Análise

MSCI World vs. MSCI All Country World: qual o melhor ETF?

Publicado em:  12 abril 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Para quem se está a iniciar no mundo dos investimentos, apostar num ETF global pode ser uma boa opção. Veja as nossas recomendações.

Para os investidores que procuram uma forma simples de possuir uma carteira diversificada de ações, nada melhor do que comprar um ETF global. É uma opção que temos recomendado em várias das nossas análises por ser potencialmente muito rentável e bastante adequada para quem se está a iniciar nos investimentos

Os produtos mais populares seguem o conhecido índice MSCI World ou o seu “primo” MSCI All Country World Index (ACWI).

Ambos incluem a designação World (Mundo), mas ambos remetem para um conceito diferente do que se pode pensar à partida quando se pensa no conceito geográfico de “mundo”.

As carteiras estão concentradas nos mercados acionistas desenvolvidos e em Wall Street em particular. A título de exemplo, no quadro apresentamos a composição do ETF HSBC MSCI World (IE00B4X9L533) e do ETF iShares MSCI ACWI (IE00B6R52259), sendo que ambos têm indicadores de avaliação, à luz do nosso modelo, acima de 90 pontos (escala de 0 a 100).

Comparação dos ETF

COMPARAÇÃO DOS   ETF / ÍNDICES
ETF HSBC MSCI World ETF   iShares MSCI ACWI
Número de ações 1394 1711
 Mercados incluídos  Peso na composição em %  Peso na composição em %
EUA 68,40% 61,70%
Japão 6,20% 5,60%
Reino Unido 4,00% 3,70%
França 2,90% 2,60%
Canadá 3,20% 2,90%
China 0% 2,30%
Índia 0% 1,80%
Resto do mundo 15,30% 19,70%

Como se constata, as bolsas norte-americanas são hegemónicas nos dois ETF. A principal diferença é que os ETF sobre o MSCI ACWI incluem mais empresas e uma pequena porção dedicada a mercados emergentes como a China e a Índia.

Contudo, por estes últimos serem emergentes, o seu peso é muito mais limitado no índice e não reflete a sua dimensão real em termos económicos e mesmo das respetivas bolsas. Em suma, o termo "Mundo" no índice MSCI World é algo relativo.

Conselho

Na prática, e no que diz respeito às características e potencial de valorização dos ETF, a diferença entre os produtos que seguem o MSCI World ou o MSCI ACWI é diminuta. As carteiras são muito semelhantes em termos de ponderações geográficas e setoriais.

Ambos são boas opções de investimentos para quem está a começar a investir, pois um único produto permite uma exposição diversificada  pelos vários mercados de ações a nível mundial.

Porém a oferta não está, naturalmente, limitada a ETF sobre estes dois índices. Há outras opções que, consoante as suas motivações, podem também ser interessantes, incluindo declinações do MSCI World (ESG, SRI, Momentum, Quality, etc.).

Consulte o comparador de fundos e ETF para ver os ETF globais mais bem avaliados.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.