Notícias

Ouro bate novo recorde

Publicado em:  29 maio 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

A cotação da onça de ouro aproximou-se da fasquia dos 2500 dólares, um novo recorde histórico.

A ascensão do ouro tem assentado essencialmente na estratégia de vários bancos centrais que querem diminuir a exposição ao dólar norte-americano. Deste modo, liderados pela China, continuam a comprar ouro para diversificar as suas reservas. Depois de 1000 toneladas em 2023, compraram mais 290 toneladas no primeiro trimestre deste ano.

Há igualmente dois outros fatores que favorecem o ouro. A perspetiva de cortes nas taxas de juro nos Estados Unidos e na Europa está a reavivar o interesse pelo ouro. Assim, diminuirá o diferencial para o metal dourado, que não gera rendimentos ao invés das obrigações que têm sempre inerente uma remuneração ou juro.

Também a guerra na Ucrânia, as tensões comerciais entre os EUA e a China e o conflito no Médio Oriente potenciam a apetência pelo ouro. Porém, estes dois fatores são, de momento, menos convincentes. A Fed tem adiado o corte dos juros e os vários conflitos já não são novidade.

Por fim, também há um fator menos ortodoxo. Há notícias que alguns investidores estão a “comprar a moda” do ouro em barras, à medida que os preços sobem, puxando ainda mais para cima a cotação do ouro. No Reddit (célebre pelas meme stocks), há orgulhosos compradores de ouro que costumam “postar” os seus tesouros. A Costco, um dos maiores supermercados dos EUA, começou a vender barras de ouro online em agosto de 2023 e moedas de prata em janeiro último.

Veja os nossos conselhos sobre como investir em ouro como diversificação, bem como o potencial de outros metais preciosos que têm valorizado na esteira do metal dourado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.