- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Saiba mais sobre Mercados e Moedas
- Alertas de fraude
- Investidor perde 75 mil euros em burla com bitcoins
Investidor perde 75 mil euros em burla com bitcoins
Há 3 anos - 24 de abril de 2019
Muitos sites sob os quais recaem suspeitas de burla estão concebidos de forma irrepreensível.
Eurico, de 69 anos, procurava um investimento em bitcoins que desse um bom retorno. Pesquisou, na Internet, e encontrou algumas plataformas de empresas que, conta-nos, lhe pareceram credíveis. Mas não o eram. Começou a investir e acabou por ser vítima de uma burla que o fez perder 75 mil euros. Quando nos contactou já pouco havia a fazer.
Burla com bom aspecto
Já lá vai o tempo em que esquemas pouco recomendáveis eram difundidos pela internet denunciando-se de forma descarada em cada linha de má tradução.
Muitos sites sob os quais recaem suspeitas de burla estão concebidos de forma irrepreensível, convidando a investimentos aparentemente sérios e escudando-se em alegadas parcerias absolutamente credíveis com instituições de renome, como a Visa, a Mastercard ou até o Multibanco português.
E se desconfianças restassem, não faltam as dinâmicas páginas no Facebook, vídeos no YouTube e informações legais bem visíveis na homepage.
O primeiro site que Eurico encontrou a propor o investimento em bitcoins foi o da empresa Marketscube. O registo inicial implicava o pagamento de 250 euros. Eurico cumpriu as instruções. Foi contactado nos minutos seguintes. A conversa foi esclarecedora o suficiente para que investisse 5 mil euros.
No contacto seguinte, dias depois, ficou a saber que o investimento em bitcoins não dera frutos. Pelo contrário. O dinheiro estava perdido, mas o interlocutor garantiu-lhe que se voltasse a investir mais 5 mil euros, certamente iria recuperar tudo e até obter lucro. Eurico rejeitou a proposta.
Burla com voz amiga
Para que o investidor não pense que ninguém dá a cara por estes negócios, os contactos são quase sempre telefónicos. Não há rosto visível é verdade, mas há uma voz e um acompanhamento dedicado, sempre com o mesmo interlocutor – seguindo o modelo do gestor bancário ou do corretor – e com chamadas diárias. O envolvimento emocional intensifica-se. A confiança também.
“Eu ficava apenas a ver” O prejuízo de Eurico não o demoveu do objetivo inicial. Continuou a pesquisar e encontrou a MarkeTrading, outra plataforma com apresentação digna e promessa de bons lucros.
Do lado de lá, Chelsea Hamilton passou a conduzir os investimentos do português. Em cada sessão, Eurico acionava o botão virtual que dava à gestora o controlo do ecrã e era ela quem fazia todas as transferências. “Eu ficava apenas a ver o movimento do rato do computador no meu ecrã. Ela ia movimentando o dinheiro de um lado para o outro. Tirava da minha conta bancária e passava-o para a plataforma. Até que fiquei sem nada nessa conta.”
Por esta altura, o engenheiro perdera já 75 mil euros. A conta-corrente de Eurico na plataforma de transações da MarkeTrading apresentava um saldo de 10 999,73 euros, que quis resgatar. Ao telefone, a gestora pedia-lhe tranquilidade, que tudo seria recuperado com novos investimentos. Ainda assim, Eurico enviou um e-mail à empresa a pedir o resgate do seu dinheiro. O pedido continua “pendente” até hoje.
A PROTESTE INVESTE também tentou contactar a MarkeTrading. Perguntámos por que razão estava Eurico impedido de resgatar os seus quase 11 mil euros. Recebemos uma resposta automática com um contacto telefónico. Do outro lado da linha, nunca atenderam as nossas chamadas.
Burla com bitcoins: como evitar
Reinvestir para recuperar perdas não é uma estratégia inteiramente absurda. Mas, dado o contexto opaco do negócio, não há dúvida de que Eurico deveria ter ligado o “desconfiómetro” mais cedo. Mas a pressão para investir já, para aproveitar uma oportunidade única, prestes a expirar, tende a ultrapassar a prudência.
Na época, ainda não tinha sido emitido nenhum alerta por parte das autoridades supervisoras europeias sobre a MarkeTrading. Hoje, já existe um alerta do supervisor inglês, que tarda em ser replicado pelos restantes congéneres do velho continente.
Mas o site da MarkeTrading continua online, a aliciar potenciais investidores à procura de boas rentabilidades. Alguns pedem a nossa opinião antes de investirem. Outros, como Eurico, procuram-nos tarde demais.
Depois de Eurico nos ter contado como perdeu milhares de euros na internet, recomendámos-lhe que apresentasse queixa nas autoridades policiais, nomeadamente na Polícia Judiciária (telefone 211 967 000). Só esta tem capacidade para seguir as pistas dadas pelas vítimas e, eventualmente, desmantelar esquemas fraudulentos que circulam no mundo virtual.
Não sendo impossível, haverá poucas esperanças de recuperar o dinheiro perdido. O melhor é mesmo adotar alguns cuidados antes de tomar a decisão de investir.
Considere estes 5 sinais de alerta de fraude financeira antes de investir em qualquer produto e lembre-se: não há fórmulas milagrosas para enriquecer.
Texto de Ana Santos Gomes
Dossiê técnico: André Gouveia
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.