Análise

Quais os melhores ETFs do S&P 500 para investir?

melhores etfs para investir do índice S&P 500

No comparador da DECO PROteste Investe encontra mais de 60 ETF que estão, de alguma forma relacionados com o índice S&P 500

Publicado em: 26 agosto 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

melhores etfs para investir do índice S&P 500

No comparador da DECO PROteste Investe encontra mais de 60 ETF que estão, de alguma forma relacionados com o índice S&P 500

Saiba o que é o índice S&P 500 e conheça os seus melhores ETFs acumulativos e distributivos para investir. Aproveite também para comparar ETFs.

 

O que é o S&P 500?

O índice S&P 500 propriamente dito, que inclui, por vezes, a designação “core”, abrange 500 grandes empresas cotadas dos EUA.

Quais os melhores ETFs para investir do S&P 500?

ETFs acumulativos

Para beneficiar da evolução deste índice e com capitalização de ganhos (modalidade que é a mais adequada fiscalmente a longo prazo), os 2 melhores ETF de acumulação são atualmente o Amundi S&P 500 II Acc (LU1135865084) e o Invesco S&P 500 Acc (IE00B3YCGJ38). 

ETFs distributivos

Se quer um produto que distribua rendimentos periodicamente, o destaque vai para o ETF Amundi S&P 500 II EUR Dist (LU0496786574). 

Se estes ETF não estiverem disponíveis na sua corretora, existem produtos idênticos de outras gestoras com níveis de avaliação praticamente iguais e que também são boas opções.

Como comparar ETFs com a DECO PROteste?

Consulte todos os ETF disponíveis no nosso comparador e contacte-nos se tiver dúvidas. 

O índice S&P 500 é sustentável? 

Com uma avaliação ligeiramente acima dos anteriores encontra o ETF UBS S&P 500 ESG A Acc (IE00BHXMHL11). Este produto usa critérios ESG (ambientais, sociais e de governance) para filtrar o índice S&P 500. Assim, exclui as empresas menos bem comportadas à luz do ESG e investe apenas em cerca de 320 empresas do total das 500 do índice.

A boa avaliação deste ETF significa que a utilização desse critério ESG tem contribuído para obter melhores resultados. É um dos poucos ETF do S&P 500 no artigo 8.º da SFDR (diretiva europeia da sustentabilidade). Este ETF é, por isso, também uma boa opção para investir em empresas dos EUA. 

Subconjuntos 

Há ainda ETF com outras abordagens ao índice S&P 500, nomeadamente, value, growth, qualidade, dividendos e volatilidade. Trata-se de subconjuntos do índice, centrados em empresas com determinadas características. 

Por exemplo, o índice S&P 500 Growth privilegia as empresas dos EUA que se destacam por se esperar um elevado ritmo de crescimento dos resultados (ex.: tecnológicas).

Perante os efeitos da pandemia (digitalização mais rápida) e da Inteligência Artificial (“fenómeno” ChatGPT) é um enviesamento do índice que coloca estes ETF à frente em termos de rentabilidade (mas com mais risco). 

Já a estratégia S&P 500 Value, que se centra em empresas mais “maduras”, tem gerado um desempenho menos bom. 

De momento, não encontramos vantagens evidentes destes tipos de investimento mais enviesado no S&P 500. Com efeito, se prefere uma estratégia mais growth (e mais arriscada) deverá optar por um ETF sobre o índice Nasdaq 100. 

Leia também:

7 dicas para escolher os melhores fundos e ETF

Quais são os melhores ETFs para investir?

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.