Estruturado na forma de obrigação
Obrigações emitidas pelo Barclays Bank, em comercialização no Best Bank até 17 de junho. Vencem a 27 de dezembro de 2027, ou seja, o prazo é de 3 anos e 6 meses. O montante mínimo exigido para subscrever é de 1000 euros.
O capital está garantido apenas na maturidade. Se precisar do capital durante o prazo, terá de vender em bolsa e sujeitar-se ao preço de mercado se existir comprador e o capital não está garantido. Além disso, está sujeito ao risco de crédito do emitente.
3 opções de rendimento, consoante a evolução da Euribor a 3 meses
Trimestralmente é pago um cupão, que varia em função da Euribor a 3 meses, segundo estas três opções:
- Se a Euribor 3 meses for igual ou inferior a 2%, a taxa do cupão é 2%.
- Se a Euribor a 3 meses for superior a 2% e inferior a 3,75%, o cupão é igual à Euribor a 3 meses observada.
- Se a Euribor 3 meses for igual ou superior a 3,75%, a taxa bruta do cupão é precisamente 3,75%.
Assim, o cupão trimestral varia entre 2% e 3,75%, em termos brutos (TANB). O primeiro pagamento de juros é a 20 de setembro de 2024.
Conselho
Prefira os depósitos! Os produtos indexados a taxas de juro de referência são mais interessantes em períodos de subida das taxas, o que não acontece atualmente. A Euribor a 3 meses tem estado a descer, ainda que subtilmente, nos últimos meses. Maiores descidas deverão ocorrer a partir de junho, pois está previsto o primeiro corte na taxa do BCE. A Euribor a 3 meses atual ronda os 3,8%, mas na data de pagamento do primeiro cupão prevemos que já esteja abaixo dos 3,75%, pelo que o cupão deverá corresponder à taxa Euribor em vigor.
Quanto aos cupões seguintes, tudo dependerá da evolução da Euribor a 3 meses e dos cortes na taxa de referência do BCE. Supondo que a Euribor a 3 meses desce 0,2% a cada 3 meses, nos próximos anos, obteria uma TAEL de 1,7% a 3 anos e meio. A descida da Euribor não beneficia o rendimento desta obrigação, mas também não beneficia, por exemplo, os Certificados de Aforro, cuja taxa base (atualmente de 2,5%) varia em função da Euribor a 3 meses. Supondo o mesmo quadro de hipóteses (Euribor a descer 0,2% ao trimestre), com a série F dos Certificados de Aforro, e contando com o prémio de permanência, obteria uma TAEL de 1,6% para o mesmo prazo.
Se optar pelos melhores depósitos, consegue 2,2% líquidos ao ano no Banco BAI Europa a 3 anos e 2,1% líquidos no BNI Europa (a 3 ou 4 anos) e este último banco dispõe até de um depósito com pagamento de juros mensais a essa mesma taxa.
Consulte o comparador de depósitos.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.