21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
António
Ribeiro
Analista financeiro
António
Ribeiro
Analista financeiro
Os depósitos a prazo continuam a ser o produto favorito dos portugueses para aplicar as poupanças, apesar do cenário desolador das taxas de juro. Os maiores bancos chegam a oferecer rendimento de 0% em vários prazos. Os melhores depósitos a prazo a 12 meses não vão além dos 0,7% líquidos. Constata-se também que há montantes significativos a “vegetar” em depósitos à ordem.
Ter muito dinheiro à disposição ou num depósito a prazo, mesmo nos melhores depósitos a prazo, não é, contudo, a melhor estratégia de investimento. A médio e longo prazo, o dinheiro irá minguar, e as suas poupanças perderão valor. Para que os montantes aplicados em depósitos não se depreciem, e proporcionem ganhos reais, é necessário que a taxa de juro do depósito seja superior à da inflação.
Recomendamos que aplique apenas o montante necessário para manter o seu fundo de emergência. Se, ainda assim, quiser optar por depósitos a prazo, pode tirar partido dos chamados super depósitos, contas especiais para captar novos clientes ou novos montantes. Em regra, são os melhores depósitos a prazo do mercado, ainda que para prazos curtos. Certifique-se, contudo, de que as comissões de manutenção da conta não lhe retiram o parco rendimento oferecido.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler o artigo completo Já é membro? Por favor inicie sessão
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever