Alguns dos ETF mais procurados na Degiro são iShares MSCI World, Vanguard FTSE All-World (Acc), Vanguard FTSE All-World (Dis) e Vanguard S&P 500 Dis.
Analisamos cada um destes ETF mais em detalhe.
iShares Core MSCI World UCITS ETF (Acc)
iShares Core MSCI World UCITS ETF (Acc)
Código ISIN: IE00B4L5Y983
12,4%: rentabilidade média anual nos últimos 5 anos
Categoria: Ações Globais
Avaliação DECO PROteste Investe: 93 (0 a 100)
Trata-se de um ETF dedicado ao mercado acionista global. Permite exposição às principais bolsas dos mercados desenvolvidos.
Como já demonstrámos, este tipo de ETF é uma boa forma de implementar uma estratégia a longo prazo de buy & hold (comprar e manter). O mercado de ações global propiciou cerca de 9,3% em média por ano nos últimos vinte anos. Nos últimos cinco anos, o desempenho foi ainda mais favorável com 13% ao ano, sendo que o ETF ficou muito perto desta fasquia (tem custos).
A desvantagem é que não pode escolher a repartição que deseja dos diferentes mercados de ações. Esse papel é determinado pela composição do índice subjacente ao ETF.
O iShares Core MSCI World UCITS ETF Acc é uma boa opção para seguir esta estratégia passiva, estando entre os mais bem avaliados da categoria com 93 pontos.
Diversificado por mais de 1400 ações diferentes, a repartição geográfica da carteira reflete o peso atual de cada mercado no total, sendo, por isso, muito centrado nos Estados Unidos (cerca de 68%). Não inclui mercados emergentes.
Consulte o comparador para saber quais são os ETF idênticos ou ainda mais bem classificados.
Vanguard FTSE All-World
É um ETF procurado nas suas duas versões. A única diferença entre elas é a distribuição (ou não) dos rendimentos.
Vanguard FTSE All-World UCITS ETF Acc
Código ISIN: IE00BK5BQT80
Classe de acumulação
Categoria: Ações Globais
Vanguard FTSE All-World UCITS ETF Dis
Código ISIN: IE00B3RBWM25
Classe de distribuição
Categoria: Ações Globais
11,3%: Rentabilidade média anual nos últimos 5 anos
Avaliação DECO PROteste Investe: 92 (0 a 100)
É igualmente um ETF dedicado ao mercado acionista global. Permite exposição às principais bolsas dos mercados, mas além das bolsas desenvolvidas inclui ações de países emergentes.
No entanto, essa característica não o torna muito diferente de outros ETF globais. Embora diversificado por mais de 3600 ações diferentes, a repartição geográfica da carteira permanece centrada nos Estados Unidos (cerca de 58%). A China pode ser a segunda maior economia mundial, mas pesa pouco mais de 2% na carteira do ETF tal como a Índia.
Não pode escolher a repartição que deseja dos diferentes mercados de ações, mas ficará com uma pequena exposição aos mercados emergentes. Nos últimos anos, algumas destas bolsas estiveram menos dinâmicas do que a dos EUA, mas o impacto no desempenho do ETF foi marginal.
Em termos de avaliação, o Vanguard FTSE All-World UCITS ETF está igualmente entre os mais bem avaliados da categoria com 92 pontos e é uma opção válida para implementar uma estratégia mais passiva a longo prazo de buy & hold (comprar e manter). A pequena aposta emergente poderá até vir a ser compensadora se a China recuperar como se antecipa.
Por fim, aconselhamos que prefira o Vanguard FTSE All-World UCITS ETF Acc cuja política de capitalização dos rendimentos é mais eficiente fiscalmente para quem aposta a longo prazo.
Vanguard S&P 500 UCITS ETF USD Dis
Vanguard S&P 500 UCITS ETF USD Dis
Código ISIN: IE00B3XXRP09
14,9%: rentabilidade média anual nos últimos 5 anos
Avaliação DECO PROteste Investe: 93 (0 a 100)
Categoria: Ações dos Estados Unidos
O ETF Vanguard S&P 500 copia a performance do emblemático índice de ações norte-americanas, o S&P 500. Nos últimos cinco anos, ganhou 14,9% ao ano em média.
À luz do indicador Proteste Investe, que sintetiza várias variáveis (resultados, risco, custos, ajuste ao mercado), o Vanguard S&P 500 obtém 93 pontos e a classificação de “Excelente”.
O mesmo ETF existe na versão de capitalização dos rendimentos, em vez de distribuição. Esta versão com Vanguard S&P 500 (IE00BFMXXD54) é mais eficiente em termos fiscais (a tributação só ocorre no resgate) e, por isso, mais atrativa para quem deseja investir a longo prazo.
O Vanguard S&P 500 é uma boa opção para aplicar em ações dos EUA, um dos mercados com maior peso nas nossas carteiras. Encontra produtos com classificações superiores nesta categoria, mas copiam sobretudo o índice Nasdaq 100. Este tem uma componente mais elevada do setor tecnológico, a qual nos últimos anos registou um desempenho excecional. Porém, o nível de risco é superior.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.