apólices de seguros de vida.
Tenho um cartão Barclaycard. Esta mudança afeta-me?
Não. Ao contrário dos cartões de créditos marca Barclays, os cartões Barclaycard não foram incluídos no negócio entre o Barclays e o Bankinter, e manter-se-ão autónomos, sem impacto para os clientes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.