A Trade Republic é uma corretora onde pode investir em ações e ETF com custos de transação muito competitivos. Na verdade, até conseguiu o título de Escolha Acertada no nosso último estudo das melhores corretoras para investir na bolsa.
Além desse serviço, esta corretora alemã paga 3,75% de juros brutos anuais (pagos mensalmente) sobre o saldo não investido na conta dos clientes. O pagamento do juro é adicionado ao saldo que servirá de base para o mês seguinte, ou seja, um mecanismo de juro composto.
Qual é a proteção?
Estes fundos (saldo não investido noutros produtos, na conta Trade Republic) estão legalmente protegidos até 100 mil euros por investidor. São mantidos numa conta fiduciária coletiva num dos bancos parceiros. Atualmente, são o Deutsche Bank, J.P. Morgan, Citibank e o HSBC. O Deutsche Bank e o J.P. Morgan SE estão sujeitos à supervisão pelo Banco Federal Alemão e pela Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (BaFin). O Citibank Europe plc e o HSBC Continental Europe S.A. são supervisionados pelo Banco Central da Irlanda.
Apesar da proteção ser aplicável até 100 mil euros, o juro incide, no máximo sobre 50 mil.
Deve colocar o seu dinheiro?
Não há dúvida que o juro é muito atrativo, especialmente quando comparado com o que oferecem os bancos portugueses em condições semelhantes.
No entanto, quanto a nós, este produto não é equiparável a um depósito a prazo domiciliado em Portugal e, portanto, não o vamos adicionar ao nosso comparador de depósitos a prazo.
Desde logo, porque caso seja necessário acionar o fundo de garantia de depósitos terá de contactar as autoridades alemãs ou irlandesas. Além disso, a Trade Republic não tem presença física em Portugal e o único apoio ao cliente que existe é online.
Assim, escolha esta opção apenas se considerar que estes inconvenientes não são relevantes para si.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.