Tal como o ouro, outros metais preciosos combinam um papel de investimento com uma utilização industrial. No entanto, esta última vertente é mais importante, o que justifica a disparidade dos desempenhos em comparação com o ouro e faz com que as suas cotações também sejam muito mais voláteis (mais arriscadas).
Como pode ver na nossa análise, o ressurgimento do ouro está centrado na atuação dos bancos centrais, pelo que a euforia não se propagou a outros metais preciosos.
Dependência da indústria
A prata é usada na eletrónica, para os fios, cabos e ligações elétricas, devido à sua alta condutividade. Na área da saúde, é utilizada em instrumentos médicos, graças às suas propriedades antibacterianas. Além disso, a prata é usada na joalharia e na indústria fotográfica, em filmes. Também é empregue na cunhagem de moedas e na produção de espelhos e vidros.
Tanto a platina quanto o paládio têm também inúmeras aplicações na indústria, nomeadamente em catalisadores para automóveis, indústria química e eletrónica (resistência à corrosão e alta condutividade elétrica), mas igualmente na joalharia e em equipamentos médicos (biocompatibilidade). Também são utilizados como componentes para as células de combustível, importantes para a transição energética.
Perspetivas
A prata é que está mais bem posicionada para beneficiar de um alastramento do interesse dos investidores porque, logo a seguir ao ouro, tem um histórico papel mais importante como ativo de refúgio. Pode investir num ETF da prata (silver). No seu conjunto, ouro e prata, a exposição a estes produtos não deve exceder 5% da carteira. Para a platina e o paládio, depois das fortes correções dos preços dos últimos meses, pode haver alguma recuperação.
O forte aumento dos custos das empresas de mineração (e a queda dos preços) irá forçar a uma redução da oferta destes metais. Por seu turno, a procura poderá aumentar devido à expansão do mercado do hidrogénio. (utilização da platina em tecnologias para veículos movidos a células de combustível). Por seu turno, o valor do paládio beneficiará da interrupção das vendas por parte de Moscovo.
Do lado da procura, a queda de preços do ano passado irá reforçar a procura de veículos híbridos, onde o paládio é utilizado para catalisadores. Apesar destas perspetivas, a transição energética enfrenta um número crescente de obstáculos, sobretudo nos EUA havendo a hipótese de uma reeleição de Trump, pelo que o dinamismo da procura é bastante incerto. Qualquer aposta na recuperação do valor da platina ou do paládio é altamente especulativa e arriscada.
ETF de metais preciosos
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.