5 ETF para investir nos EUA apesar das tarifas de Trump

A bolsa americana mantém-se suportada por empresas dinâmicas e os ETF de ações norte-americanas permanecem recomendáveis
A bolsa americana mantém-se suportada por empresas dinâmicas e os ETF de ações norte-americanas permanecem recomendáveis
Perante as tarifas de Trump e a incerteza em torno da Reserva Federal, ainda faz sentido investir nos Estados Unidos?
Sim. Apesar da conjuntura menos favorável e do impacto nas trocas internacionais, a bolsa americana mantém-se suportada por empresas dinâmicas e nos setores mais promissores. Os ETF de ações norte-americanas permanecem recomendáveis como opção de investimento.
As tarifas de Trump impactaram as trocas internacionais. Depois de um forte aumento dos fluxos no primeiro trimestre para antecipar a tributação alfandegária, o comércio internacional abrandou nos últimos meses. Resta saber qual a dimensão e como será a nova realidade.
No entanto, estas perturbações já fragilizaram a economia americana. Medido de semestre para semestre, para compensar a volatilidade das importações, o crescimento do PIB recuou de 1,4% no primeiro semestre de 2024 para 0,6% no mesmo período de 2025.
O mercado de trabalho também está a ser penalizado. Excluindo o efeito covid, os últimos meses registam o nível mais baixo de criação de emprego desde 2010. A taxa de desemprego permanece baixa, mas apenas devido à redução da população ativa e à política migratória mais rígida. Nos últimos seis meses, estima-se que cerca de dois milhões de estrangeiros abandonaram o mercado de trabalho americano.
Pior que as tarifas propriamente ditas, tem sido a incerteza. Os acordos alcançados pelos EUA com o Japão, União Europeia e outros países não eliminaram o “nevoeiro”. Persistem litígios e com a China há apenas uma trégua.
Além disso, Trump usa a política comercial como arma política. Como exemplo, aumentou as tarifas do Brasil devido ao processo judicial contra Bolsonaro, seu aliado ideológico. Também a Índia foi visada alegadamente por comprar petróleo barato à Rússia.
Outro efeito visível é a inflação. A taxa subiu para 2,9% em agosto, contra 2,3% em abril, e poderá não recuar. Na prática, muitas empresas vão transferir, pelo menos parcialmente, o impacto das tarifas nos preços finais para os consumidores. É um cenário que levaria a Reserva Federal a ser mais prudente na política monetária.
Aqui reside um outro ponto de confronto para Trump. O Presidente acusa o Presidente da Fed, Jerome Powell, de não estimular a economia. A Casa Branca quer taxas diretoras mais baixas para acelerar a atividade económica e financiar de forma mais barata o crescente défice público.
Até agora, Powell resistiu às pressões, mas o cenário pode mudar. Trump está a alterar gradualmente a composição do Comité de Política Monetária de forma a ter uma maioria de membros que lhe seja favorável. Isto é, que defenda cortes agressivos nos juros e de um dólar fraco. A redução da taxa diretora esperada este mês não será suficiente para agradar ao Presidente Trump.
Apesar das incertezas e do ataque à independência da Fed, os investidores permanecem confiantes:
– A guerra comercial penaliza a economia americana, mas o impacto é menor do que nas grandes economias exportadoras. Neste cenário, a bolsa de Nova Iorque, onde se encontram os gigantes tecnológicos, mantém-se atrativa;
– No mercado obrigacionista, as tensões resultantes da inflação e do desequilíbrio das finanças públicas não são exclusivas dos EUA, mas comuns às economias desenvolvidas. Por falta de alternativas, os títulos do Tesouro continuam a ser considerados seguros e procurados pelos investidores;
– Por fim, a depreciação do dólar também não gera grandes preocupações. Aliás, favorece as empresas exportadoras americanas e aumenta o valor em dólares dos lucros obtidos no estrangeiro.
Mantemos a recomendação de investimento para os ETF e fundos de ações norte-americanas. Pode incluir igualmente obrigações denominadas em dólares se pretender reduzir o risco global da sua carteira.
SPDR S&P 500 Leaders UCITS ETF Acc
Amundi S&P 500 II UCITS ETF Acc
iShares MSCI USA Screened UCITS ETF USD A
Invesco S&P 500 UCITS ETF Acc
Franklin S&P 500 Paris Aligned Climate UCITS ETF